Ares é o nome do Deus grego da antiguidade. 

Este Deus da Guerra serviria de base para diferentes interpretações da sua pessoa não apenas no mundo das comics, mas também no do cinema, da literatura e dos jogos de vídeo. 

Não seria de estranhar que a DC Comics (na altura National Comics) decidisse criar a sua própria versão da personagem. 

Ares surgiu nas páginas de Wonder Woman #1 (Vol 1), corria o ano de 1942. 

Criado por Charles Moulton, o Deus da Guerra mudaria o seu nome bem cedo, passando a atender pela nomenclatura da sua congénere romana, Mars. 

Assim seria durante a totalidade do período Pré-Crisis. 

Ares ou Mars faz parte do panteão dos Deuses Olimpianos e, ao contrário da maioria dos seus companheiros, vive para a vilania.



 


O seu grande desejo passa por ver o mundo preso em eterno conflito. 

Como seria de se esperar, a sua grande oposição dentro do Olimpo seria a sua amada Aphrodite, que desejava precisamente o contrário. 

Com isto em mente não é de todo de se estranhar que a maior das criações de Aphrodite, as Amazonas, fossem também as maiores adversárias de Ares. 

Com o intuito de quebrar o espírito das guerreiras, Ares usou Hércules contra elas. 

O resultado foi o exílio na Paradise Island e uma Hyppolyta violentada (Wonder Woman #1, Vol 2, de 1987). 

Com o seu plano a resultar na perfeição e sem a oposição das Amazonas, Ares pôde continuar a espalhar as sementes da discórdia e do conflito pelo globo, sendo o responsável no universo DC pelo começo da Segunda Guerra Mundial.


 


Nessa altura, no entanto, Ares encontraria a oposição da campeã amazona conhecida como Wonder Woman, que o igualava em força e determinação. 

No período da Pré-Crisis, Ares iria colidir inúmeras vezes não apenas com a Diana da Earth-1, mas também com a sua contra parte mais velha da Earth-2. 

Para o auxiliar nesses conflitos, Ares contava com quatro poderosos generais, nomeadamente: o Duke of Deception, o Lord of Conquest, o Earl of Greed e o General of Destruction. 

Para além destes serventes, Ares tinha ainda o apoio dos seus filhos Phobos, Deimos e Eris no combate a Diana, bem como alianças temporárias com Hades. 

Como base de operações, esta versão inicial de Ares usava o planeta Marte, servindo-se da população local (não relacionada com os White ou Green Martians) como soldados. 

Para além disso, Ares tinha ainda uma base oculta na Terra, situada por baixo do Monte Olimpo.


 


Com o advento da Crisis on Infinite Earths e a criação da New Earth, o passado de Ares, assim como o seu aspecto físico serão alterados.

Mars será apresentado como personagem separada, um mero avatar do Deus grego e um integrante dos Gods of Rome.

Ambas as personagens vão chegar mesmo a enfrentar-se durante o épico de 1991, War of the Gods.

De salientar que esta seria uma das poucas vezes em que veríamos Ares auxiliar Diana, uma vez que também ele se opunha a Circe, a grande vilã dessa mini-série.

Ares, outrora apresentado como um guerreiro envergando um armadura gladiatorial laranja e empunhando normalmente um escudo longo e um machado de guerra, irá ser apresentado pelo desenhador George Pérez como uma figura bastante mais sinistra aquando da reformulação da Wonder Woman em 1987. 

Com rosto coberto e olhos vermelhos, Ares passa a usar uma armadura azul escuro e a envergar uma espada. 

A sua aparência coloca-o mais perto de algo que esperaríamos ver de um governante dos infernos. 

A sua personalidade e os seus objectivos a mantêm-se intactos, mas o seu poder aumenta exponencialmente. 

Ares, que ganharia o seu próprio reino na ilha de Aeropagus, assumiria o controlo do Underworld, após depor Hades.


 


Como parte dos seus planos na Terra, Ares possui o corpo de Ari Buchanan, assumindo a liderança de um grupo de criminosos e concedendo-lhes armas avançadas. 

Todavia, os seus planos seriam frustrados pela Wonder Woman. 

Durante o seu período como humano, Ares esteve casado com a feiticeira Circe, tendo com esta uma filha chamada Lyta (Wonder Woman #84, Vol 2, de 1994). 

Ares, que temporariamente assumiu o título de God of Conflict estabeleceria uma forte ligação (quase paternal) com a jovem semi-deusa Cassie Sandsmark. 

Esta filha de Zeus, que se tornaria na segunda Wonder Girl nas páginas de Wonder Woman #111 (Vol 2, de 1996), teria um poderoso e destrutivo lasso que lhe seria oferecido por Ares.


 


Num dos futuros alternativos do Universo DC, Cassie assumiria o manto de Wonder Woman, após a morte de Diana, e agiria como campeã de Ares (Teen Titans #17, Vol 3, de 2004). 

Unindo esforços com a Cheetah, o Professor T.O.Morrow, o feiticeiro Félix Faust e a cientista Doctor Poison, Ares irá criar a derradeira arma para derrotar a Wonder Woman.

Genocide, criada a partir do corpo morto de uma versão alternativa de Diana, será apresentada em Wonder Woman #26 (Vol 3, de 2009), deixando um rastro de destruição, destroçando parte da JLA e ferindo gravemente a Wonder Woman. 

Eventualmente, Diana conseguirá derrotar a maior criação de Ares, incapacitando-a e atirando-a para as profundezas do Atlântico.


 


Após ter ordenado um  novo ataque à Paradise Island, Ares veria a sua cabeça ser cortada a meio por Diana, cansada da constante ameaça que o Deus da Guerra representava.

Mesmo morto, o seu espírito iria atormentar Diana e as amazonas nos períodos finais da Post-Crisis. 

Ares manipularia Alkyone, a antiga líder da guarda real das amazonas, e tentaria usá-la para convocar o demónio Cottus (Wonder Woman #39, Vol 3, de 2010), com o intuito de matar Diana. 

Felizmente, a Wonder Woman venceria o monstro e Ares veria o seu espírito ser banido por Zeus. 

Com o advento de Flashpoint, Ares veria a sua aparência e desta feita também a sua personalidade drasticamente alteradas. 

Ruivo e enorme, Ares serviria como mentor de uma jovem Wonder Woman, antes da sua partida para o mundo do patriarcado. 

Ares seria um aliado na batalha contra o First Born e uma das vítimas desse conflito.


 


Apresentado igualmente como um velho comum e com uma forte tendência para a bebida, Ares veria a sua posição ser ocupada por Diana, aquando da sua morte (às mãos da amazona). 

A figura Post-Crisis de Ares (tornada ainda mais popular pelo jogo Injustice) fez um comeback com o recente Rebirth, que pretende restaurar a New Earth à continuidade da Post-Crisis, pelo que Ares surge, uma vez mais, como um temível adversário para a heróica Wonder Woman.