O homem que se tornaria no Thinkerer, Phineas Mason, foi uma das criações de Stan Lee e Steve Ditko, fazendo a sua estreia na segunda aventura publicada nas páginas de Amazing Spider-Man #2 (Vol 1), em 1963. 

O terceiro vilão com o qual Spidey se iria deparar no início da sua carreira, Phineas foi contratado por Quentin Beck, o futuro Mysterio, para simular um ataque alienígena e com isso conseguir roubar segredos governamentais.

Spider-Man vai frustrar os planos do idoso inventor, que no entanto conseguirá escapar à captura. 

Mais que um mero vilão, Phineas estabeleceu-se como um dos maiores fabricantes e fornecedores de armas do universo Marvel. 

Muitos foram os vilões que beneficiaram dos seus serviços, nomeadamente Big Wheel, Jack O'Lantern, Scorpion, Blizzard e Grizzly, entre outros. 

Entre os grandes patronos do Tinkerer estão vilões como o Kingpin, Loki ou Lucia Von Bardas.


 


Contudo, nem sempre o Tinkerer se depararia com clientes satisfeitos. 

Em New Mutants #86 (Vol 1, de 1990), Phineas vai-se ver forçado a ajudar o Vulture a libertar o perigoso Nitro, durante a saga Acts of Vengeance. 

Isto para servir de compensação pelo facto de Phineas ter criado uma réplica das asas de Adrian Toomes (Vulture), a pedido de Loki (algo que Toomes não apreciou).

Com um ódio feroz à comunidade heróica, que considerava irresponsável, Phineas normalmente abstém-se de entrar em confronto directo com os ditos heróis (devido à sua idade avançada), usando andróides e outros robots não humanóides para fazer o serviço, como é o caso do Spider-Mobile (Amazing Spider-Man #160, Vol 1, de 1976) ou do Toy (Peter Parker- The Spectacular Spider-Man #53, Vol 1, de 1985), que criou para usar como assistente na sua oficina.


 


No entanto, de longe a longe, o Tinkerer tem cooperado com os heróis, auxiliando o seu inimigo de longa data, Spider-Man, contra o instável e homicida Killer Shrike, nas páginas de Amazing Spider-Man #310 (Vol 1, de 1988) e os Fantastic Four durante a Civil War de 2006. 

O vilão esteve durante algum tempo condicionado a uma cadeira de rodas, vítima de um ataque do Punisher, mas eventualmente recuperaria o uso total das pernas.

Para além do já mencionado Toy, o Tinkerer teve um outro assistente robótico na figura de um Doombot chamado Vincent Doonan (Unbelievable Gweenpool #6, Vol 1, de 2016).


 


O Tinkerer é ainda pai do agente especial Rick Mason, que operava como mercenário e que fez a sua primeira aparição nas páginas de Marvel Graphic Novel #57 (Vol 1, de 1989). 

Apesar de não ser um homem particularmente violento, Phineas acidentalmente matou a mulher do herói sobrenatural conhecido como The Judge, em Deadline #1, corria o ano de 2002. 

O Tinkerer só por uma vez esteve preso. 

Foi durante a Civil War de 2006. 

Curiosamente, foi uma prisão feita sem justa causa.

No universo Marvel existe ainda mais um Tinkerer, sendo que este é alienígena (um Skrull) e surgiu recentemente nas páginas de Nova #12 (Vol 5, de 2014).



Leituras Obrigatórias:

Amazing Spider-Man #2 (Vol 1), de 1963 - Esta é a primeira aparição de Phineas, bem como o seu primeiro confronto com um Spider-Man bastante jovem.

Amazing Spider-Man #160 (Vol 1), de 1976 - Tinkerer regressa e com o mais louco dos planos. O velho inventor modifica o à muito abandonado Spider-Mobile e usa-o como arma contra Spider-Man.

Peter Parker, The Spectacular Spider-Man (Vol 1), de 1981 - A última aparição do estimado assistente de Phineas, Toy.
 
Amazing Spider-Man #310 (Vol 1), de 1988 - Pela primeira vez, vemos o Tinkerer do lado dos anjos. O vilão auxilia o Spider-Man na batalha contra o Killer Shrike.