A figura do Cavaleiro é uma constante quando pensámos em jogos de aventura e em rpgs épicos. 

Seja na figura de protagonista ou vilão, os Cavaleiros são normalmente apresentados (ou não!) como forças a ter em conta no campo de batalha. 

Vamos lá dar uma vista de olhos por alguns dos dez melhores cavaleiros e cavaleiras que o mundo dos jogos de vídeo têm para nos oferecer, começando por aqueles que ficaram de fora deste TOP. 

Boa leitura!





Menções Honrosas:


 



Titania

A segunda comandante dos Greil Mercenaries é a única da nossa lista a ostentar, como arma de ataque, um machado. 

Para além disso, é também a única a usar um cavalo para se movimentar no campo de batalha. 

Um verdadeiro tanque, esta guerreira ruiva fez a sua estreia em Path of Radiance (2005). 

Uma cavaleira forte e extremamente útil, sobretudo na primeira metade dos dois jogos nos quais entra.  









Sir Tongara de Pepperouchau III

Claramente inspirado na história do Quebra-Nozes, Sir Tongara (a.k.a Pepper) é um brinquedo que ganhou vida graças à voz mágica da fada Chelsea. 

Um cavaleiro apaixonado e também bastante desastrado, Tongara surgiu num dos jogos de lançamento (Clockwork Knight) da Sega Saturn, em 1995.









Adelbert Steiner

Líder dos Pluto Knights, o capitão Adelbert protege com afinco a princesa Garnet. 

Com uma mente pouco aberta e facilmente irritável, Adelbert é não só uma das personagens jogáveis de Final Fantasy IX (2000), mas também o comic relief do mesmo. 

Dono de uma armadura de inspiração hispânica, Adelbert é detentor da espada Excalibur II. 




 




Sir Daniel

O estranho herói do popular jogo de 1998, MediEvil, Sir Daniel é um cavaleiro morto-vivo em busca de redenção. 

Daniel foi morto por uma seta disparada durante os primeiros instantes do embate com o exército do feticeiro maligno Zarok. 

Apesar disso, acreditava-se que Daniel havia morto Zarok em combate. 

Uma segunda oportunidade de tornar a mentira em realidade é dada quando Zarok regressa e ressuscita, acidentalmente, Daniel. 

Daniel não é o mais talentoso dos cavaleiros, mas certamente é dos mais caricatos.




 
10 - Shovel Knight












Um dos cavaleiros mais recentes da lista (2014), Shovel Knight é o herói do jogo com o mesmo nome. 

Bondoso e sempre disponível para ajudar, Shovel Knight tem a armadura característica de um cavaleiro, mas uma arma deveras inconvencional.  

Em vez da espada, o nosso cavaleiro azul tem uma pá, que usa para desenterrar tesouros e aniquilar adversários. 

Altamente inteligente, não há puzzle que lhe escape. 






9 - Frog



 



Glenn viu o seu mestre, Cyrus, morrer às mãos do temível Magus. 

Sendo transformado num sapo pelo vilão, o jovem escudeiro vai adquirir a espada mística, Masamune, e com ela vence o seu algoz. 

Preso na forma anfíbia, Glenn (ou Frog) juntar-se-à a Chrono e aos seus amigos na batalha temporal contra Lavos.

Frog é um dos cavaleiros mais corajosos a gracejar a nossa lista, sendo protagonista do story arc da Idade Média de Guardia, em Chrono Trigger (1995). 

Para além da sua habilidade com a espada, Glenn é capaz de manipular o elemento da água para seu proveito.





8 - Sparkster








O herói da série Rocket Knight, que começou em 1993, Sparkster é o único cavaleiro da nossa lista que tem um jetpack e que  consegue ascender aos céus como resultado disso. 

Protector do Reino de Zephyrus, Sparkster tem ainda um mecha à sua disposição e uma espada capaz de projectar rajadas de fogo. 

Entre os seus muitos inimigos, o destaque recaí em Axel Gear, um cavaleiro rival. 





7 - Meta Knight










Uma das figuras de cartaz das séries Super Smash e Kirby, o misterioso Meta Knight já fez de tudo, de herói a vilão. 

Aliado de ocasião tanto do King Dedede, como de Kirby, Meta Knight é um Star Warrior (como Kirby), capitaneia a gigantesca nave Halberd e é o líder da força de elite conhecida como os Meta-Knights. 

Capaz de voar, graças às asas de morcego nas suas costas, Meta Knight é um oponente rápido e letal, cuja primeira aparição ocorreu em 1993.





6 - Siegfried/Nightmare









Uma das quatro personagens a marcar presença em todos os jogos da série Soul Calibur (começou em Soul Blade, de 1995), Siegfried é também protagonista em muitos dos seus jogos. 

Comandante de um bando de ladrões, os Schwarzwind, Siegfried vai acidentalmente matar o seu próprio pai. 

Quebrado mentalmente, Siegfried cairá na influência de Inferno e da espada maligna Soul Edge. 

Tornado no cavaleiro demoníaco Nightmare, Siegfried surgirá na posição de vilão nos primeiros títulos da série. 

A redenção do atormentado cavaleiro começará finalmente a partir de Soul Calibur III. 

Siegfried perdeu força e resistência quando deixou de ser Nightmare, mas ganhou velocidade, pelo que continua a ser um adversário a ter em conta.





5 - Junon








A Imperatriz de Tristan é conhecida com Black Mask of Death, sendo vista como a segunda melhor guerreira de Legendra, apenas abaixo do monarca da Fandaria, Goldark. 

Com uma armadura intimidante e um temperamento de aço, Junon é ainda uma das maiores estrategas do continente e uma habilidosa manipuladora de magia, dispondo no seu arsenal da capacidade de invocar ondas de energia, bolas de fogo e, ainda mais impressionante, uma chuva de meteoros (algo acessível apenas a um par de personagens em Dragon Force).

Junon é uma das protagonista do jogo da Saturn, Dragon Force (1996).





4 - Artorias







Apelidado de Abysswalker, Artorias é uma personagem exclusiva de um dos DLCs do jogo Dark Souls. 

Outrora um valoroso cavaleiro, membro dos Four Knights of Gwyn, Artorias foi corrompido durante uma missão de salvamento. 

Impedindo que as energias negras tocassem Sif, o seu fiel companheiro lupino, Artorias tornou-se ele próprio numa das criaturas do abyss. 

O mais forte e talentoso dos Knights of Gwyn, Artorias conheceria o descanso final às mãos do Chosen Undead (o jogador). 

Para além da sua armadura ultra resistente, Artorias possui uma greatsword, a qual usa para atacar os seus adversários com extrema rapidez.





3 - Zelgius/Black Knight



 



Mais conhecido pelo nome de Black Knight, Zelgius surgiu no jogo Fire Emblem: Path (2005) como o mais poderoso dos Four Riders, a guarda de elite do Reino de Daien. 

Após a sua derrota às mãos de Ike, Zelgius regressa, agindo simultaneamente como aliado de Micaiah (na sua persona de Black Knight) e como general-mor do Império de Begnion. 

Detentor de uma força absurda, resultado do facto de ser um branded (pai laguz e mãe beorc), Zelgius é um dos maiores espadachins do continente, estando apenas pouco abaixo do heróico Ike.





2 - Cecil Harvey



 



Cecil fez a sua estreia em Final Fantasy IV, corria o ano de 1991, no papel de protagonista maior da aventura. 

Um dos melhores guerreiros do reino de Baron, Cecil tem dois lados. 

O primeiro, mais sombrio, refere-se ao seu tempo como Dark Knight, o segundo, mais alinhado com forças benevolentes,  vê Cecil ascender à posição de Paladin.

Cecil é uma personagem complexa e que percebe que a parte mais importante de ser um cavaleiro não é seguir um monarca, mas antes a sua própria consciência.





1 - Sir Arthur



 



O protagonista máximo de uma das mais populares franquias da Capcom, Arthur faz tudo para salvar a sua amada princesa Prim Prim, até mesmo fazer a mesma aventura duas vezes seguidas (Ghost'n Goblins de 1985). 

Entre os diferentes e mortíferos adversários que teve de derrotar durante as múltiplas viagens de salvamento ao Demon Realm, contam-se líderes demoníacos da craveira de Lúcifer, Hades e Astaroth.

Arthur conta com um vasto arraial de armas, ficando particularmente temível quando ostenta a sua Golden Armor. 

Mesmo desprovido de qualquer tipo de armadura, Arthur é um sobrevivente, combatendo hordas de zombies e fantasmas, apenas de cuecas.