Como já referi num post anterior (ver Grandes Momentos DC# 27), a DC apostava na ideia do Superman como sendo o único sobrevivente de Krypton, após os eventos de Crisis on Infinite Earths, pelo que já havia arranjado maneira de "fazer desaparecer" o Superboy em Legion of Super-Heroes #38 (Vol 3). 

Por esse motivo não fez grande sentido quando a editora reapresentou aos fãs a Supergirl nas páginas de Superman #16 (Vol 2), em 1988.


 


Contudo, esta Supergirl não é a prima de Kal, mas antes uma criatura protoplasmática capaz de alterar o seu aspecto físico.

Ela provinha da mesma Terra Compacta que o Superboy que Kal havia defrontado em Action Comics # 591. 

Esta Supergirl, também conhecida por Matrix, foi criada por um jovem Lex Luthor, que na Terra Compacta não era um vilão, a partir do D.N.A dos falecidos Superboy e Lana Lang.

Criada para servir como a nova protectora do planeta e ao mesmo tempo homenagear Superboy, Matrix assumiu a identidade de Supergirl, adoptando um uniforme bastante semelhante ao do seu antecessor. 


 


Todavia, e embora possuísse uma vasta panóplia de poderes à sua disposição (telecinésia, voo, super-força, resistência e metamorfose), Supergirl vai ser incapaz de parar General Zod, Quex-Ul e Faora Hu-Ul, três vilões kryptonianos que haviam escapado da Phantom Zone daquela realidade. 

Com os criminosos a devastarem grande parte do planeta, sem encontrarem grande oposição, Lex decide enviar Supergirl à New Earth para pedir auxílio a Superman.

Matrix assim o faz, encontrando Superman pela primeira vez em Superman #21 (Vol 2) e dando início à chamada "Supergirl Saga", que englobaria ainda os nrsº 444 de Adventures of Superman e 22 de Superman.

Após a breve escaramuça da praxe, Superman acompanha Supergirl à Terra Compacta, onde confronta os três perigosos vilões. 

Mesmo com a ajuda de Supergirl, Kal tem dificuldades em lidar com os vilões e não consegue impedir que estes extingam toda vida sapiente da Terra Compacta. 

Com os vilões derrotados e um mundo arruinado à sua volta, Superman toma uma decisão tanto inesperada, como difícil.

Usando a kryptonite verde deixada pelo Superboy daquele mundo, Kal executa os vilões, ignorando os pedidos desesperados dos mesmos por clemência. 

Sem nada que o prenda ali, Superman parte, levando consigo Matrix, agora a última sobrevivente da Terra Compacta.





Superman vai deixar uma bastante ferida Matrix a recuperar junto dos seus pais adoptivos e da sua amiga de infância, Lana Lang, na pacífica Smallville da New Earth.

Durante os meses que vai passar com Lana e os Kents, Matrix vai estabelecer laços de forte empatia com eles, pelo que vai levar a sério o pedido de Superman em protege-los (quando Kal parte para o espaço). 

Usando as suas habilidades transmorfas, Matrix assume a identidade de Clark Kent, partindo para Metrópolis onde vai trabalhar com Lois Lane num caso relacionado com a perigosa Intergangue. 

Contudo, uma breve exposição a uma máquina kryptoniana que Kal havia trazido para a Terra após o seu exílio espacial, o Erradicator, deixa-a baralhada ao ponto de julgar ser mesmo Clark Kent. 


 


Tentando proteger os Kents e Lana não apenas das ameaças de Luthor e da Intergangue, mas também do que considerava como sendo um "falso" Superman, Matrix esconde-os numa mina abandonada. 

Como é óbvio, Kal depressa os descobre e não tarda a  que uma luta irrompa entre os dois Supermen. 

Mesmo manifestando novos poderes (visão energética e telepatia), o Superman Matrix não é tão forte como o Superman da New Earth. 


 


Após Lana ser acidentalmente ferida durante o conflito, Matrix ameaça matar Superman.  

O seu estado de loucura é tal que vê Zod e não Kal, enquanto está a combater.

Superman responde com uma simples pergunta "Does Superman kills?", o que faz Matrix recuperar os sentidos.

 Desolada por toda a destruição que causou à sua volta e temendo perder o controle novamente, Matrix (ainda com a forma de Superman) parte e tal como Kal fizera antes, exila-se no espaço.

Seria ainda com a forma de Superman que Matrix acabaria por enfrentar o alienígena Draaga no distante planeta de Kletus-4, nas páginas de Action Comics #674, em 1992.


 


Draaga, que tem contas a ajustar com o verdadeiro Homem de Aço, facilmente derrota Matrix, no entanto, depressa se apercebe do seu erro quando esta reverte para a sua forma "original" de Supergirl.

O duo seria transportado para o Warworld, onde seria forçado a lutar novamente, com Matrix (sob controle mental) a ser a clara vencedora desta vez. 

O misterioso líder do Warworld, ao contrário do que seria de esperar, é revelado como sendo Brainiac (o qual na sua versão Post-Crisis é orgânico e tem habilidades telepáticas), em vez de Mongul.


 


Com o vilão a controlar mentalmente Matrix e Draaga, dá-se o pontapé de saída para uma das sagas mais icónicas da década de 90, "Panic in the Sky", mas isso é uma história para outro dia...