Imaginem o que seria adormecermos num mundo e acordarmos noutro totalmente diferente? 

Good Bye, Lenin parte exactamente dessa premissa. 

Esta tragicomédia de 2003 passa-se na agora esquecida RDA, mais propriamente no ano de 1989, e apresenta-nos a história de uma professora, Christiane, protagonizada pela actriz Katrin Sab, e a sua família. 

Christiane, fervorosa defensora dos ideias comunistas da União Soviética, teve que educar, sozinha, os dois filhos, Alex, interpretado por Daniel Bruhl, e Ariane, interpretada por Maria Simon, depois do seu marido a ter deixado para se refugiar na capitalista e democrática RFA, em 1979. 

Contudo, Alex não partilha dos ideais maternos e não tarda a juntar-se a uma manifestação  contra o regime. 

Será lá que Alex conhecerá a futura namorada, a enfermeira Lara, e que a vida da família (e do país) dará uma volta de 360º graus.

Alex é preso durante a dita manifestação e Christiane presencia o facto, sofrendo um violento ataque cardíaco que a deixará em coma durante meses. 

Nesse período, a RDA cai, dando-se a unificação das Alemanhas, Alex e Ariane passam a trabalhar para empresas ocidentais e o território é invadido pelo capitalismo colorido do seu antigo vizinho. 

Christiane eventualmente desperta, mas a sua saúde é ainda deveras precária. 

Alertado pelo médico para o facto de que a mãe poderia morrer se sofresse um novo ataque, Alex percebe que de modo algum ela pode descobrir o que aconteceu à RDA. 

É então que Alex, auxiliado por Ariane, Lara e muitos outros, toma para si a árdua tarefa de manter a ilusão de que a Alemanha comunista não desapareceu, mas antes que está mais viva do que nunca.  

Daniel, o actor por detrás da personagem de Alex, é, sem sombra de dúvida a alma do filme. 

Ainda que indirectamente, é através das suas acções que a mãe fica em coma. 

De igual maneira é ele que leva a extremos a tentativa desesperada de preservar um mundo em extinção, de forma a proteger a amada matriarca daquilo que certamente será um desgosto fatal.

Good Bye, Lenin é filmado inteiramente em Berlim, com a música a ser composta por Yann Tiersen. 

Original e um deleite para fãs de filmes da época final da Guerra Fria, Good Bye foi galardoado em inúmeros festivais cinematográficos, tendo sido considerado um dos 100 melhores filmes pela revista Empire, no seu top de 2010.