A guerreira amazona, Tyris Flare, fez a sua estreia no jogo Golden Axe, em 1989.

Herdeira do trono de Firewood, Tyris perdeu a sua família após um violento ataque levado a cabo pelas forças do vilão Death Adder. 

A agora orfã Tyris vai juntar-se a um grupo de Amazonas e desenvolver as suas capacidades combativas e mágicas. 

Uns anos mais tarde, aquando da invasão de Southwood Kingdom por Death Adder, Tyris vai unir-se ao anão Gilius Thunderhead e ao bárbaro Ax-Battler na luta contra o tirano.

Mesmo munido do poderoso Golden Axe, o vilão cairá aos pés do trio. 

A vingança de Tyris estava então aparentemente consumada.

Tyris reaparece, junto com os seus dois aliados, para combater uma nova ameaça na figura de Dark Guld, em Golden Axe 2, corria o ano de 1991.


 


Tyris é descrita com sendo a mais rápida, embora mais fraca das três personagens. 

Contudo, sua fraqueza física seria compensada pelo vasto arsenal mágico à sua disposição. 

A guerreira ruiva controla a magia mais destrutiva da série, a do fogo. 

Entre as suas habilidades, está a capacidade de invocar um gigantesco dragão branco para a auxiliar em combate.


 


Com a heroína inexplicavelmente loira, as aventuras do trio continuariam nas páginas de Sonic the Comic #1, de 1993. 

Continuando a partir dos eventos de Golden Axe 2, Sonic the Comic #1, vai ver o grupo defrontar o feiticeiro Blackspell até ao número 6  da revista, numa aventura intitulada de Citadel of Dead Souls. 

Nesta aventura, Tyris toma o Golden Axe após uma intensa batalha com o feiticeiro, usando-o mais tarde no duelo com um renascido Dark Guld. 


 


A última aventura de Tyris Flare na cronologia original da série teria lugar entre 1993 e 1994, também nas página de Sonic the Comic. 

No número 13, na história Plague of Serpents, os heróis deparam-se com o reino de Rockguard totalmente repleto de homens serpente, liderados pelo sacerdote Cobraxis.

Durante a batalha para restabelecer o reino anão, Tyris é ferida, passando grande parte desta sua última aventura em recuperação.


 


Curiosamente, a versão original de Tyris reapareceu recentemente durante o crossover da Archie, Worlds Unite, o qual juntou diversas propriedades intelectuais da Sega e da Capcom. 

Em Worlds Unite, Tyris  derrota Berkana, um dos Bosses em Mega Man Extreme 2.

Ainda antes disso, em 1991, no jogo da Master System, Golden Axe Warriors, Tyris faz uma aparição naquilo que seria uma reimaginação da aventura original. 

Não sendo personagem seleccionável, Tyris ajuda o jogador, aqui representado exclusivamente por Ax-Battler, ao conceder-lhe um upgrade de magia.


 


Uma versão modernizada de Tyris surgiria em 2008, com o lançamento do jogo Golden Axe: Beast Rider. 

Única sobrevivente da Axirian Sisterhood, Tyris Flare, uma vez mais, busca vingança contra Death Adder, o responsável pela morte das suas compatriotas. 

Desta feita, contudo, Tyris está sozinha na luta. 

Com Ax ausente e com Gilius no papel de mero conselheiro e auxiliar, cabe a Tyris a árdua tarefa de reunir as partes do místico Golden Axe, a única arma capaz de abater Death Adder.

A aparência de Tyris é bastante diferente da vista em 1989, com cabelo curto e face coberta por pinturas tribais.

Embora não tenha feito mais nenhuma aparição no universo dos videojogos, desde Beast Rider, o legado de Tyris manteve-se vivo através de outras personagens.


 


Milan Flare, princesa de Windwood, e uma das personagens jogáveis em Golden Axe: The Duel, de 1996, é uma das suas descendentes. 

Sara Burn, uma das protagonistas de Golden Axe 3, lançado três anos antes, embora não seja descendente, é uma clara referência visual à heroína.

Após a recente aparição nos comics da Archie, voltará Tyris a fazer sentir a sua presença num videojogo?