Esta não seria a primeira vez que Magneto estaria no centro de uma disputa entre os X-Men e os Avengers, nem seria a última. 

Com pedaços do Asteróide M, a antiga base orbital de Magneto, a caírem sobre os E.U.A e a U.R.S.S, ambos os governos decidem tomar as medidas que acham necessárias.

 Enquanto que o governo americano, apoiado pelas Nações Unidas, decide-se por levar Magneto à justiça, de forma a terminar de vez o julgamento de Paris, do outro lado da cortina de ferro o sentimento é de que Magnus deve ser julgado sim, mas por um tribunal russo, devido aos muitos crimes perpetuados pelo mutante contra o povo soviético.


 


As Nações Unidas destacam os Avengers, liderados pela Captain Marvel (Monica Rambeau) para capturar o mutante, ao passo que a União Soviética envia os Soviet Supersoldiers, liderados pelo Crimson Dynamo para fazer o mesmo. 

Entretanto, Magneto, numa tentativa de evitar que a tecnologia avançada do Asteróide M seja algum dia usada contra os seus camaradas mutantes, decide destruir o pedaço maior que caiu num lago na Kampucia, e ao mesmo tempo salvaguardar o seu velho elmo, o qual possuía um mecanismo capaz de alterar mentes humanas. 

Contudo, e antes de conseguir destruir o que resta da sua outrora base orbital, Magneto vai ser alvo de um ataque por parte dos Avengers e dos Soviet Supersoldiers. 

Apenas a rápida intervenção dos X-Men, que liderados por Storm haviam seguido Magnus, consegue salvar o dia. 


 


Os mutantes resgatam Magneto, que estava sobre o efeito de um feitiço lançado pelo Doctor Druid, um dos Avengers, deixando americanos e russos a degladiarem-se entre si. 

Os Avengers levam a melhor, com a assistência da Captain Marvel e do Doctor Druid a serem fundamentais para que Cap e Thor conseguissem levar de vencida os poderosos Crimson Dynamo e Titanium Man. 

As três equipas vão encontrar-se passado pouco tempo, a bordo de um cargueiro holandês. 

A atitude irresponsável de Dynamo, cujos disparos vão romper o casco, quase custa a vida de diversos civis inocentes, não fossem os heróis colocar as diferenças de parte e salvar a tripulação do barco. 


 


Com Dynamo a ser preso e levado de volta para a Rússia pelos seus compatriotas, os Avengers vão conseguir a custódia sobre Magneto e sobre os X-Men. 

Um novo tribunal internacional vai ser organizado, contudo estará longe de ser parcial. 

O juiz responsável, Alexander Gilbert, apresenta-se como sendo claramente xenófobo.

 A impossibilidade de ter um julgamento justo, juntamente com o massacre de uma jovem comunidade mutante em Hong Kong, vão ser o suficiente para Magneto decidir-se pelo uso do mecanismo alterador de mentes do seu elmo.

 O primeiro alvo é Gilbert, a quem retira todas as tendências anti-mutantes que este pudesse ter.


 


 O segundo é Steve Rogers, a.k.a Captain America que se manifesta, juntamente com os X-Men, contra a moralidade do plano de Magneto.

Contudo e para surpresa de Magnus, a opinião de Cap permanece inalterável, mesmo depois da manipulação mental.

 A razão é simples. 

Cap nunca teve pensamentos anti-mutantes. 

Perante isso, Magneto mais uma vez desiste, destruindo o mecanismo e rendendo-se a Rogers, mesmo a tempo da leitura da sua sentença. 


 


Com a mente de Gilbert alterada, Magnus é declarado inocente, todavia a opinião pública vira-se contra os mutantes, cada vez mais odiados.

Esta história foi trazida a nós, leitores, pela equipa artística constituída por Roger Stern, Marc Silvestri e Joe Rubinstein, surgindo nas páginas da mini-série X-Men vs Avengers (1-4), de 1987.