Este filme de 1989 é o terceiro da série Vacation e um dos melhores filmes de Natal de sempre.

 Chevy Chase regressa ao papel de Clark Griswold e, uma vez mais, faz um trabalho incrível. 

O filme começa bem, com uma intro magnificamente animada e uma música que fica no ouvido.


Segue-se a procura pela árvore de Natal perfeita. 

Outras famílias, mais convencionais, optariam por uma simples ida a um qualquer supermercado, para adquirirem a tal árvore, mas não os Griswolds. 

Clark, sempre ele, decide arrastar a sua família até à montanhas para encontrar uma árvore digna de estar na sua sala de estar, aquando da recepção dos outros familiares. 

O resultado é um pinheiro de proporções gigantescas e o primeiro sinal de que este será um Natal bastante problemático... 


 


O filme está repleto de pequenas pérolas, desde o esquilo invasor, qual Tico, qual Teco, que causa caos na casa, até ao confronto com os vizinhos, no qual Clark chega mesmo a fazer cosplay de uma popular figura do horror moderno (Jason). 

Em suma, Christmas Vacation mostra-nos um homem, Clark, que deseja dar à sua família o melhor Natal possível, mas que por este ou aquele imprevisto (o chefe egoísta que lhe nega o subsídio de Natal, o pouco entusiasmo do resto da família ou presença do seu irmão, que não é propriamente abonado em termos intelectuais), vê tal tarefa tornar-se digna de ostentar o nome de Missão Impossível.
 
Uma fantástica comédia de Natal.

Altamente aconselhada para esta consoada.