Esta série de 1987 foi uma das tentativas menos bem sucedidas, por parte da Hasbro, para tentar criar uma nova linha de brinquedos, à imagem daquilo que já havia conseguido fazer com os mais populares Transformers e G.I. Joe. 

Distribuída pela Sunbow e com a animação a estar ao encargo do estúdio japonês da TMS Entertainment, Visionaries: Knights of the Magical Light não terá mais que treze episódios, sobrevivendo apenas três meses no pequeno ecrã. 

Ainda assim, Visionaries: Knights of the Magical Light teve os seus momentos. 

Os três primeiros episódios estabelecem o molde que seria seguido pelos restantes, introduzindo também as duas forças principais da série. 


 


Do lado do bem e da justiça temos os Spectral Knights, liderados pelo nobre Leoric. 

Do lado do mal temos os Darkling Lords, chefiados pelo egocêntrico Darkstorm. 

Numa posição mais neutra surge o mago Merklynn. 

A acção passa-se no distante planeta de Prysmos, um paraíso tecnológico, até o dia em que uma devastadora explosão solar arrasou com toda a maquinaria, recambiando a sociedade para uma nova Idade das Trevas. 

De entre as pequenas cidades-estado que foram surgindo, destacam-se duas como sendo as mais fortes. 

Falo de New Valark, terra dos Spectral Knights, e de Castle Darkstorm, casa dos Darkling Lords. 


  


No primeiro episódio, intitulado "The Age of Magic Begins", um misterioso feiticeiro, de nome Merklynn, surge diante de ambas as facções, prometendo-lhes grande poder se aceitassem participar numa competição, ao estilo dos Global Gladiators, organizada por si.

 Leoric e Darkstorm, vendo isto como uma oportunidade de ouro para terminar de uma vez o conflito entre as suas nações, resolvem aceitar. 

Eis que Spectral Knights e Darkling Lords se defrontam então pelo direito de terem para si a magia de Merklynn. 

Com maior ou menor dificuldade ambos os grupos logram alcançar a câmara do mago, na qual reside o referido prémio.


  


Como prometido, Merklynn recompensa os vitoriosos dotando-lhes de Totens animais (cada cavaleiro pode assumir a forma do animal designado para si) e de Power Staffs (capazes de invocar poderosas criaturas).

 Leoric obtém o Totem do leão e o Power Staff da Wisdom, enquanto que a Darkstorm é-lhe concedido o Totem do molusco e o Power Staff do Decay. 


 


Os restantes doze cavaleiros também recebem os seus respectivos Totens, se bem que nem todos têm direito a Power Staffs, sendo esses, no entanto, bafejados com a  capacidade de operar maquinaria através de magia. 

Contudo, o poder mágico concedido pelo dúbio feiticeiro é limitado. 

Como os Green Lanterns e as suas Power Batteries na DC Comics, também os cavaleiros devem periodicamente recarregar as suas energias mágicas no poço de Merklynn. 

O episódio termina com uma trégua a ser formada entre Darkstorm e Leoric. 

Trégua essa imediatamente quebrada quando o cavaleiro Arzon, aliado de Leoric, é atacado pela malévola Virulina. 

O segundo episódio, intitulado "The Dark Hand of Treachery" continua o story arc anterior, com Arzon a ser capturado e despojado do seu Power Staff pelas forças de Darkstorm. 

Seguem-se inúmeros ataques isolados aos diferentes Spectral Knights, que culminam com um violento ataque a New Valark. 


 


Com a maior parte dos seus camaradas capturados e preocupado com o bem estar dos habitantes da sua cidade, Leoric deixa-se aprisionar. 

Com todos os Power Staffs sob o controle de Darkstorm e com os Spectral Knights derrotados, o destino parece sorrir aos Darkling Lords. 

Todavia, lutas internas, desencadeadas pelo ganacioso Reekon, e pelo violento Cravex, associadas ao carácter megalomaníaco de Darkstorm  vão permitir a fuga de Leoric e dos Spectral Knights. 

Recuperando os seus Power Staffs, os Spectral Knights decidem procurar Merklynn, tendo em vista recarregá-los e com eles abaterem os Darkling Lords. 

O mesmo pensamento passa pela mente dos vilões, pelo que no terceiro episódio, a.k.a "Quest for the Dragon's Eye", ambas as facções participam em mais uma das competições de Merklynn. 

Ambos os grupos deparam-se com outro feiticeiro, o menos poderoso Falkama, que serve de guardião para o Dragon's Eye (objecto que Merklynn necessita para revitalizar o seu poço mágico). 


 


Falkama usa a sua magia para controlar um dragão metálico, o qual acaba contudo por ser abatido pelo esforço combinado de Spectral Knights e Darkling Lords. 

No final do episódio, que encerra este primeiro story arc, o poço de Merklynn  é restaurado e os Power Staffs recarregados, com ambas as formações a regressarem às respectivas bases e a prepararem-se para futuros embates. 

Visionaries: Knights of the Magical Light é altamente inspirado pelos contos arturianos, com Leoric a servir de King Arthur e Merklynn de Merlin. 

Apesar dos inúmeros plot holes existentes nestes primeiros episódios, Visionaries: Knights of the Magical Light mantém os seus espectadores interessados através do seu humor e da curiosidade em saber os motivos por detrás das acções do feiticeiro Merklynn. 

Será que ele apenas quer ver o Mundo arder, uma vez que a concedeu a ambos os lados?