Em 1989, o Universo Marvel, mais particularmente Nova Iorque, vê-se alvo de uma gigantesca invasão demoníaca que se tornaria conhecida como Inferno. 

Servindo-se dos poderes de teleportação da New Mutant Magik, os demónios S'ym e N'astirh abrem um portal contínuo entre a sua dimensão infernal, o Limbo, e a Terra. 

Para manterem dito portal aberto em definitivo e com isso ligarem ambas as dimensões, os demónios necessitam de sacrificar crianças de grande poder...

Mutantes.

 Uma das crianças escolhidas por N'astirh é Nathan Summers, o filho de Cyclops e Madelyne Pryor. 

 


O desespero do pequeno Nathan é sentido do outro lado do Atlântico pela sua meia-irmã de uma outra realidade, Rachel Summer, também conhecida como Phoenix. 

A jovem, parte integrante dos britânicos Excalibur, quase arrasa o quartel-general da equipa em Inglaterra, antes de partir sozinha para os E.U.A.

 Shadowcat, que possui uma ligação mental com Rachel, reúne o resto do Excalibur (Meggan, Captain Britain e Nightcrawler) e encaminha-se para Nova Iorque, de encontro à sua colega. 

Contudo, a tentativa de salvamento do pequeno Nathan, por parte de Rachel, falha. 

A jovem Phoenix é derrotada por Madelyne Pryor, agora a Goblin Queen, caindo nas ruas de uma Nova Iorque totalmente modificada pelas inúmeras energias demoníacas no ar. 

Ainda grogue, Rachel é presa fácil e acaba aprisionada por um demónio dentro de um manequim de noiva, incapaz de se mexer. 

A vida não corre melhor aos seus colegas.


 

 Meggan, devido ao seu poder empático, deixa-se consumir por toda a maldade que está no ar e é convertida pelo demónio N'astirh, na Goblin Princess. 

Como Goblin Princess, Meggan captura e converte Captain Britain, atiçando-o contra Shadowcat. 

Captain Britain, alterado pela magia da Goblin Princess, persegue Shadowcat por diversos cenários, desde o deserto do Médio Oriente, a uma réplica da Mansão X, passando ainda por um salão de dança dos anos 20. 

Pryde, contudo, resiste e mais que isso, contra ataca usando a Soulsword*, uma espada capaz de quebrar qualquer feitiço. 


 

Pryde usa a Soulsword para derrotar os seus colegas possuídos, numa altura em que os poderes de ambos pareciam estar a falhar (uma consequência dos X-Men e dos X-Factor terem conseguido resgatar o jovem Nathan, derrotado os demónios e fechado o portal que ligava a Terra ao Limbo, em Uncanny X-Men #243). 

Enquanto isso, Nightcrawler, que havia sido deixado como morto pela Goblin Princess, recupera os sentidos e continua a busca pela Phoenix. 

Auxiliado por uma gárgula bastante amigável, Kurt Wagner consegue capturar o manequim demoníaco e chega mesmo a tempo de interromper o que seria um casamento extremamente forçado entre uma Phoenix paralisada e um demónio inferior de nome Crotus. 

 


Todos estes eventos tiveram lugar nos números 6 e 7 da comic Excalibur (Vol 19).



*A Soulsword pertencia originalmente a Illyana Rasputin, a.k.a Magik, dos New Mutants. 

Kitty Pryde só conseguia usar a espada se alguma coisa acontecesse a Illyana. 

A primeira vez que Pryde a usou, foi precisamente contra Darkchylde, o lado maligno de Illyana, em New Mutants #30 (Vol 1).