O icónico monstro da Toho já andou a semear o caos pelo Universo Marvel entre 1977 e 1979. 

Normalmente perseguido por um grupo de agentes da S.H.I.E.L.D liderados por Dum Dum Dugan, o Rei dos Monstros vai ter também diversos confrontos com os heróis da Marvel, entre eles os Champions, os Fantastic Four e os Avengers.


 


O Godzilla da Marvel é uma criatura muito mais animalesca do que o normal, não sendo surpresa que em Godzilla #3, o lagarto gigante ataque a ponte Golden Gate, em São Francisco.

 Numa cidade sem super-heróis, depois do regresso de Daredevil a Nova Iorque, são os Champions de Los Angeles quem responde ao pedido de ajuda. 

A equipa, liderada pela Black Widow, não está nem perto da máxima força, com a heroína russa Darkstar e o Ghost Rider (Johny Blaze) ausentes, pelo que o seu desempenho é tudo menos perfeito. 


 


É certo que Hércules conseguem derrubar o gigante, mas isso não chega para parar a criatura. 

Nem a presença massiva da S.H.I.E.L.D no local evita que Godzilla destrua a icónica ponte. 

Numa tentativa desesperada, Hércules atira um troço da ponte destroçada na direcção de Godzilla, mas falha...acertando em vez disso no Helicarrier da S.H.I.E.L.D que cai com estrondo na baía.


 

Em Godzilla #19-21, o Rei dos Monstros perde a vantagem do tamanho após Pym (a.k.a Yellow Jacket) reduzi-lo ao tamanho de um mero humano.

 A primeira família da Marvel entra em acção para tentar capturar a criatura. Thing entusiasma-se e inicia uma intensa batalha, à qual a Invisible Girl e o Human Torch rapidamente se juntam, com Dum Dum a olhar sereno. 

A luta que tem lugar num museu acaba de forma satisfatória. Thing e o Mister Fantastic conseguem derrubar o “mini” Godzilla. 

Reed acaba por usar a plataforma temporal do Dr Doom para exilar a criatura na Pré-História. 


 

Contudo, o Rei dos Monstros não tardará a regressar do Passado e alcançar Nova Iorque.

 Nas páginas de Godzilla #22, a criatura vai voltar a encontrar-se com os Fantastic Four, a S.H.I.E.L.D … e os Avengers. 

Semeando o caos na cidade, nenhum dos heróis parece ser capaz de o parar, pois ora são travados pela força bruta do monstro ou pelas suas potentes chamas atómicas. 

Curiosamente é Pym, o homem que lhe diminui o tamanho, aquele que consegue, à semelhança do que Hércules havia feito, derrubar temporariamente a criatura, ao atacar-lhe o canal auditivo juntamente com a Wasp. 


 


Todavia, Godzilla rapidamente se recompõe e retoma a luta, só não arrasando o Empire State Building graças à intervenção atempada de Thor.

 No fim, são as palavras do jovem Robert Takiguchi, o único amigo de Godzilla, que fazem o Rei dos Monstros parar e regressar ao fundo dos oceanos para nunca mais voltar.