Este vilão menor do Doctor Strange fez a sua estreia nas páginas de Strange Tales # 130, corria o ano de 1965.

 Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Kaecilius é um mero aprendiz/capanga de um feiticeiro  mais poderoso, o infame Baron Mordo. 

Na sua primeira aparição, Kaecilius auxiliou Mordo na tentativa, falhada, de raptar o Ancient One. 

Seguir-se-iam mais alguns encontros com o Doctor Strange, sempre na condição de fiel serviçal de Mordo.



 


Das doze aparições de Kaecilius no Universo Marvel, a mais significativa, e final, ocorreria na história “A Mystic Reborn”, publicada em Doctor Strange #56 (Vol 2) de 1982. 

Numa história que serviu de recap para a origem de Doctor Strange, Kaecilius é um dos vilões que ataca o feiticeiro supremo no interior do seu Sanctum Sanctorum. 

Disfarçado como Joe Crocker, um operador de câmara, Kaecilius, juntamante com Demonicus e Adria, vão conseguir entrar na casa de Strange sob o falso pretexto de estarem a filmar um documentário sobre o oculto. 

Os três vilões, curiosamente todos antigos servos de Mordo, vão tentar eliminar o feiticeiro de uma vez por todas, contudo acabam por ser atraiçoados pelo local no qual se encontram. 

Um verdadeiro labirinto, repleto de perigos místicos, o Sanctum Sanctorum vai revelar-se fatal para os vilões, quando Adria tenta usar a Purple Gem para vencer Strange. 

O tiro sai-lhes pela culatra com o trio a ser banido para a Purple Dimension. 

Enquanto que Adria iria reaparecer anos mais tarde, o mesmo não se irá suceder com Demonicus e Kaecilius, relegados para o limbo do esquecimento das comics depois dessa curta aventura em 1982.


Leitura obrigatória:


 

Doctor Strange #56 (Vol 2), de 1982 – Embora não seja a primeira ou única aparição de Kaecilius, a verdade é que esta comic de 82 surge-nos como a melhor da personagem. 

É também a primeira vez e única na qual podemos ver Kaecilius inserido num grupo com o nome pouco abonatório de Minions of Mordo. 

O pobre aprendiz nunca se viu livre da sombra do mestre.