Superman Monster é outra comic, de 1999, pertencente à linha Elseworlds da DC Comics que, como já referi anteriormente, explora realidades diferentes das da linha principal do Universo DC.

 Esta história em particular, escrita por Dan Abnett e Andy Lanning, com o desenho de Anthony Williams, retira grande parte da sua inspiração do secular conto de horror de Mary Shelley, “Frankenstein”, misturando-o com personagens como Superman, Lois Lane ou Lex Luthor.

 A história propriamente dita começa na pequena cidade de Ingolstadt, na Suíça, no ano de 1883, com um brilhante e arrogante cientista, Vicktor Luthor. 

Este verá as suas pesquisas, as quais visavam a vitória da Humanidade sobre a Morte, serem alvo de um violento escrutínio por parte dos seus pares que viam-nas como blasfemas, verdadeiros atentados a Deus e à ordem natural das coisas. 


 


Cortado do seu financiamento e ridicularizado, Luthor vê no dote da sua noiva, a bela Eloise Edge, a forma de voltar ao jogo. 

Contudo, a sua falta de tacto ao abordar a questão junto do pai de Eloise, o Burgomaster Edge, irá enfurecer este último, cortando o acesso de Luthor ao dinheiro que poderia salvar a sua pesquisa. 

Furioso Luthor irá rumar sem destino pela propriedade de Edge, quando vislumbra algo de incrível a cair dos céus. 

Uma nave diferente de tudo o que já havia visto aterra violentamente no meio da floresta e Luthor não hesita em ir ao seu encontro.


 


 Nela, Luthor depara-se com os restos mortais de um ainda infante Kal-El, bem como com uma mensagem holográfica do pai deste, Jor-El, que os identifica como sendo provenientes do planeta Krypton. 

Excitado com a sua descoberta, Luthor transporta a nave para a sua propriedade, onde guiado pelo “fantasma” holográfico de Jor-El aprende a construir uma Matriz Regeneradora*.

Luthor mergulha um corpo ,que combina os restos mortais do bebé Kal-El com os de um humano do cemitério local, na Matriz Regeneradora e finalmente consegue atingir o seu objectivo.

 Kal-El renasce. 


 


Contudo a sua aparência não é a de um homem, mas a de um bizarro monstro. 

Horrorizado, Luthor acidentalmente deita fogo ao seu próprio laboratório e só não perde a vida no incidente porque a sua “criação” o salva. 

Com Luthor desmaiado, um ainda confuso Kal ruma à cidade, onde volta a salvar vidas, desta feita a de Eloise. 

Contudo, em vez do seu acto ser celebrado, Kal é atacado e apelidado de monstro pela populaça local. 

Ainda mais confuso e cansado, Kal encontra refúgio junto à família Kant, que havia perdido um filho recentemente.


 


 Kal é adoptado pelo idoso casal, apesar da sua aparência, e é com eles que aprende a ler e a escrever, São estes que lhe baptizam com  o nome de Klaus Kant. 

Todavia, Luthor regressa à vida de Klaus.

Convencido que o seu “Super-Man” nada mais é do que um monstro e não desejando ser ligado à criatura, Luthor lidera uma multidão enfurecida até à casa dos Kant, com resultados trágicos. 

Os Kant vão morrer e Kal dominado pela angústia e raiva, decide atacar Luthor durante a cerimónia de casamento deste com Eloise, o que irá resultar na morte acidental da última. 


 


Kal acaba capturado por Luthor, graças a um fragmento de kryptonite, sendo que este último decide repetir o processo que devolveu a Kal a sua vida, em Eloise, tendo Super-Man como testemunha. 

O processo é bem sucedido, mas Kal escapa, levando a ressuscitada, e agora metade kryptoniana, Eloise consigo. 


 


Passariam-se anos e Luthor usando o que restava do seu dinheiro continuava a tentar encontrar o casal. 

A sua última pista leva-o ao Ártico, onde acaba por falecer, vítima de pneumonia. 

É nesse instante que Kal reaparece e leva o corpo do seu criador rumo aquele que será o seu descanso final...





*Este aparelho funcionava basicamente como uma máquina de ressurreição para os Kryptonianos. 

Na continuidade normal do Universo DC, o Erradicator usa-a para ressuscitar Superman após a batalha com Doomsday e a Legion of Super-Heroes serve-se dela para fazer o mesmo a Kon-El, o Superboy, durante a Saga “Legion of Three Worlds”.