Introdução:
Foi no distante ano de 2014 que respondendo a um desafio por parte de um amigo me dispus a fazer uma retrospectiva acerca do ouriço mais conhecido de todos os tempos, Sonic. Uma tarefa herculana que finalmente terminei. Nos próximos dois meses irão sair neste blog as restantes partes partes desta longa retro.
Espero que gostem. Boa leitura! 



Sonic X, a despedida do GBA e Shadow


 


Em 2003 e depois do lançamento de duas colectâneas de jogos do Sonic, Sonic Mega Collection Plus (para a PS2 e X-Box) e Sonic Mega Collection (para a GameCube), a mascote da Sega vai receber uma nova série de animação. 

Sonic X, desenvolvido pela TMS Entertainment, vai estrear no Japão, mas vai ter grande sucesso sobretudo junto do público norte-americano. Baseando-se em diferentes jogos do Sonic para criar a sua storyline, Sonic X coloca o ouriço azul na Terra, longe de Moebius, e na companhia de um jovem rapaz humano, Chris. Uma vez mais, Robotnik é o grande antagonista.


 


 Sonic X teve um total de 78 episódios, divididos por três temporadas, e serviu de inspiração para seis novels, entre 2005 e 2007, bem como para uma série de comics que duraria 40 números. Curiosamente, quatro pequenos jogos de vídeo, baseados na série, serão dados como bónus na compra de um Happy Meal, da McDonalds, entre 2003 e 2004. 

De salientar que Sonic X teve direito ainda a um jogo educativo que misturava matemática com plataformas que seria lançado entre 2005 e 2007 para a Leapster, bem como a um jogo de cartas desenvolvido pela Score Entertainment em 2005.


 


Em 2003, no Japão, e em 2004 no resto do Mundo será lançado algo diferente. A Sonic Team vai desenvolver aquela que seria a segunda tentativa da Sega em criar um Fighting Game com as personagens do Universo Sonic. 

Ao contrário do seu antecessor espiritual, Sonic The Fighters, Sonic Battle é um jogo de luta que deve mais a títulos como Power Stone e Super Smash, do que a Street Fighter e Mortal Kombat, no que ao estilo de jogo diz respeito. 

A acção deste título do GBA passasse toda numa arena 3D, sendo que é possível termos até quatro combatentes em simultâneo. As personagens selecionáveis são o que esperaríamos. Temos Sonic, Tails, Amy, Knuckles e Cream, como nos jogos Advance.


 


 Para além destes cinco são incluídos ainda Shadow, Rouge, E-102 Gamma, o pequeno Chao, sendo que estes últimos não podem ser usados no Story Mode e Emerl, uma nova personagem com Skill Copy, à la Shang Tsung ou Megaman. 

Para além do tradicional Story Mode, Sonic Battle tem ainda cinco mini-jogos, algo comum nos títulos do ouriço para o GBA. Nesse mesmo ano, mas desta vez desenvolvido pela Sonic Team, em conjunto com a Jupiter, será colocado à disposição dos consumidores, Sonic Pinball Party, novamente para o GBA.


 


 Uma vez mais estamos perante um sucessor espiritual. Pinball Party retira alguma inspiração do primeiro Sonic Pinball da Mega Drive, mas apresenta uma jogabilidade muito mais refinada, não tentando de todo misturar géneros, como o primeiro tentou fazer. 

Pinball Party tem três mesas à disposição e apenas uma personagem jogável, Sonic. As ditas mesas retiram influências temáticas de outros títulos da Sega, nomeadamente Sonic Advance, Nights e Samba de Amigo.

 Este sólido jogo de pinball irá seguir as pisadas de Sonic Advance, na medida em que é inserido em dois bundles, um precisamente com Sonic Advance e outro com Columms Crown.


 


Finalmente em 2004 vai ser lançado, desta vez mundialmente, o terceiro e último jogo Sonic da série Advance. Distribuido pela THQ na Europa, Sonic Advance 3 não agita muito a fórmula de sucesso, limitando a permitir que para além de Sonic, também Tails seja jogável de início. Neste título a aposta no trabalho em equipa vai ser muito grande, ao estilo do que já havíamos visto em Sonic Heroes.


Passados dois anos, em 2006, e como forma de comemorar os 15 anos de Sonic, será lançado para a GBA, Sonic The Hedgehog Genesis, que incluia o título original da Mega Drive, com uma pequena modificação. A introdução do Spin Dash, o movimento só disponível em Sonic 2, no jogo (em modo especial). 


 


Em 2005 e depois de inúmeras aparições quer como inimigo, quer como personagem jogável, Shadow, o ouriço negro com péssima atitude, vai ganhar o seu próprio jogo. Desenvolvido pela Sega Studio USA, Shadow The Hedgehog vai ser lançado para a PS2, X-Box e GameCube, assumindo-se como um spin-off de Adventure 2. 

Retirando inspiração de filmes como Terminator, Constantine e Underworld, Shadow The Hedgehog é um jogo de plataformas, com elementos de aventura e 3rd Person Shooter que nos coloca na pele de Shadow, enquanto este tenta saber a sua origem. 

Pela primeira vez num jogo da série, são colocadas à disposição do jogador entre outras coisas, armas de fogo, que o amnésico ouriço negro usa para eliminar a sua oposição. Isto, associado a uma temática muito mais adulta do que seria de esperar, vai fazer com que o jogo seja severamente criticado pela imprensa. Controlos imprecisos também não vão ajudar. 


 


Ainda assim, Shadow The Hedgehog revelou ter um replay value enorme, na medida em que o jogador pode completar o mesmo nível de três maneiras diferentes, Hero, Dark e Normal. Cabe ao jogador escolher se quer ser o herói ou o vilão. 

A componente Multiplayer também está presente, ao permitir a dois jogadores, ambos no controlo de Shadows com cores distintas, lutarem por anéis num modo que em muito lembra o de Sonic Battle. Shadow The Hedgehog saiu ainda na PSN, em 2013.