Mais do que um velocista, Savitar foi o primeiro ser humano a fazer uso total do poder da Speed Force. 

Criado por Mark Waid e Óscar Jimenez, Savitar (cujo nome civil não os é revelado) fez a sua estreia como vilão nas páginas de The Flash #108 (Vol 2), corria o ano de 1995. 


  


Um piloto de testes para uma nação comunista durante a época da Guerra Fria, o homem que se tornaria Savitar viu o seu avião ser atingido por aquilo que parecia ser uma violenta descarga eléctrica. 

Sobrevivendo, mas caindo atrás de linha inimigas, Savitar depressa se apercebeu que o dito acidente o havia dotado de incrível velocidade. 

Inspirando-se no Deus Hindu da velocidade, Savitar passou a dedicar a sua vida a descobrir mais acerca dos seus poderes, eventualmente descobrindo a fonte dos mesmos...a mítica Speed Force. 

Para além da já referida velocidade, Savitar obtém outras habilidades da Speed Force, entre elas, uma capacidade de regeneração extraordinária e a habilidade de criar um campo de anula inércia. 


  


A sua obsessão por ser o mais rápido vai conduzir a um inevitável confronto com os dois heróis velocistas activos na época, Max Mercury e Johnny Quick. 

A presença de Max e o conhecimento deste acerca da Speed Force vai revelar-se indispensável para que o duo sobreviva ao seu encontro com Savitar. 

No final do conflito o vilão fica perdido no timestream. 

Contudo e como seria de esperar, Savitar regressa graças aos esforços de um culto que o adorava como se fosse um deus. 


  


Dotando os seus seguidores de uma pequena porção de super velocidade, Savitar envia-os para executarem a sua vingança contra Max Mercury e os seus aliados.

 Max acaba no hospital, após o reencontro com o vilão em The Flash # 109 (Vol 2), enquanto que Johnny Quick vê-se privado dos seus poderes. 

Cassiopeia, da Red Trinity, não tem tanta sorte e morre. 

A cada vitória, Savitar fica mais forte e mais rápido, pois absorve a velocidade do perdedor. 

Não tardará até que Wally West, acompanhado por Jesse Quick, consiga encontrar o covil onde o culto de Savitar se esconde e leve a luta ao vilão. 


  


Jesse, acedendo a uma grande porção da Speed Force consegue bater o braço direito de Savitar, a one-time Lady Flash, Ivana Molotova. Wally, por sua vez, enfrenta Savitar directamente. 

Percebendo que não o conseguirá vencer numa luta mano a mano e jogando com as obsessões do vilão, Wally atrai Savitar para a Speed Force e deixa-o preso lá, no final de The Flash #111 (Vol 2). 


  


Savitar só conseguiria escapar da Speed Force durante o Flash Rebirth #1, de 2009, graças ao auxílio involuntário de Barry Allen. 

Contudo, a fuga terá um custo elevado.

 Savitar será consumido pela Speed Force negativa de Barry Allen, que se estava a tornar no novo Black Flash (cortesia do Reverse Flash).