Após ter falhado em salvar uma mulher, Allison Armitage, durante um incêndio, Wally decide que não lhe basta ser tão rápido como Barry. 

Ele tem que ser ainda mais rápido. 

 

Em The Flash #91 (Vol 2), na história "Out of Time", Wally testa em si a fórmula de Johnny Quick e vê a sua velocidade duplicar, ao ponto de tudo à sua volta lhe parecer "congelado" no tempo. 

A única excecção é Max Mercury. Max explica a West que ao atingir este grau de velocidade, Wally entrou em contacto com a Speed Force (algo que Barry apenas alcançou aquando da Crisis on Infinite Earths #8). 

 

Curiosamente, um destino similar acaba por abater-se sobre Wally em Zero Hour: Crisis in Time #4, em 1994.

 West, juntamente com o herói temporal Waverider e o vilão Abra Kadabra, tenta no distante século LXIV, evitar que uma onda de entropia destrua a toda a realidade. 

Contudo, dos três, apenas Wally é rápido o suficiente, pelo que tenta a mesma manobra que vitimou o seu tio anos atrás. Wally falha, sendo tragado pela Speed Force, deixando ficar um uniforme vazio para trás...

  

The Flash #0 (Vol 2) vem mostrar que West não está morto, tenho sido transformado numa espécie de espectro, flutuando entre a Speed Force e o espaço-tempo. 

  


É nesta altura que Wally revê a sua própria origem, ao mesmo tempo que se inspira a si mesmo, enquanto criança, a nunca abandonar o caminho do heroísmo. 

Wally consegue sair por ele da Speed Force em The Flash #95 (Vol 2), naquele que seria o primeiro capítulo do épico Terminal Velocity. 

No entanto e como o próprio revela a Linda Park no final do issue, a sua estadia na Speed Force deixou marcas. 

Wally está a tornar-se num ser de pura velocidade* e cada passo que dá aproxima-o mais e mais de um eventual regresso à mesma...só que este sem retorno.

  

Em The Flash #97 (Vol 2), Max Mercury revela a Wally tudo o que sabe acerca da Speed Force e do seu "chamamento".

 Ele próprio já o sentiu e a consequência disso foi ter sido repetidas vezes impulsionado para o futuro. 

Todavia, West não tem muito tempo para pensar acerca disso, os seus únicos pensamentos vão para Linda. 

Wally consegue ver na Speed Force que a sua amada será uma das vítimas da organização terrorista conhecida como Kobra, a menos que ele o impeça. 

West consegue salvar Linda, mas é tragado pela Speed Force em The Flash #99 (Vol 2), deixando a Jesse Chambers e a Bart Allen a tarefa de continuar o legado do Flash.

 

Todavia, este não é o fim de Wally. O seu amor por Linda traz-lo de volta da Speed Force, ainda mais rápido e com novos poderes, um dos quais consiste em transmitir velocidade ou retira-la a outros velocistas. 

West torna-se assim o receptáculo directo da Speed Force e consegue sozinho, fazer o que o resto da JLA e da Flash family estavam a ter dificuldade.

 Wally derrota os Kobra e salva Keystone City uma vez mais, em The Flash #100 (Vol 2). 

 

A terceira vinda de Wally traz-nos um herói mais confiante em si e nas suas capacidades. 

Em The Flash #102 (Vol 2), West vence Mongul, o outrora governante do War World, sem grande esforço. 

Ao mesmo tempo, com a velocidade que agora dispõe Wally não só mostra ser muito mais rápido que Superman, como também faz nocaute a um white martian, ele próprio um velocista chamado de Zum, durante o confronto da JLA com o Hyperclan (JLA #1 a 4, Vol 1, de 1997). 

 

Com um soco bem colocado, chamado de Infinite Mass Punch, Wally manda Zum para fora de órbita e chega mesmo a tempo de resgatar Kyle Rayner, o Green Lantern, fazendo knockout noutro membro do Hyperclan, Zenturion. 

 

Considerando que os white martians têm poderes iguais aos do Martian Manhunter, isso pode ser considerado um grande feito. 

Apenas Batman faz melhor ao explorar a fraqueza dos martians, o fogo, para deixar fora de combate...quatro deles. 

 

Nas páginas de The Flash # 131 (Vol 2), West, com ambos os joelhos fracturados, usa a Speed Force para criar um uniforme feito de pura energia de forma a poder continuar a agir como o Flash.

Wally acabaria preso novamente na Speed Force noutras duas ocasiões. Aquando do combate com o Superboy Prime, em Smallville, durante a saga Infinite Crisis e após um duelo com Savitar, o autoproclamado Lord of Speed, em The Flash #111 (Vol 2).

 

Em qualquer uma das situações, West consegue sempre regressar, impulsionado pelo seu amor por Linda e pela sua capacidade de se deslocar pelo seu próprio pé pelo espaço-tempo sem o recurso à cosmic treadmill.  

Em The Flash #141 (Vol 2), West teria aquele que seria o seu derradeiro desafio. O Black Flash, a morte dos velocistas, vem atrás de Wally. 

 

Depois de ter consumido Barry, Johnny Quick e Savitar, o Black Flash busca aprisionar West de vez na Speed Force.Wally não só consegue ser mais rápido do que o Black Flash, como o atrai até ao fim do Tempo, onde o Black Flash é literalmente apagado.

*Algo que a sua versão do Kingdom Come se tornaria.