Após os eventos de The Flash #28 (Vol 2), Wally West vai estabilizar a sua velocidade, embora as dúvidas quanto ao facto de ser merecedor de continuar, ou não, com o legado de Barry Allen permaneçam fortes. 

Em 1990, no número 34 de The Flash (Vol 2), West confronta pela primeira vez Barry Allen, ou pelo menos assim parece. Este Barry que surge diante de West e o acusa de não ser digno de usar o nome Flash, nada mais é do que uma ilusão. 

 

Parte de um plano levado a cabo por um duo criminoso, os Turtles. Os vilões viam na  vinda de West para Keystone City uma ameaça à sustentabilidade do império criminoso que haviam criado.  

Mesmo quebrando a ilusão na qual estava preso, West acaba capturado pelos Turtles. Enquanto isso, diversos amigos e aliados de West, entre eles alguns membros reformados dos Rogues, tentam o seu resgate.

 

 Perante a derrota iminente, o Turtle original*, o verdadeiro cérebro do duo, decide tentar levar West consigo numa gloriosa explosão. West, ainda fraco, é salvo pelos também velocistas, Kapitalist Kourier.

No entanto, as dúvidas de West continuam, sendo que para isso em muito contribui a opinião bastante negativa que os outros heróis tinham dele. 

 

O Elongated Man, companheiro de muitas batalhas de Barry, era particularmente incisivo nas suas críticas, como de resto se pode ver durante uma aventura da Justice League Europe, da qual ambos eram membros, na qual Wally foi rapidamente derrubado pelo aquático Tuatara, dos Global Guardians, em JLE #2 (Vol 2). 

É claro que a personalidade relaxada e mulherenga de West também não ajudava para fazer com que gostassem mais dele. 

O Wally West de 1990 era o equivalente na JLE a Guy Gardner, o Green Lantern da JLA, com a diferença de West não ser tão beligerante.

 

O primeiro passo para obter aceitação por parte dos seus pares vai ser tomado em Adventures of Superman #463. 

Nesse histórico número, West, manipulado por Mxyzptlk, vê-se obrigado a defrontar o Homem de Aço numa corrida, de forma a evitar que o poderoso ser provoque algum desastre. 

 

As regras eram simples, vencia o primeiro a dar a volta ao planeta, numa corrida a começar e terminar em Metropolis. 

Curiosamente, neste novo Universo DC Post-Crisis, esta era a primeira vez que um Flash media a sua velocidade numa corrida com Superman. 

Kal-El, que respeitava Barry, começa por desvalorizar Wally, apelidando-o de Kid Flash  e dizendo que ele por e simplesmente não era tão rápido como Barry.

 Wally, embora sabendo que Superman tinha alguma razão naquilo que dizia, não dá prova de fraco e responde, confiante na sua vitória. 

 

No decorrer da corrida, um aborrecido Mxyzptlk, decide aumentar um pouco a dificuldade, colocando obstáculos constantes para os heróis. 

Com ambos os heróis relactivamente equilibrados no que à velocidade dizia respeito, Superman tinha a ligeira vantagem de toda a energia que precisava vir do Sol, ao contrário do Flash.

 Nesta altura Wally necessitava de comer bastante de forma a poder manter a sua velocidade, pois queimava calorias a um ritmo alucinante. 

 

Num gesto bonito, pessoas por todo o planeta aguardavam junto à estrada para dar comida a Wally de forma a este poder repor as suas energias. 

No final, e com ambos empatados, Wally consegue num derradeiro esforço, bater Kal na linha da meta.

 Wally vence o Homem de Aço por uma nesga, para desagrado de Mxyzptlk, que regressa à quinta dimensão. 


West consegue fazer algo que nem Barry havia feito no Universo DC Pré-Crisis, vencer Superman numa corrida *(1).


No entanto, o momento que fez Wally libertar-se do fantasma do tio (Barry Allen) e finalmente assumir a posição como novo Flash, ocorreria durante um confronto com o maior rival de Allen, o Reverse Flash. 


Na última página de The Flash #73 (Vol 2, de 1993) Wally West e Jay Garrick recebem a visita surpresa de ... Barry Allen. 

Aparentemente, Barry havia sobrevivido aos eventos da Crisis e tinha estado preso na Speed Force, conforme relata em The Flash #74. 


Wally um pouco relutante em aceitar este Barry como sendo o verdadeiro pede a Hal Jordan para usar o seu anel como forma de averiguar a veracidade das palavras de Allen. 

O anel só vem comprovar que este é mesmo Barry Allen. O facto de Allen ir visitar a campa de Iris Allen (tia de West e esposa de Barry) reforça o que apenas West se recusava a aceitar. 

Com Barry de volta, West pondera em deixar a carreira heróica ou pelo menos mudar de nome. 

Contudo, antes de tomar qualquer decisão, West junta-se a Allen e Garrick para combater a organização criminosa conhecida como Combine que ameaça tomar não apenas Keystone, mas também Central City. 

Os vilões rapidamente imobilizam Garrick e quase matam West, o que provoca uma reacção ultra-violenta da parte de Allen. 

 

No entanto, Barry não estava zangado porque West quase fora morto, mas antes pelos criminosos estarem a festejar a morte do Flash, quando era Allen o verdadeiro e único Flash (The Flash #75, Vol 2). 

 

A confusão de Wally vai acentuar-se ainda mais quando Barry, durante um novo embate com o Combine, deixa-o para morrer numa armadilha montada pelo grupo, em The Flash #76, (Vol 2). 

Entretanto, Jay que também começava a duvidar de Barry, começa a reunir um grupo de velocistas para confrontá-lo. 

 

Em The Flash #77 (Vol 2) acreditando Wally morto, Jay, juntamente com Johnny Quick e Max Mercury confrontam Barry. 

Allen tinha-se passado e acusando o mundo de o ter esquecido e ao seu legado, estava a arrasar Central City. O trio não é bem sucedido em travar Barry que prova ser demasiado rápido e impiedoso. 

Ao mesmo tempo que a batalha ocorria, Wally descobre a verdade por detrás deste Barry Allen ao encontrar e ler o diário futurista de Iris Allen. 

 

Em The Flash #78 (Vol 2) é revelado que este Barry Allen é Eobard Thawne, o Reverse Flash. Thawne, que ainda não havia assumido a identidade de Reverse Flash, tinha a mesma velocidade de Barry e idolatrava-o. 

Vindo do pacífico século XXV. um mundo sem heróis e vilões, Eobard toma a decisão de assumir a identidade de Flash, ocupando o lugar de Barry que, segundo os registos históricos do século XXV, havia morrido na Crisis. 

Envergando a face de Barry, graças às maravilhas tecnológicas do seu tempo, e uma réplica do uniforme do mesmo, Eobard usa a cosmic treadmill para efectuar a viagem para o século XX,  mas algo corre mal. 


Eobard acabou por chegar numa altura em que Wally já havia assumido o papel de Flash. Incapaz de regressar e confuso, resultado da viagem temporal, Eobard  visita o Flash Museum para descobrir mais acerca do que fazer a seguir, quando depara-se com algo que o choca. 


Eobard descobre que está destinado a ser o maior inimigo do Flash e a eventualmente ser o único vilão que este matará. 

A revelação do seu futuro como Reverse Flash, vai fazer com que a mente de Thawne ceda e este passe a acreditar que é Barry Allen regressado dos mortos. 

Em The Flash #78 e 79 (Vol 2), Eobard assume a identidade de Reverse Flash pela primeira vez (cronologicamente falando), após ter literalmente passado por cima de Jay, Johnny Quick e Max Mercury e confronta Wally no interior do Flash Museum. 

 

Com a vantagem de ser muito mais rápido do que West, Eobard quase mata o herói, não fosse a intervenção oportuna de Hal Jordan. 

No entanto, o Reverse Flash não fica por aqui e após ameaçar matar a namorada de West, Linda Park, enfrenta West uma vez mais. 

É nesse momento que Wally apercebe-se do motivo de não ser tão rápido como Barry. Wally tinha medo de o substituir e fazer com que as pessoas se esquecessem do sacrifício de Barry. 

Contudo o medo de permitir que Eobard vencesse era ainda maior, pelo que Wally consegue finalmente libertar-se do fantasma de Allen. 

 

A vitória de Wally é de tal maneira decisiva que Eobard foge de volta para o seu século de origem com o rabo entre as pernas. Depois disto, Wally conseguiria atingir níveis de velocidade nunca antes vistos num velocista, desenvolvendo novos poderes a partir da Speed Force, mas isso é algo que veremos na próxima semana.



*(1)Barry e Kal têm duas corridas oficiais em 1967 e ambas acabam em empates.

*Personagem criada em 1945, um dos vilões do Flash original, Jay Garrick. Curiosamente, foi o primeiro oponente de Barry Allen aquando da sua estreia.