West começou a sua carreira heroica como Kid Flash nas páginas de The Flash 110 (Vol 1), corria o ano de 1960. Durante mais de 20 anos Wally trabalhou como sidekick de Barry Allen, o Flash da época, sendo ainda membro fundador dos Teen Titans. 

Contudo, e embora consegui-se atingir velocidades muito próximas das de Barry, durante a sua temporada como Kid Flash, tal poder vai vir com um custo. 

A mesma velocidade que lhe permitia ser um herói, estava progressivamente a matá-lo, pelo que Wally decidiu colocar um ponto final na sua carreia como Kid Flash. 

O regresso de Wally acontecerá durante a saga Crisis on Infinite Earths, na conclusão da qual West, a pedido de Jay Garrick, vai assumir pela primeira vez a identidade de Flash, após o sacrifício heroico de Allen.

 Embora o problema de saúde de West tenha sido miraculosamente curado, pela exposição às energias de anti-matéria do Anti-Monitor, Wally por e simplesmente não conseguia atingir novamente os níveis de velocidade de Allen.
 

  Wally estava muito longe de atingir mais do que a velocidade do som, conforme ele próprio comprovou na sua batalha com Deadshot, em Legends #1, de 1986. Não havia uma explicação normal para a incapacidade de Wally em atingir os mesmos níveis de velocidade dos tempos como Kid Flash.


 


 Em 1987, nas páginas de The Flash #1, Wally vai desmaiar após atravessar os E.U.A para entregar um coração para uma operação urgente. No percurso para o Hospital Wally vai ter um fugaz e violento encontro com Vandal Savage, um dos vilões de Barry.

 Regressado a casa, depois de saber que a operação da paciente tinha sido um sucesso, Wally depara-se novamente com Savage e com um cenário deveras macabro. Encontra pousado na sua sala uma caixa com um coração no seu interior.

Não é o coração da mulher que salvou, mas antes de um detective que se aproximou demasiado de Savage. 

De salientar que nesta altura, o Mundo inteiro sabia que West e o Flash eram a mesma pessoa, pois Wally havia tornado a identidade pública, sendo que isso tornou mais fácil a tarefa de descobrir o paradeiro de West para Savage.




Wally consegue vencer Savage, contudo falha a sua captura, pelo que o vilão não tarda a ameaçá-lo num baile ao qual West vai com a namorada, Francesine Kane*, em The Flash #2. 

Como seria de esperar, Savage ameaça a vida de Kane, desconhecendo que esta possuia vastos poderes magnéticos. Wally intercede e junto com Francine literalmente atira Savage do alto de um arranha-céus.

 O que vale é que o vilão é imortal. Savage reaparece em The Flash #13, a liderar uma quadrilha de viciados em V-9, uma droga que dá ao seu usuário super-velocidade a custo de gradualmente acelerar também a sua morte. 

Apanhado numa armadilha montada por Savage, Wally é injectado com V-9 o que lhe amplia a velocidade antes de a cortar totalmente. Mesmo sem a sua velocidade, Wally consegue vencer Savage graças à assistência do Dr. Bortz. 




É esta triste realidade que Wally tem que encarar em The Flash #15, com os seus poderes a continuarem dormentes, isto apesar dos testes e da ajuda da Doutora Tina McGee. 

Entretanto, Savage colocou um dos seus viciados a personificar o Flash e não tarda até que o mesmo ataque e brutalize West, como uma espécie de aviso para o herói.

 Mesmo sem os seus poderes, West não desiste de ser o herói e após um breve encontro com um dos membros da Blue Trinity, Wally encontra-se cara a cara com o Flash falso em The Flash #17. 

O viciado nem tem tempo de fazer grande coisa, pois morre vítima do V-9, ao mesmo tempo que West recupera a sua velocidade, mesmo a tempo de salvar a vida de Serguei, o tal membro da Blue Trinity, de uma bomba. 

Pela primeira vez, podemos ver Wally a voltar a fazer algo que lhe era possível nos primórdios dos seus tempos como Kid Flash. Usar a aura para se proteger da explosão (The Flash #18). 


 


A sua velocidade continua, contudo, bastante instável, indo e vindo sem aviso, pelo que o casal McGee decide ajudá-lo a saber o porquê de tal acontecer, visto o V-9 já não estar no seu sistema. O teste, que tem lugar em The Flash #24, funciona bem demais. 




Wally sai disparado e atinge as marcas de Barry pela primeira vez, com consequências devastadoras para tudo o que está à sua volta. Toda a gente, excepto os McGee, o julgam morto, desintegrado pela sua própria velocidade. 

Junto com Mason, outro amigo de Wally, o casal segue o trilho de destruição até ao Novo México, onde se depara com outro Flash falso (Geraldo), até de encontrar o verdadeiro, coberto de espinhos, vítima da maldição do Porcupine Man.

 A intervenção de Chunk, um vilão transformado em aliado, permite liberar a mente de Wally, contudo ele continua espinhoso e com a cabeça a prémio devido à sua aparência e a misteriosos desaparecimentos de infantes na zona. 

 Numa inversão de papéis, Wally, como o suposto Porcupine Man, depara-se com dois velhos conhecidos, Captain Cold e Golden Glider, agora caçadores de prémios.


 



Numa história que se estende até ao nrº 28 de The Flash, West eventualmente recupera e regressa como único Flash, trabalhando com os dois antigos Rogues no resgate das crianças desaparecidas. 

Após este incidente, a velocidade de West é estabiliza, o novo Flash só voltaria a ultrapassar os registos de Barry aquando do  seu encontro com o Reverse Flash original uns anos mais tarde. 
Contudo, isso é uma história para continuar na próxima semana.

*A futura vilã e membra dos Rogues, Magenta.