Os X-Men possuem uma das mais ricas e interessantes galerias de vilões no universo das comics. 

Poderosos, carismáticos, alguns ameaças universais, outros com um toque trágico a fugir para o anti-herói, a grande maioria dos vilões dos heróis mutantes têm tudo, pelo que este foi um dos TOP 10 mais difíceis de realizar. 

Ainda assim e até porque um bom desafio é sempre bem vindo, aqui está. 
Boa leitura!





10 - Brotherhood of Evil Mutants

 

Introduzidos nas páginas de Uncanny X-Men #4, em 1963, a auto-intitulada Brotherhood of Evil Mutants era liderada por Magneto e constituí  a primeira equipa de vilões a cruzar-se no caminho dos X-Men. 

Na sua primeira aparição a formação, que para além do Mestre do Magnetismo incluía Toad, Mastermind e os futuros Avengers, Scarlet Witch e Quicksilver, tomou conta do pequeno país fictício de São Marco, antes de serem vencidos pelos X-Men. 

Vista como o oposto ideológico daquilo que é o sonho do Professor Xavier, a ameaça da Brotherhood vai intensificar durante a década de 80, com Mystique a assumir a liderança e a reformular toda a equipa (Ao regressado Blob juntam-se Pyro, Avalanche, Destiny e mais tarde a futura X-Man Rogue), a qual teve um papel-chave na épica saga "Days of the Future Past ". 

Embora a equipa tenha perdido influência nos tempos que correm, o seu legado continua intacto, sendo que a Brotherhood serviria de inspiração para a criação de equipas como a Freedom Force, Mutant Force ou os Resistants.





9 - Juggernaut


Cain Marko é o meio-irmão de Charles Xavier. Um rufia desde a sua juventude, Marko irá encontrar o místico rubi de Cyttorak que o irá tornar na força da Natureza imparável conhecida como Juggernaut. 

Fazendo uso do seu novo poder, Marko irá atacar  a Mansão dos X-Men em Westchester pela primeira vez nas páginas de Uncanny X-Men # 12, em 1965.

 Desde aí que tem lutado com os X-Men, e não só. Motivado não apenas pelo ódio que tem a Xavier, mas também por dinheiro, Marko geralmente faz parelha com o mutante irlandês Black Tom Cassidy. 

É certo que Marko tentou por inúmeras vezes tomar um outro rumo para a sua vida, chegando mesmo a juntar-se aos X-Men, Excalibur e aos Thunderbolts, contudo acabaria sempre arrastado de volta para a vilania. 

Recentemente, e depois de ter perdido o poder de Cyttorak, Marko tornar-se-à numa ameaça ainda maior, um dos arautos do Deus Asgardiano Serpent.





8 - The Brood

 

Uma raça alienígena que em muito deve, em termos de aparência aos Aliens de Ridley Scott, The Brood fez a sua primeira aparição em 1982 nas páginas de Uncanny X-Men # 155. 

Com características muito similares às das abelhas, a Brood tem uma estrita estrutura social que gira em torno da Brood Empress, detentora de vastas capacidades telepáticas. 

Reproduzindo-se por via da infecção de outros seres vivos com os seus ovos, os quais no acto da incubação literalmente "matam" o hospedeiro que se torna num membro da Brood. 

Inimigos letais do Império Shiar, seria apenas uma questão de tempo até que a raça entrasse em conflito com os X-Men, chegando a infectar em diversas ocasiões membros da equipa (Wolverine por duas vezes) e estando mesmo ligadas a uma das muitas mortes de Charles Xavier.





7 - Shadow King


Outro ser com vastas capacidades psiónicas, o mutante conhecido como Shadow King move-se como ninguém no complexo mundo da projecção psíquica.

 Amahl Farouk foi um dos primeiros mutantes a cruzar-se com Xavier antes ainda de ele estabelecer os X-Men. Imoral e perverso, Farouk tentou tornar Xavier num dos seus aliados, contudo este último recusou uma parceria criminosa, o que conduziu a um inevitável conflito. 

Xavier sairia vencedor e Farouk perderia o seu corpo físico na batalha. Para sempre seria um fantasma psíquico. Eventualmente Shadow King regressaria apoderando-se do corpo do filho de Xavier, Legion, e mais tarde de uma versão maligna do próprio Professor X, sempre com o objectivo de se vingar de Charles.  

Shadow King fez a sua estreia em Uncanny X-Men # 117, de 1979.





6 - Mister Sinister

 

Nathaniel Essex nasceu na Inglaterra vitoriana e depressa tornou-se num renomado biólogo sedento por conhecimento. Essex foi o primeiro a defender a ideia de que a Humanidade continuava a evoluir e que futuramente seria substituída por uma raça superior. 

Um encontro frutuito com o mutante eterno conhecido como Apocalypse vai possibilitar-lhe verificar a veracidade das suas teorias.

 Interessado no trabalho do jovem londrino, Apocalypse vai estabelecer com este uma aliança, ao mesmo tempo que lhe altera os genes e o evolui... 

Das cinzas de Essex nasce o poderoso meta-humano que viria a ser conhecido como Mister Sinister.  Embora fosse dotado de uma variedade de poderes que incluíam telepatia, super-força, factor de cura e telecinesia, Sinister prefere manobrar dos bastidores, raramente se envolvendo directamente nos conflitos.

 Fundador dos Nasty Boys e dos Marauders, Sinister vai ser o responsável pelo infame massacre dos Morlocks, bem como vai estar por detrás da criação da Goblin Queen ( Madelyne Pyror), um clone de Jean Grey. 

Mister Sinister teve a sua primeira aparição no mundo das comics em 1987 aquando de Uncanny X-Men #221.





5 - Sentinels

 

Estes robots assassinos têm sido uma praga para a raça mutante desde a sua estreia nas páginas de The X-Men # 15, em 1965. Criados pelo industrial Bolivar Trask, os Sentinels eram vistos como a derradeira arma contra a ameaça crescente do Homo Superior. 

Como seria de esperar os seus primeiros adversários seriam os X-Men. Embora formidáveis, seria só apartir da segunda geração, capaz de se adaptar a qualquer tipo de ataque, é que os Sentinels se tornariam verdadeiramente perigosos. 

Normalmente usados pelo governo ou por este ou aquele vilão, os Sentinels estão ligados a eventos como o genocídio mutante em Genosha ou à tomada de Nova Iorque aquando a saga "Onslaught". 

Em mais que uma realidade alternativa os Sentinels governam sobre todo o planeta, tendo efectivamente exterminado a raça mutante...





4 - Hellfire Club


Um dos grupos mais exclusivos do Mundo dos quais são membros Iron Man, Psylocke ou Angel, o Hellfire Club tem a sua sede principal em Nova Iorque e é à primeira vista um "simples" clube onde os ricos vão relaxar. 

Contudo e como tudo na vida...as coisas não são exactamente o que parecem. O Hellfire Club é governado por um Inner Circle cuja agenda geralmente os coloca contra os X-Men. 

Normalmente chefiado pelo Black King (geralmente Sebastian Shaw), o Inner Circle pretende nada mais que o domínio global, mesmo que para isso se escravize ou destrua a raça mutante, da qual ironicamente fazem parte um grande número dos seus associados. 

O primeiro Inner Circle era constituído por Sebastian Shaw (Black King), Emma Frost (White Queen), Donald Pierce (White Bishop), Harry Leland (Black Bishop) e Jason Wyngarde (Mastermind). 

Fazendo a sua primeira aparição em Uncanny X-Men # 129, de 1980, o Inner Circle tentou capturar a jovem Kitty Pryde e fazê-la juntar-se aos seus ranks. O seu plano falharia graças à intervenção dos X-Men. 

Uma nova tentativa de rapto, desta vez com Jean Grey como alvo, vai levar a que o Inner Circle se envolva na maior saga dos X-Men de todos os tempos, a "Dark Phoenix Saga". 

Depois disso o grupo estaria envolvido em pequenos conflitos com os New Mutants e Spider-Man, até uma nova versão do referido Inner Circle quase aniquilar os X-Men com um impiedoso ataque de Sentinels à ilha Utopia.





3 - Dark Phoenix

 

A outra face da força cósmica que é a Phoenix Force, a Dark Phoenix nasceu efectivamente em The X-Men #101, quando a entidade cósmica responde ao apelo mental da jovem Jean Grey e a salva de uma horrífica morte por combustão via reentrada na atmosfera terrestre. 

Sem ninguém saber, a entidade vai substituir Jean, deixando esta a repousar num casulo restaurador. Assumindo a forma e personalidade de Jean, a Phoenix Force vai ajudar os X-Men a salvar toda a realidade das maquinações do insano Imperador Shiar D'Ken. 

Contudo não tardará muito até que, afectada pelo fluxo de emoções conflituosas, a Phoenix Force enlouqueça e perca o controlo, primeiro assumindo a identidade de Black Queen do Hellfire Club e mais tarde a de Dark Phoenix. 

Será como esta última que a Phoenix Force irá dizimar todo um sistema solar, despoletando a atenção dos Shiars. Segue-se um memorável embate entre a Imperial Guard e os X-Men na área azul da Lua, o qual termina com o suicido da Dark Phoenix.

 Esta força destrutiva regressou diversas vezes, sendo que na última delas possuiu Cyclops levando-o a assassinar o Professor X.





2 - Apocalypse


Que mais se pode dizer acerca deste mutante ancestral que já não se tenha dito em posts anteriores? 

O primeiro mutante, defensor da sobrevivência do mais forte, En Sabah Nur é um dos mais poderosos inimigos dos X-Men, sendo que o seu nível de força apenas se encontra abaixo do da Dark Phoenix. 

Responsável pela criação de outros vilões como Mister Sinister ou o Living Monolith, Apocalypse chegou mesmo a transformar diversos X-Men em membros dos seus infames Horsemen. 

Com mais que uma realidade a sofrer sobre a sua alçada (falo da Age of Apocalypse e do futuro distópico dos Askani), recentemente uma nova versão do mutante eterno (esta benevolente, apesar do nome) chegou mesmo a liderar os X-Men durante o evento "Axis". 





1 - Magneto

 

E quem mais poderia ser? 

Com uma filosofia que coloca os mutantes como os governantes absolutos do planeta ao custo de uma Humanidade que seria escravizada ou exterminada, Magneto é a ameaça mutante original. 

Max Eisenhardt, também conhecido como Eric Lehnsherr, fez a sua estreia aquando da dos X-Men, em 1963, ameaçando o Mundo com devastação nuclear. 

De aí em diante Magneto, o mestre do magnetismo, iria fundar diversos grupos subversivos, como a Brotherhood of Evil Mutants e os Savage Land Mutates, tendo em vista fortalecer os seus objectivos, sempre com a constante oposição dos X-Men, dos Avengers ou dos Fantastic Four. 

Eventualmente e após uma épica batalha com os X-Men, na qual quase mata a jovem Ariel (Kitty Pryde), Magneto vai perceber o erro das suas acções e tentará aquela que será a sua primeira tentativa de seguir o sonho do seu melhor amigo Charles Xavier. 

É certo que Magneto voltará às lides criminosas, criando os Acolytes e tentando por duas vezes fundar uma nação autónoma mutante, com Avalon e Genosha.  

Actualmente, Magneto age como um herói novamente, liderando a sua própria equipa de X-Men. 

Como os tempos mudaram...