O Verão é tempo de férias, de merecido descanso, não apenas no mundo real, mas também no fictício. 
 Vamos lá dar uma vista de olhos em como algumas das personagens do Universo Marvel passam o seu Verão.

Depois da tempestade, vem a bonança

A vida da equipa extra-dimensional de aventureiros mutantes conhecida como Exiles é tudo menos fácil. Ao grupo cabe a tarefa ingrata de rumar pelo Multiverso da Marvel, salvando Terra alternativa, atrás de Terra alternativa da destruição. 

Depois de pararem uma Brotherhood of Evil Mutants liderada pelo Professor X, que por pouco não causava devastação nuclear global, os Exiles vão ter que colocar um ponto final na ameaça crescente e universal da Dark Phoenix, tendo que enfrentar os X-Men daquele Mundo para o concretizar. 

Como se não bastasse, os Exiles, ou neste caso apenas Thunderbird, tiveram que lidar com um Hulk selvagem que causaria a morte de toda a Alpha Flight se fosse deixado aos seus próprios desígnios. 


Depois de todas essas aventuras, nada melhor que uma pausa. Timebroker, que para todos os efeitos é o "patrão" dos Exiles, vai conceder-lhes isso mesmo em Exiles #11 (Vol 1). 

O grupo, constituído por Blink, Mimic, Thunderbird, Nocturne, Morph e Sunfire, vai ser deixado num Mundo sem ameaças e com uma vasta costa repleta de luxuriantes praias. 

  

Contudo e como os casais do grupo queriam uns momentos a sós sem terem que levar com as constantes "palhaçadas" de Morph, Sunfire não pode usufruir disso, pois é a escolhida para levar o último a "passear". Enquanto os casais desfrutam da praia, Morph acompanha Sunfire nas compras. 

 

Ambos estabelecem um bond, ao partilharem tragédias pessoais. O metamorfo Morph tenta então a sua "sorte", mas a Sunfire revela-lhe que é lésbica, pelo que uma relação que seja mais do que amizade não é de todo possível.


 Morph compreende e aceita. Nasce uma forte amizade que será consolidada com uma pequena partida que ambos vão pregar ao resto do grupo. 


Os Exiles apenas vão conseguir uma pausa na praia novamente no nrº 100, com grande parte do cast sobrevivente a reunir-se e com os membros fundadores a fazerem a passagem de testemunho para a nova equipa.



Cap de férias?

Em Captain America #153 (Vol 1), de 1972, o bom e velho Steve Rogers finalmente decide tirar umas merecidas férias, juntamente com a sua namorada, a Agente 13 da S.H.I.E.L.D, Sharon Carter. 

Contudo o descanso é sol de pouca dura, pois Steve e Sharon são atacados e capturados, dois issues mais tarde, por um duo de adversários que lhes são muito familiares, ou não fossem eles um outro Captain America e um Bucky.

 

 Falcon, que já havia enfrentado estes dois em Captain America #154 (Vol 1) veio ao auxílio de Steve e Sharon, todavia acaba por ter o mesmo destino dos seus amigos, a captura. 

 
Estes “novos” Captain America e Bucky são revelados como sendo William Burnside e Jack Monroe. William submeteu-se a uma cirurgia facial para ficar igual a Steve e tanto ele como Monroe foram alvo do mesmo processo que criou o Captain America e Bucky originais. 

 
No entanto, o soro de super-soldado que ambos receberam era novo e instável, tornando-os altamente instáveis e paranoicos, ao ponto de atacarem qualquer um que não lhes parecesse “normal”. 

Colocados em animação suspensa pelo governo americano, Cap e Bucky vão conseguir libertar-se e imediatamente vão procurar Steve, julgando-o um substituto como eles. 
 
A luta vai ser violenta, mas Falcon e Sharon conseguem deitar abaixo o Bucky, enquanto Steve faz o mesmo como o homem que o substituí em 1953.