Suicide Squad, também conhecido como Taskforce X, foi formado por Amanda Waller, uma oficial de alta patente do governo dos E.U.A. 

Embora já tivesse existido um grupo anterior com o nome de Taskforce X, esta seria a primeira vez que ele seria formado quase exclusivamente por vilões ou anti-heróis. 

O objectivo por detrás da criação de tal equipa passava pela necessidade de dotar o governo norte-americano do seu próprio conjunto de operativos meta-humanos. 

 

Estes estariam encarregues de realizarem as missões mais perigosas e mais questionáveis, assumindo para todos os efeitos a natureza de uma operação black-ops. 

Essa era também a razão para apenas vilões ou anti-heróis serem recrutados, sendo que em caso de alguma fatalidade ninguém sentiria a sua falta. 

 

No caso dos vilões, muitas vezes obrigados a participar nas perigosas missões, estes veriam as suas penas de prisão reduzidas substancialmente, considerando é claro que sobreviviam à dita missão.

 

Será após uma estrondosa derrota da Justice League of America e os eventos da batalha entre Captain Marvel (Shazam) e o vilão Macro Man, que Amanda Waller decide reactivar a Taskforce X convocando o Major Rick Flag Jr, membro da formação anterior, para servir como líder de campo. 

 

Com a opinião pública a ser extremamente adversa à comunidade heroica, sobretudo após o aparente assassinato de Macro Man às mãos do Captain Marvel (Shazam), nas páginas de Legends #1, e com o gigante flamejante Brimstone a ameaçar a costa leste dos E.U.A, Flag não perde tempo e depois de convocar Bronze Tiger, vai recrutar Deadshot, que cumpria pena na prisão de Belle Reve após ter sido capturado pelo Flash (Wally West). 



Após adicionar Deadshot ao grupo, em Legends #2 e com a histeria anti-heroica, promovida por um psicólogo chamado G.Gordon Godfrey, a aumentar de tom, ao ponto do próprio Presidente dos E.U.A intervir, decretando a ilegalidade do vigilantismo e dos heróis em si, o Major Flag Jr vai juntar Captain Boomerang, Blockbuster e Enchantress ao plantel. 



Em Legends #3 nasce o novo Suicide Squad. Nesse mesmo issue o grupo, destacado para parar Brimstone, vai enfrentar o vilão junto ao famoso Monte de Rushmore. 

 

O Suicide Squad consegue destruir Brimstone após um disparo bem colocado de Deadshot ao centro energético da criatura, contudo seria tarde demais para um dos seus recrutas. Blockbuster vai ser incinerado por Brimstone durante a luta.
Os três últimos números da maxi-série Legends não terão grande participação do Suicide Squad com excepção da última luta em Washingthon.

 

 Contudo será nesses números que os heróis irão descobrir que todo este clima anti-heroico nada mais era do que um plano de desmoralização de Darkseid, que pretendia enfraquecer a confiança da sociedade terrestre nos seus heróis e com isso facilitar a invasão da Terra por parte de Apokolips. 

Sem Justice League, cabe a Fate recrutar diversos heróis, como Superman, Batman, Black Canary, Blue Beetle, Captain Marvel, Flash (Wally West), Changelling (Beast Boy) e Green Lantern (Guy Gardner), e direccioná-los para a capital dos E.U.A, onde têm que enfrentar o agente principal de Darkseid, o New God conhecido como Glorious Godfrey. 



Este assumiu a identidade de G.Gordon Godfrey e tratou de usar a sua habilidade de persuasão para virar a opinião pública contra os heróis, preparando o terreno para uma invasão de Parademons. 

Aos heróis já mencionados acima vão juntar-se Wonder Woman, Martian Manhunter e Robin (Jason Todd) sendo que estes dois vão ser fundamentais para salvar a vida do Presidente e virar a população local contra Godfrey, respectivamente. 

Com os Parademons a enfrentarem os heróis, Godfrey tenta ficar com o poderoso elmo de Fate para si, contudo o tiro sai-lhe pela culatra e o vilão acaba catatónico após a tentativa.

 

No meio de todo este caos, Captain Boomerang, que havia adquirido a sua liberdade após a batalha com Brimstone, foi capturado pelo New God. 

Para evitar que ele divulgasse qualquer informação acerca do Suicide Squad, o grupo vai a Washingthon com a simples missão de o silenciar.

Contudo tal acaba por não ser necessário e Boomerang é salvo e levado de volta para o quartel-general do Suicide Squad em Belle Reve. 

Assim termina, com saldo claramente positivo a primeira missão do Suicide Squad.