SOLEIL na Europa ou CRUSADER OF CENTY na América do Norte, este é o jogo que vos trago e com um gosto especial, especial pois este é um dos meus jogos favoritos de sempre e que me marcou para a eternidade.

O ano do seu lançamento remonta a 1994 pela mão da Sega, aqui no velho continente, e produzido pelo estúdio Nextech para a Sega Mega Drive.

Este jogo de acção e aventura, passado na era medieval, com alguns elementos de fantasia não teve um grande sucesso comercial e passou ao lado da maior parte dos jogadores, mas hoje em dia é dos jogos mais descarregados para os emuladores do PC e as suas copias originais podem chegar às duas dezenas de dólares em vários sites espalhados pelo o globo.




Em SOLEIL somos um jovem imberbe de 14 anos prontos para iniciar uma grande jornada para restabelecer a ordem à Humanidade, isto depois dos monstros que povoavam a Terra, voltarem para atacar os humanos indefesos.

 Munidos com uma espada e um escudo iremos calcorrear este mundo aberto que o jogo nos dispõe cheio de criaturas estranhas e puzzles para decifrar.




Quase no inicio desta jornada o nosso personagem perde a capacidade de compreender os humanos, mas em contrapartida ganha o poder de compreender os animais, e serão estes que o vão ajudar a triunfar nesta demanda.

Cada um dos animais confere um poder distinto à nossa espada e ao seu ataque, e podemos combinar no máximo 2 animais, por exemplo, o leão tem o poder de fogo e sozinho podemos queimar os inimigos, mas se juntarmos o pinguim com o seu poder de congelar a nossa espada fica com o ataque mais poderoso fazendo maior dano nos nossos inimigos. 

São no total 15 animais diferentes que vamos encontrando ao longo do jogo e da história.




São muitos e variados os locais por onde iremos passar, desde desertos de areia a árticos polares, passando até pela torre de Babel, um dos locais mais importantes para a narrativa.

SOLEIL tem uma jogabilidade básica e simples, com o botão A usamos a espada, B para saltar e C para seleccionar os animais, com isto rapidamente nos adaptamos ao jogo e se no início os combates até cativam, com o desenrolar do jogo sente-se a falta de um desafio maior, principalmente nos combates com os boss. 

Graficamente é bastante competente e visualmente apelativo em que cada região do mapa é singular, mas o melhor mesmo é a sua banda sonora, cada área tem um estilo musical diferente que nos impele a prosseguir a nossa viagem à procura de mais animais e de repor a normalidade neste mundo.




Resumindo SOLEIL é um pequeno tesourinho perdido da Mega Drive que deve ser encontrado por vós.

 O seu sistema de combate é bom e todas a variantes que os poderes de cada animal conferem tornam o leque de opções mais atractivo e aliciante na hora de derrotar os inimigos e de explorar este gameplay. 

Com um mundo aberto para desbloquear e uma excelente banda sonora a acompanhar, este é um jogo que se foi engrandecendo com o passar do tempo.

 Apenas se exigiria um pouco mais de dificuldade e de desafio e esta seria uma aventura inesquecível.

Para mim, este foi o meu primeiro jogo que me fez sentir numa verdadeira debandada em busca da aventura num mundo tremendo e uma narrativa singular, que me moldou os gostos para tudo o que viria desde então.


                                  Análise feita e escrita por Ricardo Pinto