É costume disser-se que o Cavaleiro das Trevas é capaz de vencer qualquer adversário dando-lhe o devido tempo e preparação.

Como será que ele se daria no Universo Marvel?
Entre Sentinelas da Liberdade e Golias Verdes, ele teria decerto as mãos cheias. 
Ora vejamos. 

     Boa leitura!



Hulk

     Após um breve confronto com Superman, Hulk regressa desta feita para enfrentar outro ícone de DC, Batman. 

Num confronto que muitos poderiam apelidar de "injusto", o Cavaleiro das Trevas prova que realmente está pronto para lidar com todas as situações que lhe apareçam pela frente. 




     Batman derrota o Hulk nesta edição de 1985, "forçando-o" a respirar um gás soporífero.

Joker e o Shaper of Worlds também marcam presença na comic, na figura de antagonistas dos dois heróis.



 Daredevil



     Os dois vigilantes sombrios encontraram-se, pela primeira vez, nas páginas de "Eye for an Eye", em 1997. 

Nesse one-shoot ambos tiveram que aprender a se tolerarem para conseguirem derrotar um perigoso duo composto por Two-Face e Mister Hyde. 

     Ambos voltariam a unir esforços em "Kings of New York", de 2000, de forma a evitar que Scarecrow espalhe o seu gás do medo pela cidade nova-iorquina.

  Catwoman faz uma aparição na comic e Wilson Fisk estabelece uma aliança pouco confortável com ambos os vigilantes sombrios de forma a evitar que o seu reino caia numa espiral de medo.




 Punisher

     Ambas as personagens não poderiam ser mais distintas na forma como lidam com o crime. 

O estilo executor de Frank Castle vai contra tudo aquilo que Wayne defende, por isso não seria de estranhar que o primeiro encontro entre ambos, em "Deadly Knights", de 1994, resulte em um choque imediato. 




     Ambos acabariam por deixar as diferenças de parte e uniriam esforços para evitar uma devastadora guerra de gangues em Gotham, instigada pela acção conjunta de Joker e Jigsaw.

      O antagonismo entre ambos vigilantes, o qual já era bem patente, vai ser reforçado apartir do momento em que Bruce Wayne evita que Frank Castle mate o Palhaço do Crime a sangue frio.

     Ambos voltariam a colidir, novamente, no épico JLA/Avengers  de 2008. 

Apesar de ter dito aos seus colegas da JLA para não interferirem com os eventos na Terra versão Marvel, a primeira coisa que o Cavaleiro das Trevas vai fazer será espancar Castle, que no momento estava a eliminar a tiro um quartel de droga.

      Antes dessas duas aventuras tivemos um outro encontro entre Batman e Punisher que ocorreu em "Lakes of Fire", publicado também em 1994, com a diferença de ser Jean-Paul Valley a pessoa por detrás da máscara do morcego.

Jean-Paul era um Batman bastante mais parecido, nos métodos e na própria filosofia, com Frank Castle, como de resto Joker pode muito bem atestar...



Captain America



     Em 1996, ambas as personagens vão colidir, em DC vs Marvel. O seu objectivo era similar, salvar o respectivo Universo da destruição.

 Bat e Cap degladiam-se nos esgotos e o Cavaleiro das Trevas leva a melhor, chegando mesmo a evitar que Steve Rogers morra afogado.

      Um novo encontro ocorreria, por volta de "Access" uma saga que voltaria a juntar Marvel e DC.
Wayne e Rogers surgem como aliados na luta contra Darkseid e Magneto.

       JLA/Avengers vê-los-ia a começar novamente em campos opostos, todavia, e após perceberem que um confronto entre ambos terminaria em um empate técnico, decidem tentar perceber o motivo por detrás do jogo cósmico do Grandmaster. 

     Insólito seria o encontro de 1996, no qual temos o mesmo a ocorrer durante a Segunda Guerra e com os Universos Marvel e DC a serem tratados como um único.
 Steve e Bucky são destacados, pelo Governo, para colocar um ponto final na actividade nazi em Gotham. 

     Batman e Robin (Dick Grayson) oferecem-se para os ajudar.




Nota: O Morcego de Gotham também teve alguns encontros bastante relevantes com um determinado aranhiço, mas sobre isso já vos falei em Grandes Momentos Marvel #21 (confiram no link: http://culturaeartepop.blogspot.pt/2016/03/grandes-momentos-marvel-21-uma-aranha.html).