O terceiro filme de Captain America que está já aí ao virar da esquina tem como ponto fulcral de interesse o conflito entre Steve Rogers e Tony Stark. 

     Intitulado de Civil War e retirando inspiração directa da sua contraparte original das comics, este novo filme coloca ambos os Avengers em lados opostos do tabuleiro. 

     Ao contrário do que muitos possam pensar esta não é a primeira vez que tal situação acontece.




5 - Luta pela liderança dos Avengers



     Apesar do Iron Man ter sido o primeiro líder dos Avengers, a chegada do Captain America e particularmente o primeiro embate com Kang, levou a que Stark abdique da posição passando Rogers a ser o líder do afamado grupo de heróis. 

     Tony eventualmente regressaria às rêdeas do comando, contudo, a sua forma de liderar era de tal forma instintiva e imprevissível que depressa encontrou em Steve um opositor à mesma. 

     O clima tornou-se de tal forma pesado que os dois chegariam a vias de facto em plena sala de reuniões, com Cap a dar o primeiro soco e a exigir a demissão do vingador dourado. 

     Tudo isto nas páginas de Avengers #172, de 1978.





4 - Operação Galactic Storm



     Durante esta saga que decorreu no distante o ano de 1992, os Avengers viram-se envolvidos numa enorme e perigosa guerra intergaláctica que havia eclodido entre os imensamente poderosos Impérios Kree e Shiar.

      Durante a guerra os Avengers dividiram-se em três formações sendo que uma liderada pela Black Widow estava encarregue de proteger a Terra, enquanto as outras duas, uma delas sob a liderança de Steve Rogers, iriam junto aos dois Impérios numa tentativa de encerrar o conflito. 

     Tony Stark que na época precisava da sua armadura para sobreviver, estava integrado na equipa de Cap e terá a sua primeira discussão com este aquando da tentativa de Sersi, uma colega vingadora, de lhe alterar a armadura por questões estratégicas. 

     Stark, adepto de uma liderança mais agressiva, irá desobedecer a ordens directas de Steve em algo que irá conduzir à captura dos Avengers pelos Kree. 

     Como se não bastasse, e ainda mais grave, aquando da descoberta do verdadeiro responsável pela guerra e pelo consequente genocídio dos Kree, Iron Man irá liderar a sua própria facção de Avengers, naquilo que Steve irá apelidar mais tarde de pelotão de execução...



3 - Fim da Amizade



     Nas páginas do mais recente Avengers #29, inserido na saga Original Sin, temos mais um prego no caixão que é a amizade de Stark e Rogers. 

     Steve descobre que Tony andou a aprontar das suas novamente. 

     Com Terras alternativas literalmente a colidirem umas com as outras e com a aniquilação a pairar sobre o Universo Marvel, Stark decide, com o apoio de Steve Rogers, reactivar os Illuminati, um grupo secreto de heróis em cujos ombros pairava o destino do Mundo e que incluiam para além de Iron Man e Cap, Namor, Mr Fantastic, Black Blot, Black Panther, Doc Strange e Beast.

      O grupo tentou usar as Infinity Gems para tentar evitar a colisão de Mundos, com o próprio Steve a ostentar a poderosa manapola. 

     Contudo o sucesso irá revelar-se temporário e resulta na perda das referidas gems. 

     Stark propõe a possibilidade de terem que destruir Mundos para salvar o seu, algo com que Steve discorda ferozmente. 

     Tony percebe que Steve apenas irá atrapalhar e pede a Strange que apague a mente do patriota. 

     Ora em Avengers #29 Steve recupera essas recordações e furiosamente lidera o seu grupo de Avengers para apreender Stark. 

     Tudo isto irá culminar eventualmente num conflito final entre ambos nas páginas de Avengers #44.

      Um envelhecido Cap contra um Stark "invertido" após os eventos de Axis.



2 - Armor Wars



     Aquele que é visto como o primeiro dos grandes conflitos ideológicos entre ambas as personagens começou em Iron Man # 228, com o início da Armor Wars. 

     Steve que na época tinha abdicado da persona de Captain America, procurava recomeçar de novo mas para isso necessitava de um novo escudo. 

     Stark vai providenciar-lhe isso como mostra da amizade entre ambos. 

     Contudo, Steve irá descobrir que Tony, como Iron Man, pretendia destruir as armaduras dos Guardians, as quais tinham sido elaboradas com tecnologia Stark roubada. 

     Cap tenta dissuadí-lo uma vez que os Guardians eram essenciais na protecção da super prisão conhecida como Vault. 

     Apesar dos avisos de Steve, Tony seguirá em frente com os seus planos e ataca a Vault, não apenas destruindo as armaduras, mas provocando acidentalmente uma fuga em massa. 

     Steve interfere, tentando proteger o último Guardian, mas acaba electrocutado pelas costas por Tony. 

     Após capturar alguns dos fugitivos Steve devolve o escudo a Stark e tem um breve confronto com o mesmo. 

     O embate termina em mais uma derrota para Steve. 

     Tudo isto nas páginas de Captain America # 341.



1 - Civil War



     No número 3 da saga que mudou radicalmente o Universo Marvel pudemos ver pela primeira vez na mini-série o ansiado confronto físico entre os dois líder ideológicos da guerra. 

     Na primeira grande batalha da Civil War, Steve tenta servir-se de um virus para deitar abaixo a armadura de Stark e com isso conseguir colocar um ponto final no conflito. 

     Contudo, Stark faz reboot da armadura e ataca Steve. 

     Numa luta brutal e de sentido único, Iron Man massacra Rogers que apenas é salvo da captura pela rápida intervenção de Hércules. 

     Um rematch terá lugar no final da saga, em Civil War # 7. 

     Aqui e graças a mais uma intervenção, desta vez de Vision, a armadura de Iron Man vai ser inutilizada permitindo a Steve vencer Tony. 

     Ainda assim e por causa de toda a destruição e caos que a guerra estava a provocar na vida dos civis, Captain America vai atirar a toalha ao chão e deixar Stark como o grande vencedor da Civil War.