Ninguém sabe ao certo. 

     Nem mesmo o próprio.

     Wade Wilson era um antigo operativo das forças especiais norte-americanas tornado mercenário, até que um cancro lhe mudou o rumo da vida. 

     Com hipóteses diminutas de sobrevivência, caso não fizesse nada, Wade candidata-se a um projecto ultra-secreto da organização igualmente secreta da Weapon X. 

     Wade não só sobrevive ao experimento relactivamente intacto, ao contrário do que aconteceria a outros participantes, como renasce na figura de Deadpool. 

     Dotado de um factor de cura espantoso (na verdade uma mistura de factores de cura de diversos mutantes que numa ou noutra altura fizeram parte da lista de operativos da Weapon X. Falo de Wolverine, Wildchild e Sabretooth.) e com agilidade redobrada, Deadpool tinha tudo para ser o melhor agente de sempre da Weapon X, não fossem alguns pequenos pormenores... 

     O procedimento que lhe deu o factor de cura não lhe curou o cancro mas deixou-o como que suspenso, ao mesmo tempo que lhe desfigurou o corpo e a sanidade. Deadpool era demasiado instável para ser o "bom soldado" , pelo que não tardou a que abandonasse os ranks da Weapon X e voltasse à sua velha vida como mercenário. 



     Conhecido com o Mercenário que nunca se cala, Deadpool foi contratado pelo chefe do crime, Tolliver, para eliminar o mutante futurista Cable. 

     Seria essa a premissa por detrás da primeira aparição de Wade nas comics. Apresentado como um vilão nas páginas de The New Mutants #98, em 1991, Wade terá um breve e frustrante encontro com Cable e o seu grupo de jovens mutantes. 



     Criado por Fabian Nicieza e Rob Liefeld, Deadpool não era para ser mais que uma mera paródia de Deathstroke, um vilão dos Teen Titans, no entanto a sua popularidade explodiu e a personagem ganharia a sua primeira mini-série em 1993 com "The Circle Chase", desenhada por Joe Madureira.



      Ganhando o estatuto de anti-herói, numa trajetória similar à de Venom, Wade Wilson ganharia a sua própria revista mensal em 1997. 

     Sob as mãos cuidadosas de Joe Kelly e Ed Maguiness, as histórias de Deadpool ganhariam contornos acentuados de paródia que serviriam para complementar a sua acção e drama. 




     Uma espécie de Spider-Man insano no que à personalidade diz respeito, Deadpool  veria a sua revista cancelada e substituída, em 2002, por Agent X, no número 69, contudo, e apesar deste percalço, Wade voltaria às luzes da ribalta. 

     Após partilhar uma série com o antigo inimigo Cable, Deadpool regressaria aos seus títulos mensais a solo por volta de 2008. 

     Durante essa altura, Deadpool ganharia contornos cada vez mais heroicos que lhe iriam valer uma posição, em 2015, na Avengers Unity Squad liderada por Steve Rogers.

      Nada mal para um mercenário que começou como vilão, pois não?