Estreando nos cinemas em 2005, Revenge of the Sith marcou a conclusão da saga do jovem Anakin Skywalker e o consequente final das "malogradas" prequelas. 

     Visto como um filme em muito superior aos dois que o antecederam, Revenge of the Sith tem o seu maior momento precisamente aquando do seu final, com Anakin a assumir, definitivamente, o manto e máscara de Darth Vader, um dos vilões mais populares de todos os tempos. 



     Contudo, a sua grandiosidade, enquanto filme, não se esgota nesse derradeiro suspiro, mas extende-se a três pontos chave situados em alturas distintas do mesmo.

      O primeiro desses pontos viria durante a sequência de abertura do filme. 



     No meio de uma batalha espacial entre as forças republicanas e as separatistas, Obi-Wan e Anakin infiltram-se na nave principal de Dooku, tendo em vista o resgata do captivo Senador Palpatine. 

     Segue-se uma violenta batalha na qual Obi-Wan é deixado inconsciente pelo poderoso Sith, restando apenas Anakin para lidar com ele.

      Instigado pelo Senador e deixando-se levar pelos seus próprios sentimentos de raiva e ódio, Anakin não só derrota o mesmo oponente que lhe havia custado um braço no Episode 2, como o executa após o ter desarmado, naquele que seria mais um passo rumo ao lado negro e sedutor da Força.



     O segundo momento, mais a meio da película, remete-nos para outra luta. 

     Esta, disputada no distante planeta de Utapau, coloca Obi-Wan frente a frente com o comandante do exército dos droídes, o mortífero ciborgue, General Grievous. 

     Embora ostentando quatro sabres de luz, retirados de Jedi's mortos por si, Grievous depressa se apercebe que não é rival para as habilidades superiores de Obi-Wan. 

     Após uma breve, mais emocionante perseguição, Obi-Wan elimina o General, não com um sabre de luz, perdido durante a mesma, mas com o recurso a um disparo de blaster bem colocado. 



     O terceiro e último desses momentos remete-nos para as duas batalhas finais, disputadas na capital da Républica, em Coruscant, entre Palpatine e Yoda, e no planeta flamenjante de Mustafar, entre Anakin e Obi-Wan.

      Contudo, e embora a batalha entre o agora Imperador Palpatine e o pequeno Yoda seja impressionante, o destaque tem que recair sobre o bastante mais emotivo duelo em Mustafar. 



     Num conflito que opõe aluno contra mestre e amigo contra amigo, Obi-Wan tenta, a todo o custo, apelar ao lado humano de Anakin e, com isso, trazê-lo de volta para a luz.

      Contudo, o lado negro já ganhou raízes no talentoso Jedi e "apagou" por completo a essência de Anakin do seu âmago. 

     Obi-Wan, mais experiente, vence sem conseguir, contudo, matar o agora Sith Lord Dart Vader. Em vez disso, Obi-Wan parte, de coração partido, deixando para trás o corpo dilacerado e quase inteiramente carbonizado de Anakin. 

     Um corpo que o Imperador viria resgatar e transformar num novo pesadelo ciborgue ao lado do qual governaria a galáxia durante mais de vinte anos...