Embora seja relactivamente desprezado pela esmagadora maioria dos fãs de Star Wars, a primeira das prequelas, lançada para os cinemas em 1999, não deixou de ter os seus momentos altos. 



     O primeiro deles surgiu aquando da corrida de Pod's no planeta deserto de Tatooine. 

     Um ainda infante Anakin Skywalker é "instigado" pelo mestre Jedi Qui-Gon Jinn a participar na mortífera corrida, confiante que a capacidade do jovem em manipular a força fosse grande o suficiente para o fazer triunfar numa corrida na qual nunca logrou sequer conseguir terminar.

      No final a fé de Qui-Gon Jinn revelou-se acertada, com o jovem Skywalker a conseguir vencer a corrida e consequentemente a libertar-se da sua condição de escravo. 

     Uma corrida que em muito nos faz lembrar jogos futuristas como Wipeout ou F-Zero, a Pod's Race de Tatooine teve direito ao seu próprio jogo, Star Wars Episode 1 - Racer, para a N64, também em 1999.




     O segundo momento alto de Phantom Menace veio já perto da sua conclusão, aquando da fantástica luta a três entre Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi e o Sith Lord Darth Maul. 

     O poderoso Sith, aprendiz de Sidious, consegue aguentar com ambos os Jedi's e chega mesmo a eliminar Qui-Gon, despertando a fúria de um ainda jovem e inexperiente Kenobi. 

     Será perto de uma derrota que se previa iminente que Obi-Wan, servindo-se da hubris do seu oponente, consegue finalmente ganhar vantagem e com um único golpe terminar a já longa luta. 

     A última coisa que vemos é Darth Maul, cortado em dois, a cair na direcção do infinito.