É chegada a hora de mais um Halloween e, como tal, nada melhor que a elaboração de mais um Top que aborde esse mesmíssimo tema. 

     Desta vez, vamos ver os 5 melhores jogos, de sempre, da série da Konami, Castlevania. 
Nenhum jogo de vídeo capta o espírito da época de forma tão precisa.

      Em virtude de serem tantos os jogos de qualidade nesta série em questão, não foi fácil elaborar o Top. 
No entanto, cá está.

      Boa leitura!






5 - Aria of Sorrow




     O último Castlevania a ser lançado para o GBA, em 2003, colocava-nos na pele do jovem estudante, Soma Cruz, que é, nada mais, nada menos que a reencarnação de Dracula. 

     Numa aventura situada, pela primeira vez, fora do continente europeu, Cruz devia ultrapassar as armadilhas do castelo, ao mesmo tempo que procurava evitar o renascimento do senhor das trevas que residia dentro de si.

       Aria of Sorrow tomava lugar em tempos mais contemporâneos aos nossos e serviria de base para o desenvolvimento de futuros jogos da série para a DS.





4 - Lords of Shadow




     Uma das entradas mais recentes na série e um reboot à mesma, Lords of Shadows leva-nos para um tempo antes de Dracula e conta-nos a epopeia de Gabriel Belmont enquanto este luta para ressuscitar a esposa defunta. 

     Graficamente impressionante, Lords of Shadow é um jogo muito mais assente em acção pura, misturada com uma boa dose de puzzle solving e plataformas.

      Um verdadeiro épico de 2010 e um novo olhar sobre uma das mais antigas franchises do universo dos jogos de vídeo.





3 - Rondo of Blood




     Uma autêntica pérola das 16 Bits e, sem sombra de dúvida, o melhor jogo disponível para o PC Engine CD, Rondo of Blood conta-nos a aventura de Richter Belmont. 

     Este aventura-se no castelo de Dracula com dois propósitos em mente.
 Primeiro, resgatar a sua esposa, Annette. 
Segundo, eliminar o Conde. 

     Uma inesquecível intro dá o pontapé de saída para este jogo, de 1993, que seria o percursor do nrº 2 da nossa lista...





2 - Symphony of The Night




     Indiscutívelmente uma das melhores entradas em toda a série, este jogo que sairia em 1997 para a Playstation e, mais tarde para a Sega Saturn, introduziu inúmeros elementos de exploração e role playing até então apenas vislumbrados no pouco renomado Castlevania 2, para a NES. 

     Symphony of The Night colocava o jogador na pele de Alucard, nada mais que o filho de Dracula. Sem o famoso Vampire Killer, mas dotado de diversos poderes de natureza vampiresca, Alucard vai tentar colocar um ponto final em um novo mal que brota no castelo de seu falecido pai.





1 - Super Castlevania IV




     O mais icónico dos Castlevanias em toda a sua glória 16 Bits. Super Castlevania IV pode ser "apenas" um remake do original da NES, todavia este é um jogo que não se limita a ser só uma "cara lavada". 

     Mais do que gráficos, Super cria toda uma ambiência, muito por causa da estupenda música, que nunca viria a ser totalmente alcançada. 

     Nunca o gameplay foi tão preciso ou o famoso Simon Belmont tão fácil de controlar.
 Este é um jogo bem merecedor do nome Super.