Equipas de Outro Mundo


     No universo das Comics são muitas as tentativas de se criarem equipas que servissem de contraponto às forças da magia negra e do paranormal. 

     Equipas típicas de super-heróis, como os Avengers ou a Justice League, não pareciam ser as mais indicadas para adentrar em tais mundos místicos e desafiarem as ameaças que daí adviessem, pelo que as grandes editoras, e não só, criaram novas equipas especificamente para esse nicho. 

    Algumas destas formações paranormais vão ser o que iremos ver de seguida. 
Boa leitura!



Nightstalkers



     Esta equipa formada em 1992 e que fez a sua primeira aparição numa comic do mesmo nome, tinha por objectivo a aniquilação da ameaça vampira, especificamente a do Conde Drácula. 
Curiosamente todos os seus três membros, Blade, Hannibal King e Frank Drake, eram, também eles, vampiros. 

      Mais tarde foi revelado que os Nightstalkers foram reunidos pelo místico supremo da Terra, um tal de Doctor Strange, que pretendia usar um feitiço muito específico, a Montesi Formula, para aniquilar de vez, e simultâneamente, toda a espécie vampiresca. 

     A formação seria extinta em 1994, com o nrº 18 da sua comic e após um confronto decisivo com o primeiro vampiro, Varnae.
Muitos de seus membros, como é o caso de Blade, seriam integrados nos Midnight Sons.



The Legion of The Unliving



     Procurando um meio de derrotar os Avengers, os senhores do Tempo, Kang e Immortus, criaram a sua própria equipa cujos membros eram indivíduos retirados de diferentes eras temporais. 

     Surgindo em 1975, em Avengers #131, a Legion tinha na sua formação alguns elementos que estavam efectivamente mortos no presente, como Bucky, o Human Torch original ou o primeiro Baron Zemo e Wonder Man, por exemplo. 
A Legion estava, ainda, repleta de conhecidas criaturas da noite como Drácula, o Monstro de Frankenstein ou Baron Blood. 

     A equipa seria reunida em outras ocasiões, nomeadamente por entidades cósmicas com o Grandmaster ou por místicos como o Grim Reaper. 
 A sua última aparição, em Avengers #11 (vol 3, de 1998), vai ser particularmente desconcertante, com uma equipa formada exclusivamente de Avengers falecidos como a Mocking Bird ou o Captain Marvel. 



Shadowpact



     Em 2005, aquando dos eventos de Days of Vengeance, que viu o Spectre tentar destruir toda a magia do Universo DC, uma equipa foi formada para fazer aquilo que a JLA não podia, conter aquele que é apelidado como a vingança de Deus. 

     Constituída por Ragman, Blue Devil, Detective Chimp, Enchantress, Nightmaster e Nightshade, o grupo, chamado Shadowpact acabaria por não conseguir fazer grande mossa ao Spectre, contudo continuaria em actividade, contendo inúmeras ameaças de natureza sobrenatural. 

      Pelo menos até à sua batalha temporal com Sun King que, efectivamente, apagou toda a existência da formação.



JLD



     Após a derrota da Justice League às mãos de uma descontrolada Enchantress, foi necessário reunir uma nova equipa mais adequada para a situação. 
Liderada pelo enigmático e pouco confiável John Costantine, a recém-criada Justice League Dark vai conter, com sucesso, a Enchantress.

     Surgindo nas páginas de JLD #1, em 2011, a equipa conhece diversos membros desde a sua formação, com destaque para Frankenstein, Zatanna, Night Nurse, Andrew Bennett ou a Madame Xanadu, contudo todos estes, a certa altura, abandonaria a formação, geralmente por incompatibilidade com a liderança de Constantine. 

     Um dos poucos que resiste desde o início é Deadman...



X-Humed



     A melhor forma de vermos uma equipa de mutantes zombies fora do contexto da série Marvel Zombies, já havia surgido nas páginas de Sensational She-Hulk #34, em 1991. 
Experimentado neste género de coisa, depois de já ter convocado a Legion of The Unliving durante um encontro com os West Coast Avengers, o vilão Black Talon resolve "ressuscitar" quatro mutantes falecidos faz muito, muito tempo. 

     Harry Leland (o primeiro Black Bishop do Hellfire Club), Changelling, Living Diamond e Scaleface são trazidos de volta para enfrentarem Jennifer Walters, também conhecida como She-Hulk.

      Os mutantes zombificados tinham a particularidade de serem todos personagens associadas aos X-Men e envergavam uniformes equivalentes aos da equipa original do Professor Xavier.



Howling Commandos



         Não falamos da divisão liderada por Fury durante a Segunda Guerra, mas de uma formação criada, pelo próprio, para lidar com as ameaças sobrenaturais do mundo. 

     Surgindo em 2005, numa mini-série de seis números, estes novos Howling Commandos eram constituídos por War Wolf, Living Mummy, o zombie John Doe, Frankenstein, entre outros e eram liderados, em batalha, pelo agente da S.H.I.E.L.D, Quatermain. 

     Uma versão actualizada surgiu recentemente na série de animação Ultimate Spider-Man