Desenvolvido pela Capcom para a DS em 2004, Trials and Tribulations constitui a terceira entrada da popular série de advogados Ace of Attorney. 

     Nesta visual novel adventure a acção centra-se, uma vez mais, no talentoso advogado de defesa, Phoenix Wright. 

     Com um total de cinco casos distintos, mas ligados à sua maneira, Wright irá procurar resgatar os seus clientes a todo o custo. 
E como o irá fazer?




      Da mesma maneira que os títulos anteriores nos habituaram.
 Uma vez mais para podermos prosseguir na história é necessário investigar bem todas as localizações e interrogar, exaustivamente, todas as pessoas. 

     Qualquer pedra deixada por virar pode revelar-se deveras importante. 
Mais ainda porque a storyline de Trials and Tribulations assim o exige. 

     As provas reunidas não são permitem avançar a história propriamente dita, como desbloqueiam novas localizações, sendo acumuladas no nosso menu de forma a poderem ser usadas, mais tarde, em tribunal. 




     O questionamento de certas personagens pode revelar-se complicado...devido à existência dos chamados psyche-locks. 

     Esta espécie de aloquete só se torna visível pelo uso da pedra mística da família Fey, a Magatama. Quebrando estes mesmos locks possibilitará, por sua vez, a obtenção de novas e importantes pistas para serem usadas mais tarde. 

     No entanto, outro aspecto essencial para se conseguir ser bem sucedido neste jogo assenta no chamado cross-examination. 
Este é feito já em tribunal e permite-nos questionar a veracidade de certos pontos de um determinado testemunho.

      É por via do cross e das evidences que conseguiremos "levar a água ao nosso moinho". 
Assim como o gameplay, também os gráficos, música e characters design permanecem os mesmos. Trials and Tribulations mantêm o mesmo feel dos dois títulos anteriores da série, mas, simultâneamente, traz-nos uma nova e fresca aventura que explora ainda mais a relação da família Fey com Wright e os começos humildes do talentoso advogado de defesa. 




     Repleto de personagens caricatas, como o ladrão mascarado Mask DeMasque ou a perigosa Dahlia, Trials and Tribulations mantém aquele charme de anime/manga que desde sempre o caracterizou. 




     Embora o seu replay value seja diminuto, assim que o jogo tiver sido concluído, Trials and Tribulations é um título daqueles títulos que irá-nos divertir imenso enquanto durar. 

     A sua própria natureza, episódica, torna-o um must have para qualquer detentor de uma DS ou 3DS. 

     Altamente aconselhável.