Pokémon é uma das maiores séries de todos os tempos. 
Disso não há dúvida.

     Com um anime que se estende nas nossas televisões desde 1997 e com uma série de jogos igualmente antiga e popular, Pokémon tem conquistado os nossos corações desde que podemos explorar o seu mundo no pequeno ecrã do Gameboy. 

     No entanto, o seu apelo não reside tanto no treinador e na sua história, seja ele Ash ou Red, mas antes nos pequenos "monstros de bolso" que o mesmo apanha no percurso.
 São estas criaturas que despertam o nosso interesse e fazem de Pokémon uma marca valiosa. 

     Tendo isto em atenção, é tempo de contarmos o nosso Top 15 Pokémons de Primeira e Segunda  Geração, pela sua relevância e popularidade. 
Hoje começámos do 15 e vamos até ao 11. 
A presente lista foi elaborada pelo jovem aficionado Tiago Jesus e escrita por Ivo Silva.

     Boa leitura e até daqui a um mês!





15 - Psyduck



     O desajeitado pokémon psiquíco da Misty, Psyduck surge sempre nas alturas menos oportunas. Embora seja relativamente poderoso, Psyduck não serve, na maioria das vezes, para muito mais que um mero comic relif da série de animação. 

     Fazendo a sua estreia em Red e Blue, para o Gameboy, em 1999, Psyduck é conhecido por ser um pokémon que sofre constantemente de intensas dores de cabeça.





14 - Onix



     O gigantesco pokémon de pedra que servia como defensor do treinador de ginásio da cidade de Pewter. 
     
     Com dois treinadores distintos, ao longo da sua vida, Brock e o irmão mais novo, Forrest, Onix desenvolveria uma espécie de rivalidade com Pikachu, fruto da sua derrota às mãos do pequeno roedor nos primeiros episódios da série. 

     Poderoso e rápido, para o seu tamanho, Onix seria mais um a estrear-se em Red e Blue do Gameboy.





13 - Meowth



     Este não é um dos pokémons mais poderosos, contudo o que lhe falta em poder, o pequeno felino compensa em carisma. 

     Um dos pouco pokémons capazes de fala humana, Meowth ganha ainda destaque pela sua posição como membro do infame Team Rocket, os "vilões" titulares da série de animação.





12 - Pidgeotto



     Um pokémon pássaro que é a evolução definitiva do pequeno e comum Pidgey, foi um dos primeiros pokémons caçados por Ash. 

     Capaz de voos picados e mortíferos, Pidgeotto é um adversário de respeito que surgiria, também em Red e Blue.





11 - Gyarados



     Este aterrorizante e poderoso pokémon marinho tem a sua génese no mais que inútil Magikarp. Geralmente na posse de treinadores especializados no género aquático, como Misty, Lance ou Crasher Wake, Gyarados é um pokémon que vive para a destruição.
 Uma espécie de Hulk marinho. 

     Presente nos dois primeiros títulos da série de jogos, Gyarados é um dos poucos a possuir duas palettes distintas de cores. 
Por um lado temos o tradicional azul e, por outro, o mais incomum vermelho, que faria a sua estreia em Gold.

       Gyarados foi um dos poucos pokémons abençoados com uma Mega Evolução, em X e Y.