Vilão ou Herói?


     A personagem Yellowjacket é nada mais, nada menos que uma das múltiplas identidades, quarta para ser exacto, adoptadas por Hank Pym.
  
     Pym tornou-se conhecido na sua identidade Ant-Man, fazendo a sua primeira aparição na pele de herói nas páginas de Tales to Astonish #35, em 1962. 

     Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, Hank Pym ganharia uma parceira, Wasp, nas páginas do nrº 44 de Tales to Astonish e ajudaria a fundar os Avengers no ano seguinte. 




     Um renomado cientista, pioneiro nos campos da química e robótica, Pym nunca se sentiu confortável na posição de herói. 

     Assumindo a identidade de Giant-Man e , mais tarde, Goliath, e ostentando um set distinto de poderes daqueles que possuía como Ant-Man, Pym acabaria por, em 1969, desenvolver outra persona heróica, a de Yellowjacket. 

     Esta surgiria após um acidente de laboratório que fará com que Pym tenha um esgotamento nervoso, o que, por sua vez irá contribuir bastante para a criação da mesma. 
Um Yellowjacket confiante e cabeça quente apareceria, pela primeira vez, em Avengers #59.




      Esta versão mais errática de Hank Pym afirmava tê-lo morto e, por essa razão, entrou em conflito com os Avengers, especialmente Hawkeye. 

     Apenas Janet, a Wasp, se apercebeu que ambos eram a mesma pessoa. 
Eventualmente, Pym irá regressar aos seus sentidos após salvar Janet de uma investida do Circus of Crime.
  Pym irá manter a sua persona de Yellowjacket após esses eventos. 




     Nessa identidade, Pym perdia a força e a habilidade de crescer para os níveis gigantescos de Goliath e Giant-Man, mas voltava a ter as habilidades diminutas de Ant-Man, bem como controlo sobre insectos. 

     Uma novidade no seu arsenal de poderes era a capacidade de disparar rajadas, como a Wasp fazia. 
A identidade de Yellowjacket estará associada a alguns dos capítulos mais brilhantes e negros da longa história de Hank Pym. 




     Seria nesta identidade que Pym iria desposar Janet, mas seria igualmente como Yellowjacket que Pym iria-se juntar (temporariamente) aos Masters of Evil após diversos eventos que o levariam a ser o terceiro Avenger a ser expulso da equipa (Hulk e Swordsman foram os outros dois). 

     Á identidade de Yellowjacket estaria ainda associado um outro capítulo negro da vida de Pym, o da agressão à sua esposa, Janet Van Dyne. 




     A identidade de Yellowjacket seria usada, também, pela jovem Rita DeMara, mas para fins inicialmente menos benevolentes. 
Rita iniciaria a sua carreira como Yellojacket nas páginas de Avengers #264, em 1986. 

     Roubando o equipamento de Pym, Rita ingressaria nos Masters of Evil, de Baron Zemo, que tomariam de assalto a mansão dos Avengers. 
DeMara tem uma história tão convulsa como a do seu antecessor.

     Depois da sua participação no assalto à mansão, a jovem irá juntar-se aos Avengers no confronto com HIM, durante a Evolutionary War. 




     Após essa breve participação, Rita juntar-se-ia às Femizons e novamente aos Masters of Evil, antes de ingressar nos Guardians of the Galaxy. 

     Indo com estes para o futuro, Rita regressará para, de novo, ingressar nos Avengers, ao serviço dos quais irá padecer, em Avengers: The Crossing #1, em 1995. 

     Temporariamente ressuscitada pelo Chaos King, durante a Chaos War, a personagem regressaria ao reino dos mortos pouco depois, sendo o seu status actual desconhecido. 




     House of M #1 , em 2005, marcaria a estreia de um novo Yellowjacket que aparentava ser Hank Pym, mas que, na verdade não o era.

      Membro de uma raça de transmorfos alienigenas, os Skrulls, Criti Noll I foi destacado para substituir o Avenger Hank Pym. 
Embora inicialmente estável, Noll I sofreu o mesmo género de esgotamento que afectou Pym no passado e revoltou-se contra os seus camaradas Skrulls. 

     Morto pelos guardas imperiais, Noll seria substituído por um segundo Criti Noll que seria o braço-direito da Rainha Veranke e um dos principais responsáveis pela Secret Invasion.
  Criti Noll II morria durante os eventos decorridos em Avengers: The Initiative #19.



     Para além destes quatro Yellowjackets existiram mais outros dois, fora do Universo Marvel Tradicional. 

     O primeiro é Ultron, cuja versão no Universo Ultimate adoptou a identidade e criou o seu próprio set de Avengers mecanizados para eliminar a população humana do planeta.
 Este Yellowjacket surgiu primeiro nas páginas de The Ultimates 3 #4, em 2008. 




     O segundo é Darren Cross, um empresário maligno nas comics e o responsável indirecto pelo nascimento do segundo Ant-Man, Scott Lang, Cross veste a pele de Yellowjacket no grande ecrã. 

     Na sua versão cinematográfica, Darren é um protegido de Pym que pretende usar o facto e identidade de Yellowjacket para fins menos benevolentes que os de Pym.
  Darren apareceu, pela primeira vez, em Marvel Premiere #47, em 1979.



     Nota: Um dos filhos de Janet e Hank, em um futuro alternativo (o da mini-série Fantastic Four : The End), assumiu a identidade de Yellowjacket.

     Herói ou vilão, qual a verdadeira essência desta personagem?