Com o filme Ant-Man  já aqui nada melhor do que dar-mos uma vista de olhos pelos dois homens que irão tomar nas suas mãos a identidade do herói no cinema. 

     Depois de termos abordado três dos maiores momentos de Hank Pym, é hora de fazer o mesmo por Scott Lang.




     O segundo homem a ostentar a identidade de Ant-Man, o mecânico Scott Lang não a obteve da forma mais honesta. 
Roubando o equipamento de Pym de forma a o poder usar para salvar a vida da filha, Cassie Lang, Scott, que já tinha ficha criminal, marca a sua estreia no nrº 47 e 48 de Marvel Premiere, em 1979. 

     Criado por John Bryne, David Michelinie e Bob Layton, o novo Ant-Man recebeu a benção de Pym e começou uma das maiores carreiras heróicas do Universo Marvel.



Primeiro Encontro com os Avengers



     Scott Lang cruzar-se-ia, pela primeira vez, com os heróis mais poderosos da Terra nos números 194, 195 e 196 de Avengers. 
O pequeno herói irá auxiliar os Avengers, no resgate da Wasp e na consequente luta com Taskmaster. 

     Após esse primeiro "choque", a personagem irá ajudá-los em diversas outras ocasiões, com destaque para os embates com Absorving Man e Titania, até, eventualmente tornar-se membro efectivo dos mesmos, em Avengers # 62 (vol 3).



Membro dos Fantastic Four



     Lang seria convidado para se juntar à primeira família da Marvel no começo da década de 90, (mais propriamente em Fantastic Four #384) após a aparente morte de Reed Richards. 

     Visto como o novo cientista do grupo, Lang abandonará a equipa, pouco depois do regresso de Reed, ainda que para regressar em outras ocasiões, nomeadamente quando toda a equipa, com excepção do Human Torch tiver desaparecido na Negative Zone. 




     Em tempos mais recentes, e após o retorno de Johnny Storm, que havia sido dado como morto, Reed Richards vai restaurar os Fantastic Four, entregando as rédeas de comando da Future Foundation (uma equipa criada das cinzas do FF original) a Scott Lang.



Inspiração na Morte



     Scott Lang era um dos heróis mais respeitados pela comunidade heróica. 
A sua morte, durante os eventos de Avengers Dissembled, em Avengers #500, vão fazer com que a filha, Cassie Lang, se decida a, ela própria, seguir a tradição iniciada pelo pai. 

     Adoptando o nome de Stature, e ostentando poderes muito similares aos de Pym aquando da sua fase Giant-Man, Cassie irá ser a primeira recruta de um novo grupo de Avengers, os Young Avengers. 



     Esta não seria a única vez que a veríamos a tentar honrar a memória do pai.
 No Universo futuro chamado MC2, a jovem vai adoptar a identidade de Stinger, com poderes baseados nos de Ant-Man e Wasp, e vai atender à chamada de Mainframe (um outro Iron Man) para fazer parte de uma nova geração de Avengers (isto em A-Next #1).