A melhor lutadora do Mundo



     Esta perita em artes marciais teve a sua estreia no mundo dos jogos de vídeo no icónico Street Fighter 2, desenvolvido pela Capcom em 1991. 

     A primeira lutadora feminina seleccionável e uma das mais reconhecíveis cara deste género de entretenimento, a importância da jovem chinesa é inquestionável. 

     Introduzida no mundo de SF como uma agente da Interpol em busca de vingança pela morte do pai às mãos do vilão da série, M.Bison, Chun-Li depressa se tornou uma fan-favorite pelos seus ataques rápidos e letais. 




     Fluente em diferentes línguas, especialista no uso de armas de fogo e conhecedora de cinco artes marciais distintas (Tai Chi Chuan, Karaté, Taekwondo, Capoeira e Sanda), esta é uma mulher com a qual não se deve brincar. 

     Marcando presença em todos as futuras sequelas e prequelas de Street Fighter, Chun-Li iria surgir, também, nos diferentes jogos crossover, puzzle e pachinko que a sua companhia, Capcom, iria desenvolver. 




     Para além de personagem seleccionável nesses diferentes títulos, Chun-Li iria fazer pequenas cameos em jogos como Breath of Fire, Mega Man 9 ou Final Fight 2. 

     Vista quase sempre do ponto de vista heróico, só por duas ocasiões a valente lutadora aparecerá como antagonista, em Street Fighter x Mega Man (como um dos Bosses) e X-Men vs Street Fighter (como Shadow Lady, uma versão sua controlada por M.Bison). 





     No entanto, nem só de jogos vive a personagem, Chun-Li marcaria presença em diferentes Animes, Mangas e Live-Action Movies, com diferentes graus de sucesso. 

     Um dos filmes, o de 2009, com Kristin Kreuk, ser-lhe-ia inteiramente dedicado, embora a interpretação de Ming-Na, no filme de 1994, bem como a icónica luta com Vega na versão animada nesse mesmo ano, sejam bastante mais memoráveis e significativas.