No filme de animação lançado em 1986, The Transformers: The Movie, o líder, de longa data, dos Autobots, juntamente com diversos dos seus compatriotas, vai ser destruído. 

     Pegando na história logo a seguir aos eventos da segunda temporada dos desenhos animados da Primeira Geração, o filme vai-nos mostrar um violento e inesperado ataque à Autobot City, na Terra. 


     Este ataque, levado a cabo pelos Decepticons, chefiados por um tal de Megatron, irá ceifar da existência diversos membros da facção mais heróica de robots.

     Optimus Prime, o mais valoroso de entre estes mesmos heróis, vai cair após um disparo cobarde de Megatron, a quem, momentos antes, Prime havia derrotado em combate singular e demonstrado clemência. 

     Megatron também fica em mau estado, sendo que Starscream, o segundo em comando, dá a ordem de retirada aos restantes vilões. 


     Optimus é levado para a zona hospitalar, mas já não há nada a fazer, pelo que antes de efectivamente falecer, Prime passa a Matrix of Leadership para o jovem robot, Rodimus. 

     Esta morte, que chocou inúmeros fãs da série, na época em que surgiu, não deixa de ter a sua ironia e implausibilidade, sobretudo se considerarmos que Optimus "morreu" por causa de um mero disparo no chassi...algo que acontecia com frequência na série. 

    Raios...Optimus chegou a ser totalmente desmantelado, ao ponto de só a sua cabeça estar operacional...Mas o que estava feito, estava feito e tanto Optimus, como diversos outros Autobots permaneceriam mortos, com Rodimus a ser declarado o novo líder, e protagonista, dentro dos robots heróis. 


     Optimus Prime regressará, no episódio 73 da Primeira Geração, mas de uma forma um pouco mais...zombificada. 
Optimus ataca Rodimus, dizendo que ele não é merecedor da Matrix. 

     Este pesadelo, passado abordo de uma espécie de nave funerária Autobot, tem o seu eventual término quando os heróis descobrem que tudo não passou de uma armadilha dos Quintesson. 

     Optimus recupera as faculdades e salva os restantes heróis, com a consequência dele próprio perder a vida...de novo.