Wanda Maximoff, também conhecida como Scarlet Witch foi criada por Stan Lee e Jack Kirby corria o ano de 1964.
Apresentada, inicialmente, como uma mutante com a habilidade de alterar probabilidades, Wanda e o irmão gémeo, Pietro Maximoff, apelidado de Quicksilver devido à sua super-velocidade, foram acolhidos pelo mestre do magnetismo, Magneto.

     Sem saberem, na época, que o perigoso vilão era, na verdade, o seu verdadeiro pai biológico, Wanda e Pietro tornaram-se membros da Brotherhood of Evil Mutants.





     Após diversos conflitos com os X-Men, os gémeos, insatisfeitos com a vida de vilania, decidem abandonar a Brotherhood.
Tentando enveredar por um  caminho mais heróico, Wanda e Pietro são aceites nos Avengers.

     Seria aí que Wanda conheceria o seu futuro marido na imagem do sintozoide Vision.
O casamento alienaria Quicksilver da irmã por um tempo, no entanto, ambos se iriam reconciliar aquando do nascimento da filha de Pietro, Luna.





      Tanto Scarlet Witch como o seu irmão, depois de um breve período a pensarem nos heróis Golden Age, Whizzer e Miss América, como sendo os pais biológicos, acabariam por descobrir a verdade, após uma viagem  a Wundagore, na Hungria.

     O relato de Bova, a mulher-vaca, revelou como pais dos gêmeas, Magda e o já referido Magneto. Wanda decidiu, em certo ponto da sua vida, aprofundar a sua ligação à magia.
Aprendiz de Agatha Harkness, Wanda passou a manipular a instável Chaos Magic.
Usando-a, juntamente com dois pedaços da alma de um senhor infernal (Mephisto), Wanda, que desejava ter filhos a todo o custo, vai "literalmente" criá-los.





     Após um período de felicidade junto ao marido e respectivos filhotes, a vida de Wanda vai sofrer duros reveses, com a entrada na década de 90.
Vision será "desmontado" e terá a mente apagada.
Os filhos, revelada a sua origem, vão ser reabsorvidos por Mephisto.

      Devastada, Wanda cai num estado catatónico.
Nesse periodo, manipulada por Immortus, veremos Wanda abraçar o seu lado mais maligno e atacar, violentamente, os West Coast Avengers.
Toda a experiência será apagada da mente da jovem feiticeira por Agatha Harklness, no entanto, anos mais tarde, e através de manipulações por parte de Dr. Doom, Wanda voltará a explodir.





     Muito pior que da outra vez, a mutante arrasa a mansão dos Avengers e leva à morte de diversos dos seus membros mais relevantes.
Eventuais tentativas em recuperar a sua mente, por parte de Doctor Strange e Professor X, irão conduzir ao evento House of M e à sua subsequente sequela Decimation, que deixará a comunidade mutante reduzida a uns meros 198 indivíduos.





     Actualmente, Wanda tenta recuperar a sua posição na comunidade heróica.
Arrependida pelos seus actos, a Scarlet Witch descobriu que os filhos ainda existem, na figura dos Young Avengers, Wiccan e Speed.
Mesmo sem ter, ainda, o perdão de Vision, Maximoff regressou aos Avengers para integrar a Unity Squad (uma formação conjunta dos Avengers e X-Men).