O sucesso da Marvel Studios é inegável. Eles souberam traduzir os tradicionais super-heróis para o grande ecrã, com grande precisão e categoria. 
Aproveitando este sucesso, surgiu a série televisiva que se foca na SHIELD, uma agência que lida com as crises extra-terrestres e meta-humanas, a nível planetário. 
Espiões, cientistas, soldados, os agentes da SHIELD arriscam as suas vidas diariamente e, muitas vezes sem direito a um final feliz.





Este Top é dedicado à nata da SHIELD. 
Vamos ver os 10 melhores agentes da SHIELD.
  Enjoy!





10 - Mockingbird (Bobbi Morse)




     Formada em Biologia, Morse decidiu tornar-se numa agente da SHIELD. 
Originalmente destacada para redescobrir a fórmula de super soldado, Bobbi, rapidamente, ascendeu nos escalões da SHIELD, após uma missão bem sucedida na Savage Land. 
Morse dava pelo nome de Mockingbird quando encontrou aquele que seria o seu futuro marido, Hawkeye. 
Foi através dele que Morse adentrou nos escalões dos Avengers. 
Fundadora da divisão Oeste da equipa, os laços de Morse com a SHIELD foram-se desvanecendo. 
Só em tempos recentes é que Bobbi voltaria a ter algum contacto com a agência internacional, ao fazer parte de uma equipa black-ops, os Secret Avengers.



9- Captain Marvel (Carol Danvers)




     Esta Capitã da Força Áerea Norte-Americana era um soldado exemplar quando foi apanhada pela explosão de um artefacto de origem Kree.
Desenvolvendo poderes extraordinários, Carol assumiu a identidade de Miss Marvel.
Membra de diversas incarnações de Avengers, Carol tem laços de amizade com os X-Men, particularmente Wolverine e Beast. 
Resiliente, Carol já passou por muito na sua vida, mas mesmo após ter perdido os poderes e as memórias, após um embate com a na altura criminosa Rogue, nunca desistiu. 
Muito pelo contrário. Carol reinventou-se vezes e vezes sem conta. Embora as suas ligações com a SHIELD sejam, nesta altura, ténues, houve um tempo no qual, a agora Captain Marvel chegou a liderar a sua própria taskforce da SHIELD.
 Esta equipa, chamada de LightiningStrike, contou com a participação de personagens com Aranã, Machine Man e Wonderman (Para além de contarem com o seu próprio mini-hellcarrier).



8 - Clay Quatermain




     Clay foi um dos amigos mais próximos de Fury, bem como um dos agentes mais competentes da SHIELD. 
Marcando a sua primeira aparição no número 163 da revista Strange Tales, corria o ano de 1967, Clay destacou-se em missões contra a I.M.A e o Yellow Claw. 
No entanto, as suas missões de maior destaque foram as que levou ao lado da unidade especial, os Hulkbusters, destacada para parar o Hulk. 
Esta sua ligação ao Golias Verde conduziria à sua morte, às mãos de um psicótico Doc Samson, nas páginas de Hulk nrº 23.



7 - Agent 13 (Sharon Carter)





     Inspirada pelas aventuras da sua tia, Peggy Carter, Sharon irá tornar-se uma agente da SHIELD. Assumindo o nome de código, Agent 13, Sharon iria participar em diversas missões junto do seu amado Steve Rogers. 
Sharon já teve encontros com alguns dos maiores vilões da Marvel, entre eles Red Skull e Dr. Doom. Chegou, inclusive, a ser dada como morta às mãos de um dos andróides do Red Skull chamado, The Fourth Sleeper. 
Com uma participação de extrema relevância na conclusão da Civil War e em Secret Avengers, Sharon permanece como uma valorosa agente e parceira de Captain America.



6 - Spider-Woman (Jessica Drew)





     Filha dos cientistas Jonathan e Mirian Drew, Jessica ficou gravemente doente durante as pesquisas, levadas a cabo pelos pais, junto ao Monte Wundagore, na Europa. 
Numa tentativa desesperada de salvar a filha, Jonathan injectou-a com um soro experimental que continha d.n.a de aranha. 
Como resultado, a vida de Jessica seria salva, mas a criança permaneceria em animação suspensa durante anos e anos. 
Numa versão actualizada desta sua origem de 1977, foi revelado que os pais eram agentes da organização subversiva da HYDRA, e que agiam às ordens do General Wyndham. 
Acreditando que a HYDRA eram os bons da fita, a recém-desperta Jessica, que havia desenvolvido incrivéis habilidades aracnídeas, vai tornar-se em um dos seus agentes, a mortal Aracne. 
Destacada para matar Fury, Jessica opta por não concluir a missão e passa para o lado da SHIELD, ao perceber que o mal que a HYDRA representava.
 Apelidada de Spider-Woman, Jessica evolui muito ao longo dos tempos, chegando a ser membra de diversas formações de Avengers, bem como se destacando, em campo, ao serviço da SHIELD.



5 - Black Widow (Natasha Romanova)





     Uma das maiores agentes secretas de todos os tempos, Natasha, criada em 1964, foi treinada na mortífera Red Room, como agente do KGB. Casada com o herói russo, Red Guardian, Natasha começou como adversária do vingador blindado, Iron Man.
 Chegou inclusive a fazer uma parceria com o então vilão Hawkeye, para derrotar Tony Stark.
 Será após a morte do marido, que Natasha decide deixar a URSS e o KGB. Desertando para a América, Natasha, apelidada de Black Widow, será rapidamente recrutada para os escalões da SHIELD, onde se irá destacar. 
Natasha tem ligações com algumas das mais importantes personagens do Universo Marvel, destacando os Avengers, Wolverine e Daredevil. 



4 - Maria Hill




     Após os eventos de Secret War, que desgraçaram Fury aos olhos do Mundo, Hill foi a escolhida para o substituir como nova directora da Shield. 
A ela coube a tarefa ingrata de dar caça aos heróis "renegados", durante a Civil War.
 Com a chegada da HAMMER, de Norman Osborn, Hill iria ser fundamental para salvar a vida de um debilitado Tony Stark.
Mesmo sem ser a directora da SHIELD, Hill continua uma importante agente.



3 - Dum Dum Dugan




     Companheiro de armas de Nick Fury, durante a Segunda Guerra, Dugan é um, por vezes intempestivo irlandês.
 Recrutado, dos Howling Comandos, Dugan tornou-se no braço-direito de Fury, dentro da Shield. Dado como morto inúmeras vezes, Dugan serviu como director da SHIELD, durante as ausências de Fury e travou uma forte amizade com o Captain America.



2 - Philip Coulson



     Um dos homens de confiança de Fury, Coulson é um dos mais dedicados agentes da SHIELD. Fã confesso de Steve Rogers, Coulson foi o rosto amigável que Fury usou para montar os Avengers. Valentemente, Coulson daria a vida durante o embate com Loki, o que serviria para motivar os Avengers. 
Ressuscitado e, com sangue Kree nas veias, Phil serviu de mentor para a equipa do Ultimate Spider-Man, bem como ser-lhe-ia entregue a tarefa de reconstruir a SHIELD, como novo director, pelo próprio Nick Fury (após os eventos de Winter Soldier).



1 - Nick Fury




     A importância de Nicholas Fury para a SHIELD é inegável. Este velho "corcel" de batalha foi um dos primeiros agentes da organização. 
Assumindo, inúmeras vezes, a directoria, Fury coordenou operações por todo o mundo, enfrentando as ameaças da Hydra, I.M.A e Zodiac. 
Nem sempre o mais honesto ou correcto dos homens, Fury nunca perdeu de vista os interesses e bem estar daqueles que estavam à sua volta.
 Mesmo quando a SHIELD caiu, Fury continuou, liderando equipas com os Secret Warriors ou sozinho. 
Fury é o espião-mestre e, mais do que isso, é a alma da SHIELD.


Escrito por Ivo Silva