Começamos mais uma semana deste nosso mês de Outubro com uma incursão ao Universo DC. Mantendo-me fiel aos princípios do Halloween, vou falar-vos acerca de um dos maiores vilões dos Teen Titans e uma das criaturas mais aterradoras e demoníacas que alguma vez foi criada por esta editora norte-americana. Falo de Trigon, um demónio de origem extradimensional, cujas incursões ao plano terrestre haviam sido limitadas pela acção dos monges pacifistas da cidade mística de Azarath. Criado por Mark Wolfman e por George Pérez, Trigon estrear-se-ia nas páginas de “The New Teen Titans” nrº 2, de 1981. Seria através da filha, a empata Raven, que Trigon conseguiria, finalmente, arranjar um ponto de acesso para a Terra. É exatamente isso que veremos mais a seguir:


Terror of Trigon:




Este é um dos arcos mais famosos referentes aos Titans de Mark Wolfman. A verdadeira razão por detrás da reformulação e ressurgimento dos Titans esteve na necessidade de conter a ameaça que Trigon representava. Este Lord dos Infernos é a face do mal que arrasou incontáveis mundos e que procura fazer o mesmo com a Terra. Originalmente, a sua filha rebelde, Raven, procurou aliados capazes de parar o pai. A Justice League foi a escolhida. Todavia, a natureza demoníaca do sangue de Raven, detectada por Zatanna, fez com que a equipa se recusasse a ajudar. Isto forçou a jovem pacifista a recrutar os jovens heróis que se uniriam como Teen Titans. O que Raven não sabia é que ela era uma espécie de Anti-Cristo. Uma forma para o pai adentrar na dimensão terrena e provocar o final do Mundo.




 Nesta storyline que se vai prolongar dos issues 60 a 64 de “The New Teen Titans”, Trigon transforma, junto com uma Raven totalmente demoníaca (ver artigo Traidores dos Titans), a cidade de Nova Iorque na sua própria versão do Inferno. Raven corrompe os Titans, fazendo com que libertem o seu lado mais sombrio. Possuídos, os Titans fazem algo que normalmente não fariam...matam Raven. Tudo isto fazia parte do plano dos monges de Azarath, que enchendo o corpo de Raven com as suas energias positivas, conseguem banir Trigon e restaurar a Terra de volta à sua normalidade.



Evil Raven:





Raven, como já é tradicional no mundo das Comics, não permaneceu morta por muito tempo. A empata ressurge, sem a mácula de Trigon, e com um novo manto branco, como que a simbolizar um misto de renascimento e pureza. Após os eventos de “Titans Hunt”, Raven será uma das Titans desaparecida. Será no histórico nrº 100 de “The New Teen Titans” que Raven reaparecerá. Novamente, entregue ao seu lado demoníaco, Raven corrompe a ex-colega e amiga, Starfire, e arruína o casamento desta com Dick Grayson. 





As aparições seguintes de Raven são ao bom estilo de filmes como o Exorcista. Como uma enviada demoníaca, Raven procura espalhar as sementes de Trigon, de forma a fazer renascer os filhos mortos do mesmo. Pelo caminho, corrompe, mais uma vez, um grupo de Titans (Beast Boy e Supergirl estão entre os escolhidos) para servir os seus propósitos. Esta Evil Raven é destruída pelos Titans, agora liderados por Roy Harper.



Church of Blood







Brother Blood não é um só homem, mas antes uma geração de homens. A sua história começa em 1202, quando o Alto-Sacerdote do país báltico, Zandia, se recusou a enviar soldados para a Cruzada do Papa. O conflito que daí resultou trouxe o fechar de fronteiras da Zandia para o resto do Mundo e o nascimento da figura do Brother Blood. Criando a sua própria religião em torno do culto do sangue e do demónio Trigon, este Brother Blood será substituído pelo filho, não da maneira tradicional, mas por via de assassinato. Outra tradição dos Blood daqui para a frente. Surgindo no número 21 de “The New Teen Titans”, o Brother Blood moderno tentou, sob a fachada de uma religião benevolente, traçar um percurso que lhe garantiria o controlo do planeta. 






A derrota virá, contudo às mãos dos Titans. De entre os ascenderam à posição de Brother Blood, o que mais recente Sebastian foi o que mais se destacou. Este levava a adoração de Trigon a novos extremos e via na sua ressurreição a missão de uma vida. Na sua primeira aparição, Sebastian tenta desposar uma renascida Raven, mas é detido por uma nova incarnação dos Titans. Em conflitos subsequentes, Seabastian acabará por passar uma estadia no Inferno...




Escrito por Ivo Silva