Em 1994, a Capcom irá desenvolver o primeiro dos seus jogos de Crossover, com a introdução de X-Men, Children of The Atom, para a Sega Saturn. Este jogo de luta 2D tira a sua inspiração de uma das estórias dos X-Men, “Fatal Attractions”, na qual os mutantes procuram impedir que o seu grande inimigo, Magneto, lance o seu pulso eléctrico-magnético, sobre a Terra, destruindo toda a tecnologia. Á nossa escolha teremos os heróicos membros dos X-Men e, também, alguns vilões dos mesmos. De entre os mutantes de Xavier, a escolha recai sobre Iceman, Storm, Cyclops, Colossus, Psylocke e o inevitável Wolverine. Do lado dos vilões temos a extradimensional Spiral, o nipónico Silver Samurai, o terrorista Omega Red e um massivo Sentinel. O roster de 10 personagens poderá parecer pequeno, agora, todavia na época era relactivamente normal. Para além destes mencionados, temos mais duas personagens não seleccionáveis, o middle Boss, Juggernaut e o Boss final, Magneto. 


























Cada uma das personagens é dotada do seu próprio cenário, que são destrutíveis, e de animação detalhada e específica. Os golpes e finais variam e vêm aumentar o replay value de um jogo que, de outra forma, e como todos os jogos deste género, seria particularmente curto. O modo mais relevante do jogo e através do qual conseguiremos vislumbrar os já referidos finais, é o Single-Player. Completadas as 8 lutas, a Capcom “presenteou-nos” com um extra na forma de uma luta extra, se forem cumpridos determinados requisitos, com o street fighter Akuma. A nível da jogabilidade, esta responde bem aos comandos do jogador. Temos uma barra X que, ao ser preenchida, possibilita ao jogador a realização de poderosos e devastadores ataques especiais.



Disponibilizados são, também, um Superjump e o bloqueio automático dos golpes dos adversários quando não estivermos a efectuar qualquer movimento. A música tem a qualidade tradicional dos jogos da Capcom e ajuda a estabelecer o ambiente para este jogo de luta extremamente difícil. Um must have para todos os detentores da máquina 32 Bits da Sega e para fãs de X-Men por esse mundo afora. E vocês? Que acham desta pérola?

Escrito por Ivo Silva