Clint Barton é conhecido, mais nas comics do que no Universo cinematográfico, como um dos Avengers mais irreverentes. Sempre pronto para se meter ao barulho, apesar de ser “apenas” um tipo com um arco e um conjunto de flechas, Barton é respeitado pelos seus pares. Isto apesar do seu péssimo feitio que o coloca, muitas vezes, em situações complicadas, não apenas com os vilões que defronta, mas também na interacção com os seus próprios companheiros. Tomemos como exemplo as suas primeiras aventuras como herói e membros dos Avengers. Em Avengers, Hawkeye irá desafiar, diariamente, a autoridade do então líder da equipa, Captain America. Clint não percebia como é que uma relíquia, como o velho Steve, podia comandar a mais poderosa equipa de heróis da Marvel. Mais. Barton achava-se o melhor para ocupar essa posição de destaque. No entanto, esse desafio acabará com Clint estatelado no chão pelo mesmíssimo Captain que apelidara de velho e inútil. O mais engraçado é que depois desse atrito inicial, Clint tornar-se-á num dos melhores amigos de Steve e vice-versa.



Um conflito similar ocorreria na realidade alternativa da Counter-Earth, de Franklin Richards, na qual a rivalidade de Clint com Steve vai conduzi-lo para um caminho de vilania temporária, ao lado de Thor e Tigra, como fantoches de Loki. Rogers vai entregar-lhe, inclusive, o comando dos West Coast Avengers, anos mais tarde, como testemunho da capacidade de liderança de Hawkeye. Quando os Avengers caíram na alçada do governo dos EUA, o agente Gyrich foi destacado para agir como elo de ligação entre ambas as instituições. Em uma de suas primeiras medidas, Gyrich para além de definir um máximo de seis heróis na equipa, vai estipular a inclusão do negro Falcon, como forma de suprir a aparente falha de minorias nos Avengers. Perante este acto, um bastante insatisfeito Hawkeye vai desistir dos Avengers em protesto.



 Essa não seria a primeira vez que o faria, nem a última. A primeira deveu-se a uma rejeição amorosa, por parte da Scarlet Witch. Isto levá-lo-ia a procurar a ex, Black Widow, e a entrar em choque directo, e completamente escusado com o, na altura namorado, Daredevil (Daredevil Vol 1 - Nrº 99). Depois de um breve período nos Defenders (duas aventuras apenas), Barton regressará aos Avengers (salvando toda a costa da Califórnia, no seu regresso). A segunda dar-se-ia após a inclusão de John Walker, o irascível USAgent, na divisão Oeste dos Avengers, a mando do…governo dos EUA. No entanto, e ao contrário do que aconteceu com Falcon, Hawkeye entraria em confronto físico com Walker. Nem uma armadura ou as habilidades com o arco salvaram Clint de um valente espancamento. (West Coast Avengers Nº 69)

 

 Escrito por Ivo Silva