E porque não apenas de heróis vive um comic ou um filme acerca disso, aqui fica uma pequenas vista de olhos sobre alguns dos vilões presentes no filme Guardians of the Galaxy. A destacar, primeiro, o magistrado do Império Kree, o estóico Ronan, the Accuser.


Ronan, The Accuser


Ronan nasceu numa família aristocrática, no planeta de Hala, bem no centro do Império Kree. Estóico e leal, Ronan adentrou a ordem dos Accusers e depressa se destacou, tornando-se líder entre eles, após ter desempenhado um papel decisivo em uma escaramuça na fronteira com o Império rival, dos Skrulls. Como alto magistrado a sua primeira interacção com os terráqueos ocorreu nas páginas de Fantastic Four nrº 65, decorria o ano de 1967. Nesta primeira aparição, Ronan tinha ido à Terra para investigar a destruição de um dos sentinelas robóticos que os Kree ali haviam deixado. Isto levá-lo-á a um conflito com os Fantastic Four. Com o decorrer do tempo,Ronan, sempre leal às ordens e planos da Suprema Inteligência dos Kree, irá confrontar outros defensores da Terra. Na guerra Kree-Skrull, que se alastrará à Terra, Ronan debater-se-á com os Avengers e, mais tarde com um compatriota kree renegado, Captain Marvel. De destacar, ainda, a relevância de Ronan na saga “Maximum Security”, na qual os Kree tentaram transformar a Terra em um planeta prisão. Um outro aspecto de Ronan, não muito explorado, surgiria com a Aniquilação. O heróico. Ronan estará entre os defensores que irão parar a onda de destruição vinda da Negative Zone. Pelo meio, Ronan encontrará o amor, nos lábios da Inumana Crystal, e tornar-se-á, brevemente, no Imperador dos Kree.



Korvath, The Pursuer



Outro Kree que também está representado em GOG, não é um aristocrata, mas antes um homem da ciência. Korvath desenvolveu o projecto Pursuer, que essencialmente visava a criação de um supersoldado Kree. Relevada para segundo plano, a sua pesquisa foi encerrada, pelo que o descontente cientista resolveu experimentar o procedimento em si mesmo, tornando-se numa versão muito mais forte de si próprio. Criado em 1977, na revista Inhumans nrº 11, Korvath teria o seu maior momento na saga “Operation Galatical Storm” que se estenderia pelos diferentes títulos dos Avengers, em 90. Korvath faria, ainda, parte da equipa de heróis Kree conhecida como Starforce e faria parelha, durante a Aniquilação, com Ronan.



Nebula


Não se sabe muito acerca do passado da infame pirata sideral conhecida somente como Nebula, para além do facto de ter surgido em 1985, em Avengers nrº 257. Embora ela se autodenomine como neta do adorador da morte, Thanos, também é provável que seja a filha do destruidor de mundos, Zorr. De qualquer das maneiras, Nebula é uma das maiores ameaças à paz galáctica. Desde raids a planetas devastados do Império Skrull e Xandar, até à busca pelo poder cósmico definitivo, Nebula busca incessantemente o domínio do Universo. Apropriando-se da frota de Thanos, Nebula confrontaria os Avengers inúmeras vezes, ao longo dos tempos. No entanto, o regresso do seu alegado avô trará consigo graves consequências para ela. Após os eventos de “Infinity Gauntlet”, Nebula ver-se-á transformada em um cyborg, não menos letal e muito menos “humana”.


The Collector







O Collector surgiu nos anos 60, mais propriamente em 1966, em Avengers nrº28, como um mero vilão que se “divertia” a coleccionar raridades. Em mais que uma ocasião, Collector tentou “coleccionar” os maiores heróis da Terra, os Avengers, apenas para falhar uma e outra vez. Seria descoberto, todavia, que o Collector era membro de uma raça de poderosos seres cósmicos, os Elders of the Universe. Participando em diversos conflitos de natureza cósmica e não só, ainda que indirectamente, Collector tem, ainda, uma filha, a jovem Carina.As suas participações mais relevantes, mostram-nos o Elder a opor-se à ameaça de Korvac e a desencadear uma guerra com a Morte. 


Escrito por Ivo Silva