E aqui fica a conclusão deste Top de melhores jogos da Snes. Com apenas um jogo por franchise. Podem verificar os restantes jogos abaixo destes, através dos links indicados: 
http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/08/top-30-jogos-para-snes-30-20.html
http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/09/top-30-jogos-para-snes-19-11.html




10 – Starfox

















Um dos mais impressionantes jogos futuristas do seu tempo. Com uma jogabilidade suave e personagens memoráveis, Starfox leva-nos para o centro de uma luta para salvar todo um sistema solar. Starfox é um sério teste à nossa habilidade enquanto piloto. Só a astúcia nos salvará nesta fantástica aventura.





9 – Eartbound
















Uma palavra para descrever este invulgar Rpg…Surreal. O original da NES já tinha abalado fundações ao optar por se passar em um mundo muito parecido com o nosso. Este continua essa trend, com gráficos melhorados, música fenomenal e um sentido de humor único.





8 – Mana Trilogy















Quebro um pouco as regras que, eu mesmo, estipulei para este tópico, no entanto, neste caso, é necessário. Todos os três jogos da série são magníficos. O que numa consola repleta de Rpg’s é dizer muito. Situados em mundo fantásticos e originais que fazem o jogador embarcar em épicas demandas. Secret of Mana é, particularmente, interessante, como podem ver no vídeo que se segue.





7 – Super Castlevania 4

















O número quatro desta série de jogos da Konami, que se estrearam na NES, é um remake da primeira aventura. E que remake ele é. Tudo nele é mais polido, fazendo desta uma das melhores experiências a se ter na SNES. Jogar na pele de Simon nunca foi mais satisfatório.





6 – Final Fantasy 6
















Tecnologia avançada em um mundo dominado por uma implacável ditadura e despojado de magia, são as premissas daquele que é considerado, por muitos, como o melhor Final Fantasy de sempre. Ajuda ter uma grande protagonista, em Terra, e um antagonista fabuloso, em Kefka.





5 – Super Mario World



















Após Super Mario Bros 3 era difícil fazer melhor, no entanto, a Nintendo consegui-o. Em World voltamos a ter um mapa enorme, cheio de áreas e segredos a desvendar. A Mário e Luigi junta-se o comilão Yoshi, em ilhas repletas de koopas, gombas e… dinossauros.





4 – Chrono Trigger



















Em um plot não muito comum para a época, surgiu um Rpg que nos levava a tempos diferentes. Tanto íamos a uma passado pré-histórico, como enfrentávamos demónios na era medieval ou robots assassinos em um futuro apocalíptico. Uma incrível aventura com os desenhos do criador do famoso Dragon Ball.





3 – The Legend of Zelda: Link to the past



















Link, o herói lendário, viaja por entre mundos para salvar Hyrule de um, mais que provável, regresso de Ganon. Puzzles bem elaborados, jogabilidade excepcional, com música e gráficos a acompanhar. Este é um dos maiores jogos de aventura não apenas desta geração, das 16 Bits, mas de todas as que lhe seguiram daí em adiante.





2 – Super Metroid



















Depois de se livrar dos nefastos Metroid’s eis que a caçadora Samus se depara com um “novo” e perigoso inimigo. Nunca antes a sensação de isolamento foi tão bem conseguida. Nunca antes os inimigos foram tão perigosos. Nunca antes Samus foi tão magnífica. Esta é outra pérola da SNES, também disponível na Virtual Console da Wii e Wii U.





1 – Donkey Kong Country



















Quando a Nintendo deu Donkey Kong à Rare, ninguém estava à espera de nada em especial. Contudo, o estúdio consegui pegar em uma IP sem grande relevância e dar-lhe uma volta de 360 graus, construindo aquele que considero ser o melhor jogo, de sempre, da SNES. Tudo neste jogo foi devidamente programado. É um título sem falhas que nunca recebeu um 100%, mas deveria, pois merece. Ora vejam.



Escrito por Ivo Silva