As recentes mudanças em Thor trouxeram consigo um misto de controvérsia e alguma indignação pela parte de alguns dos seus leitores. A ideia de tornar Thor indigno do martelo que é seu por direito e substituí-lo por uma mulher têm “acendido inúmeras fogueiras” por essa net afora. Mas será esta atitude algo de novo? T
alvez até o seja na continuidade normal, mas não o é no Multiverso da Marvel. 
Vejamos, agora, alguns exemplos de mulheres dignas de erguer o poderoso Mjolnir e serem chamadas de Deusas do Trovão.






X-Men em Asgard

Vejamos o caso da mutante manipuladora de climas, Ororo Munroe, vulgo Storm. A, então, líder dos X-Men, liderou a equipa até à cidade dourada de Asgard, com o objectivo de resgatar os New Mutants. Em uma aventura que se iniciaria em X-Men Anual nrº 9 e terminaria em New Mutants Special Edition nrº 1, a Storm seria concedido, por Loki, em mais um dos seus extravagantes planos para derrotar Thor, o martelo místico, Stormbringer. Ainda que não fosse o Mjolnir, também este possuía total controlo sobre os elementos e tornava a mutante em uma verdadeira deusa. Storm, eventualmente, abdicaria deste incremento de poder, no entanto, em uma estória imaginária relatada no número 12 de What If?, é-nos mostrado um lugar onde Storm não só manteve o martelo, como se tornaria na verdadeira Deusa do Trovão e governante de Asgard.

























Ladra de almas

Nos dias de hoje, Rogue é conhecida como uma das mais valorosas integrantes, não apenas dos X-Men, mas também dos Avengers. Todavia, nem sempre assim foi. Houve uma altura em que Rogue integrava a Brotherhood of Evil Mutants e era uma dedicada vilã. Em What If? nrº 66, Rogue, após atacar Carol Danvers, a Miss Marvel, absorve o poder e essência do Deus do Trovão, efectivamente, matando Thor. Para além da divindade de Thor, Rogue é capaz de erguer o mítico martelo e, após, um dramático encontro com Odin, acaba por se tornar a “substituta” do Deus falecido.























Mortal divina

É do conhecimento geral dos fãs da Marvel que o médico aleijado, Donald Blake, foi uma maneira de Odin tentar ensinar a Thor humildade. Eventualmente, Blake encontraria Mjolnir e ao erguê-lo libertaria Thor para o mundo, novamente. No entanto, o que aconteceria se tivesse sido a enfermeira Jane Foster a encontrar o poderoso martelo? O resultado pode ser visto em What If? nrº 10. Foster tornar-se-ia em Thordis, a Deusa do Trovão e, eventualmente, juntar-se-ia aos Avengers.




Crossover fantástico

Nos anos 90, Marvel e DC resolveram juntar-se para um dos maiores crossovers de que há memória nas comics. Heróis e vilões de ambos os lados encontrar-se-iam pela primeira vez (ou quase) no mesmo plano de existência. Em um desses encontros podemos assistir a Diana Prince, Wonder Woman, erguer Mjolnir e adquirir o poder de Thor. Diana abdicaria do martelo, por não considerar justo usá-lo na batalha com a mutante Storm.



Escrito por Ivo Silva