Batman, protector da cidade sombria de Gotham, é conhecido pela sua inteligência e capacidade de impingir temor psicológico e danos físicos extensivos em seus inimigos. Todavia, Bruce Wayne, que não pára em nada na sua incessante guerra contra a criminalidade, tem uma regra que se recusa a abolir. 
A de usar armas de fogo. O motivo? Foi através de uma dessas “pistolas” que a vida dos seus pais lhes foi retirada. É essa a razão, nas comics pelo menos, por detrás dessa sua aversão. Todavia, em 75 anos de continuidade, por mais que uma vez, Batman usou as ditas “armas do covarde” para parar um mal maior. 
Dou-vos alguns exemplos de tais situações:



A Golden Age
Criado por Bob Kane e Bill Finger, corria o distante ano de 1939, Batman iria estrear-se no número 27 de Detective Comics. Sombrio e até um pouco tenebroso, Batman distanciava-se dos seus compatriotas mascarados pelo simples facto de ser humano. Sem poderes, o morcego contava, somente, com a sua habilidade com os punhos e com…as armas. Antes de ser colocado em acção o código que vinha restringir toda a violência dos comics Golden Age, Batman matava, sem apelo nem agravo, toda a escumalha criminosa. Na verdade, o cavaleiro das trevas ostentava uma arma de fogo como parte integrante do seu arsenal.



















Infinite Crisis e Alexander Luthor
Durante mais uma revolucionária saga, que marcaria o regresso do Multiverso à DC, Batman vai sentir-se tentado a fazer uso de uma pistola. Tendo visto o sacrifício de Conner Kent, o jovem Superboy, para parar a fusão de Mundos e deparado com a possibilidade do seu protegido, Nightwing, ter morrido, Batman vai, finalmente, perder as estribeiras. Atacando o responsável por toda esta carnificina e chaos, Bruce estava, realmente, disposto a colocar um fim na vida do último sobrevivente da Terra 3, Alexander Luthor. Todavia, vai ser dissuadido de o fazer pela Wonder Woman.



















Final Crisis e Darkseid

Se Alexander escapou à bala, o mesmo não pode ser dito acerca de Darkseid. O maléfico Deus estava com a vitória praticamente segura, quando Batman se interpôs no seu caminho. Determinado, Bruce disparou a arma com a única bala capaz de o ferir. E assim, Darkseid caiu mas não sem antes levar consigo o próprio cavaleiro das trevas.


Escrito por Ivo Silva