Para quem ainda não teve a oportunidade de ver o mais recente filme do vingador nas salas de cinema, provavelmente, não deveria ler este texto, visto conter “alguns” spoilers pelo meio. O resto, estejam à vontade e leiam. 
Em Winter Soldier foi-nos mostrado um Steve Rogers pouco confortável com as acções, cada vez mais belicosas e controladoras, da Shield. 
Rogers não se dá, nada bem, com a perspectiva, cada vez mais crescente, de certas liberdades serem retiradas das mãos das pessoas. 
Por isso, e porque a Hydra se infiltrou bem no interior da Shield, Captain America vai à luta contra o próprio Estado. 
Não é a primeira vez que o vemos desiludido com o rumo que a sociedade está a levar ou que se coloca contra os seus supostos superiores.



O Império Secreto e Nomad

No número 180 da sua própria revista, encontramos um Steve cuja fé no governo americano foi, totalmente, colocada em causa. Enquanto Captain America, Rogers descobre que uma organização subversiva, o Secret Empire (uma facção dissidente da Hydra), infiltrou-se nas mais altas patentes do Estado. Pior que isso, o líder deles ocupa o cargo mais alto de todos. A presidência. Tentando explorar o clima de desconfiança provocado pelo escândalo de Watergate, esta estória de 1974 chega mesmo a indicar que a identidade do vilão corresponde à de Nixon.



A mesma conclui com o inimigo a cometer suicídio bem na frente de Rogers. Horrorizado com tudo isto, Steve abdica da sua identidade como Captain America, para adoptar a de Nomad, o homem sem pátria. Um breve confronto com o amigo Barton (Hawkeye, mas neste caso, disfarçado como Golden Archer) faz Steve ver que conseguirá mais permanecendo como Captain America, desde que não siga cegamente o governo, mas antes os ideais de liberdade e paz. Rogers abandona a identidade de Nomad no número 184 de Captain America.



 Forçado a abdicar

Já há muito tempo que o governo vinha a pressionar Steve para que este se tornasse agente perante deles. Supostamente, teria algo a ver com um contrato assinado entre Rogers e o presidente Roosevelt algures na década 40. A insistência da comissão destacada para o caso era tal que lançaram um ultimato a Steve. Ou este era um agente americano ou teria de abdicar de ser Captain America, visto a identidade ser pertença do governo dos EUA. Em uma trama que se iniciaria no número 323 de Captain America e só se encerraria no 350, Rogers abdicou da sua identidade heróica como forma de preservar a sua liberdade e independência. O governo destacaria o jovem John Walker, conhecido como Super Patriot (e que até já havia vencido Steve numa batalha mano a mano), para ocupar o papel. Com um novo Bucky (Lemar), este Captain America vai enfrentar diversas ameaças, como Professor Power, Scourge of the Underworld ou os Watchdogs.





No entanto, a pressão do trabalho estava a alcançá-lo. As suas demonstrações públicas de violência gratuita manchavam o legado do Captain America e foram um dos motivos para Steve voltar à activa. Apenas como Captain e envergando uma versão negra do seu uniforme, Rogers, com um escudo elaborado por T’challa (Black Panther) e com uma pequena equipa de heróis, vai continuar a lutar pelos seus ideais. Esta luta vai conduzi-lo à descoberta de que o Red Skull era quem estava por detrás de todos estes acontecimentos. Após uma intensa batalha em Washingthon, na qual derrota Walker, a Rogers será restituído o uniforme e a identidade como Captain America. Agora e para sempre um agente livre.




Civil War

Não foi a primeira vez que Stark e Rogers entraram em conflito, mas terá sido a mais violenta e significativa. Civil War foi uma das sagas que maior impacto teve no universo Marvel. Apoiando-se na ideia do Patriot Act, esta estória parte da simples premissa de que o governo quer o registo de todos os heróis, após um incidente, com os New Warriors, que conduz à morte de inúmeros civis inocentes. Stark apoia a ideia, pois julga que os heróis apenas irão evoluir se tiverem uma frente conjunta.




 Perante a iminente perda de direitos e liberdades, Steve vai agir. Fugindo do Hellcarrier da Shield, o agora inimigo do Estado, Captain America vai reunir um grupo de “Secret Avengers” para continuar a lutar. Inúmeras batalhas depois, contra muitos dos que considerava amigos, Rogers vai abdicar da vitória, ao ver que estava a perder o mais importante. A discussão. Com isto, Steve Rogers é, pela primeira vez, preso. A sua Guerra Civil tinha chegado ao fim.




Escrito por Ivo Silva