Este mercenário francês apareceu, pela primeira vez, em Tales of Suspense nrº 75, em 1966. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, a grande dupla da Marvel, Batroc iniciou-se como um dos muitos soldados da Legião Francesa. Aprendendo lá a arte do Savate (combate corpo a corpo feito maioritariamente com os pés), Georges Batroc tornar-se-á mercenário, trabalhando para a IMA. (grupo de cientistas com o objectivo megalomaníaco de conquistar o Mundo) Em um dos seus trabalhos para esta organização, Batroc cruza-se com Steve Rogers.




Apesar de dotado, o francês é vencido pelo Capitão, vezes e vezes, sem conta. Com um sentido de honra sem igual, Batroc não cruza certos limtes que seriam facilmente ultrapassáveis para outros vilões. Isso, e o facto de nunca atacar um inimigo indefeso, colocou-o, por inúmeras vezes a lutar do lado do Capitão. Para realizar as missões que lhe são atribuídas, Batroc recorre a uma Brigada. A Batroc's Brigade é constituída, geralmente, por rufias comuns. Em certas ocasiões, outros adeptos de artes marciais também se juntaram à Brigada. (Zaran e Machete, por exemplo) Batroc fez a sua estreia no cinema, este ano, no filme Winter Soldier, com o lutador de UFC, Georges St-Pierre, a representá-lo. O vilão tem uma filha, nas comics, que herdou dele as suas fabulosas capacidades de luta. Marie Batroc surgiu no número 6 de Agent X, de 2003. (o único número no qual ela apareceu)




Leituras essenciais:

Captain America 251 a 252 (1981) - "The Mercenary and The Madman"
O mercenário francês alia-se ao instável Mister Hyde, para chantagear a cidade de Nova Iorque. Como seria de esperar, Rogers intervêm. Todavia, Hyde esconde um terrível segredo que Batroc e Steve desconhecem.




Captain America 357 a 362 (1989) - "Hunt for the Bloodstone"
Batroc e a sua Brigada são contratados pelo Baron Zemo para resgatar as partes de uma jóia mística. O objectivo de Helmut Zemo era o de ressuscitar o seu pai, Heinrinch Zemo. Pelo caminho, Batroc deve enfrentar Captain America e a sua parceira Diamondback, que pretende impedir que isto se concretize.




















Escrito por Ivo Silva