Os Grandes Momentos Marvel, deste mês, traz aos seus leitores algumas das melhores e mais caricatas estórias natalícias, passadas em um universo polvilhado de heróis em collants. Espero que apreciem esta pequena selecção imbuída de espírito natalício.



She-Hulk e o Pai Natal

Durante o período em que John Byrne escreveu e desenhou as suas estórias, a prima do Incrível Hulk viveu algumas das suas mais mirabolantes e estranhas aventuras. Partindo da premissa de que sabendo quem fez o bem e quem fez o mal, Byrne vai presentear-nos, nas páginas do número 8 de Sensational She-Hulk, com uma versão detectivesca de São Nicolau. Com o nome de Nick St. Christopher, o Pai Natal vai ajudar Jennifer Walters a apanhar um serial killer.




Santa Hydra

A Hydra funciona, no universo ficcional da Marvel, como a contraparte terrorista da Shield. Como tal, a Hydra possui um vastíssimo arsenal de armas de destruição massiva. Uma delas, ironicamente, é um robot gigantesco do Pai Natal, com o verde a substituir o vermelho. (verde é a cor da Hydra) Surgindo nas páginas da mini-série de Fing Fang Foom, este “Pai Natal mau” vai semear o caos e anarquia por Nova Iorque, em plena véspera de Natal.




Santrom

Continuando na temática das versões robóticas do Pai Natal, nas páginas do Marvel Holiday Special, de 2005, os New Avengers vão ter que se haver com um Ultron 6 modificado para agir como São Nicolau. Alterado numa cave, por uma jovem para quem o Natal era tudo, o “Santron” deveria levar alegria e bem-estar a todas as crianças, no entanto, a programação assassina de Ultron vem ao de cima, e ele ataca os Avengers.




Oh Santa, Santa

Certa vez, o nosso amigo aracnídeo, Spider-Man, vai ver-se no olho da rua, em plena véspera de Natal. Juntamente com a esposa, Mary Jane, Peter vivia em um dos condomínios mais luxuosos da Grande Maçã, contudo, os atrasos no pagamento da renda vai levar a que o aranhiço seja despejado. O que vale, e a essência da estória em si, é que os amigos e família vão estar lá para os acolher e ajudar.



Vésperas de Natal na Mansão X

O Natal é sempre animado para os mutantes do Professor Xavier, nas páginas de Uncanny X-men ou de X-Factor, já vimos a forma “violenta” como este dia lhes chega. Kitty Pryde teve que sobreviver a um encontro com um membro da raça dos N’Garai, em uma luta que arrasou com parte da Mansão. Jean e Scott enfrentaram um enxame de sentinelas que lhes veio interromper um, até então, tranquilo banquete de Natal. Cannonball defrontou e venceu, em Times Square, um infinitamente mais poderoso Gladiator, dos Shiars. Por último, tanto Iceman, como Archangel, tiveram as suas lutas com o homicida Sabretooth, em uma Nova Iorque repleta pela neve.





Escrito por Ivo Silva