As Aventuras Fantásticas, dos autores Steve Jackson e Ian Livingstone, são livros onde o leitor não se limita a ler, mas antes, é um interveniente activo no desenrolar da estória. Usando um par de dados, o leitor é quem decide quando a aventura irá chegar ao fim, e a bom porto. Tocando múltiplas temáticas, destaco três livros que exploram temas clássicos de horror nas suas páginas. Primeiro, temos a Maldição do Vampiro. Neste livro, devemos salvar uma jovem aldeã, raptada pelo infame Conde Heydrich. O Conde é um vampiro, pelo que cabe a nós, penetrar no seu tenebroso castelo e proceder ao já referido resgate. Este género de jogos assenta em pontos de perícia, que determinam a nossa capacidade ofensiva, pontos de força, que consistem na vida que temos disponível e pontos de sorte, que nos darão jeito para evitarmos certas armadilhas aleatoriamente colocadas. Em Maldição temos os pontos de fé. Estes são úteis na batalha contra os vampiros. Se forem reduzidos a zero, tornarmo-nos serventes destas criaturas. Em segundo, temos Os Cavaleiros da Trevas. Neste livro, viajamos até à pacata vila de Karnstein, depois da Guerra dos 4 Reinos, e deparámo-nos com uma invasão de mortos-vivos. Fantasmas, esqueletos e Zombies erguem-se de suas tombas, para ceifarem a vida dos vivos. Mais uma vez, cabe-nos a nós impedirmos isto e descobrir o que está por detrás deste levantar dos falecidos. A terceira aventura coloca-nos na pele de um auxiliar de arqueologia. O objectivo é encontrar um túmulo no Deserto dos Crânios. A tarefa não parece difícil. O problema é que temos o Rei Múmia, Akharis, pronto para nos impedir. A Maldição da Múmia é um livro mais virado para a acção e cuja estória tem lugar em um tempo mais contemporâneo. De qualquer das maneiras, qualquer um destes livros é uma boa leitura, e todos eles podem ser encontrados, baratos, em sites como a Amazon ou o Ebay.

 

 Escrito por Ivo Silva