Depois de um longo período de espera, eis que chega a segunda parte do aguardado Top de jogos da SNES. Para quem quiser consultar a primeira parte, faça favor de aceder ao link que vou indicar http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/08/top-30-jogos-para-snes-30-20.html . Espero que gostem. Boa leitura.



19 – Super Mario RPG



















Quando se soube da notícia de que a Square, criadora da série Final Fantasy, ficaria encarregada de criar o primeiro Rpg baseado nas aventuras da mascote da Nintendo no mundo dos cogumelos, muitos foram os que olharam de soslaio. Como seria possível incorporar Mário em um tipo de jogo tão diferente do seu? O resultado final veio dissipar todas estas dúvidas e trouxe para a SNES um dos seus maiores Rpgs, assim como abriu a porta para os futuros Paper Mario e Superstar Saga.





18 – Axelay
















Já destaquei um artigo inteiro acerca deste magnífico e muitas vezes ignorado shooter da konami. Se quiserem conferir sigam o link indicado: http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/perolas-esquecidas-pelo-tempo-axelay.html . Decerto verão a razão para este jogo se encontrar neste top.






17 – Killer Instinct















Combo Breaker tornou-se em uma expressão bastante recorrente entre os gamers da geração dos anos 90 e foi popularizada por este jogo de luta extraordinário. Como um gameplay excelente, acção e violência non stop que rivalizava com outras séries de luta da altura. Killer Instinct foi, a par com a reinterpretação de Donkey Kong, um dos títulos que ajudou a cimentar a posição da Rare como grande criadora de jogos da altura.





16 – F-Zero














Assim como aconteceu com Axelay, também F-Zero teve um conjunto de artigos dedicados a si, pelo que o melhor mesmo é darem uma vista de olhos nos links:  http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/05/retrospectiva-f-zero-parte-1.html?view=classic;
http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/05/retrospectiva-f-zero-parte-2.html?view=classic:
http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/05/retrospectiva-f-zero-parte-3.html?view=classic;
http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/05/retrospectiva-f-zero-parte-4.html;
Ainda assim, devemos referir que esta é, sem sombra de dúvida, a melhor opção para a SNES quando falamos somente em termos de jogos de corridas.





15 – TMNT : Turtles in Time















O que acontece quando juntamos o desenho animado mais popular da altura com um dos géneros mais prolíferos da época? A resposta a isso é Turtles in Time. Considerado por muitos não apenas como o melhor jogo baseado na licença das Tartarugas Ninja, mas também como o mais sólido Beat ‘em Up de sempre.





14 – Act Raiser





















Este título, um pouco desconhecido da maioria do público, junta dois géneros distintos. Por um lado temos a aventura, com toques de plataformas, ao bom e velho estilo de clássicos como o Castlevania ou Ninja Gaiden. Por outro temos a vertente de God game, na qual devemos atender, ou não, às preces dos nossos devotos e fazer evoluir a civilização. O melhor é que ambos os modos podem ser jogados separadamente. Act Raiser é um dos poucos jogos que irá agradar a dois tipos de gamers distintos.





13 – Super Street Fighter 2
















Sem sombra de dúvida o melhor jogo de luta 2D de todos os tempos. Super refina tudo aquilo que Street Fighter 2 tinha de menos bom e traz, ainda, novas opções de jogo, assim como quatro novas e carismáticas personagens. Um grande título, sem dúvida. Para mais sobre Street Fighter confira o seguinte link: http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/07/retrospectiva-street-fighter-parte-1.html . Não se vão arrepender.





12 – Megaman X













O Blue bomber foi um dos alicerces do sucesso estrondoso da NES a nível mundial. Com a chegada das máquinas 16 bits era necessário fazer um upgrade à personagem. X foi esse upgrade. Com a jogabilidade praticamente intacta, X trouxe-nos um Megaman mais moderno e adequado para uma nova geração de gamers.





11 – Super Ghouls and Ghosts


A Capcom foi uma das companhias que melhores jogos nos deram na década de 90. Um deles foi Super Ghouls and Ghosts. Este era um jogo impiedoso, como o seu antecessor na NES. Nem os ocasionais slowdowns vieram tirar mérito ao título. Este é um daqueles jogos que nos dá uma sensação de termos alcançado algo com base no nosso próprio mérito. Para mais de Super Ghouls and Ghosts confira este artigo que escrevi para o Blog Meus Jogos DS. http://meusjogosds.blogspot.pt/2013/06/super-ghouls-n-ghosts.html




Escrito por Ivo Silva