Bem vindos à segunda parte desta pequena retro acerca do mutante canadiano conhecido como Wolverine. Depois de termos abordado, na primeira, as suas origens como personagem e o seu percurso na década de 70, vamos, agora, expandir-nos para os anos 80, que foram essenciais para definir a personalidade do mutante mais popular de sempre. Para rever a primeira parte veja o link indicado conheca-melhor-wolverine-parte-1 Se quiser dar uma vista de olhos na galeria de vilões de Logan siga para top-10-viloes-de-wolverine Se caso contrário, já viu isto tudo, continue a ler.






A morte de Jean, a viagem ao futuro e o casamento

A entrada nos anos 80 foi extremamente importante para a definição da personalidade de Wolverine. Quando um dos membros fundadores dos X-Men, Jean Grey, aparentemente, sucumbiu ao seu lado negro e se uniu ao Hellfire Club, Wolverine foi um dos mutantes que tentou recuperá-la. Jean, que nesta altura dava pelo nome de Phoenix, estava sobre o controlo mental de Mastermind, que procurava torná-la na Rainha Negra do clube e, com ela, obter a vantagem necessária para destronar o seu rival, Sebastian Shaw. Wolverine, com o seu estilo directo, vai atacar o bispo dos Hellfire, apenas para ver a sua massa corporal triplicar (fruto do poder de controlo de gravidade do vilão) e ser impulsionado diversos pisos abaixo das instalações do dito clube. Com os restantes X-Men capturados e com Jean sob controlo, a vitória dos Hellfire parecia assegurada, no entanto, os vilões não contavam com a resiliência de Logan. Indo parar ao sistema de esgotos da cidade, Wolverine vai voltar a entrar no clube, onde abre caminho de forma frenética e selvagem, pelos capangas dos Hellfire.











 É esta característica selvagem e indomável de Logan que vai servir de mote para a fuga dos restantes membros dos X-Men. Todavia, e mesmo tendo libertado Jean de Mastermind, o mal havia penetrado no interior da jovem e esta vai reverter para a personalidade destrutiva da Dark Phoenix. Depois de destruir o sistema solar de D’Bari e aniquilar um cruzador espacial Shiar, a Majestrix Lilandra (Imperatriz dos Shiar) vai enviar a Guarda Imperial, liderada pelo invencível Gladiator, para a matar. Ainda assim, e apesar de acharem Jean uma ameaça para todo o cosmo, os Shiar, através de Lilandra vão lhe dar uma hipótese de salvação. Para permanecer viva Jean e os X-Men devem vencer a Guarda em um julgamento por combate, na respirável área azul da Lua terrestre. Wolverine e muitos dos seus companheiros vão ser vencidos e Jean, perdendo novamente o controle, vai causar a sua própria morte. A sua morte vai ter grandes consequências para a vida dos X-Men, particularmente, para Wolverine e Ciclope, visto que ambos a amavam intensamente.





Apenas duas edições mais tarde, em Uncanny X-Men 141, é-nos apresentada a primeira versão alternativa de Logan, existente em um futuro apocalíptico dominado pelos Sentinels, e onde os X-Men, e os restantes mutantes vivos, residem em campos de internamento, privados dos seus poderes. Logan, o único X-Men em liberdade, vai arranjar uma fuga em massa do campo de Nova Iorque, e junto com os seus colegas, Colossus, Storm, Magneto, Franklin Richards, Rachel Summers e Shadowcat, vai atacar o centro nevrálgico do comando Sentinela. Todavia, o ataque era apenas uma diversão para permitir ao espírito de Shadowcat viajar atrás no tempo e evitar todo este futuro caótico. Tirando ela e Rachel, todos os restantes vão ser exterminados pelos Sentinels, inclusive Wolverine. Esta Saga, conhecida como “Days of Future Past” começou porque a Brotherhood of Evil Mutants, liderada por Mystique, assassinou o candidato a senador, Kelly. A futura Shadowcat entrou em contacto com os X-Men do presente e muniu-os da info necessária para evitar isso mesmo.

















 Em 1982, a popularidade do homem duro dos X-Men extravasava os limites da revista da equipa, Uncanny, pelo que a Marvel, ouvindo os seus leitores, decidiu dar ao canadiano, a sua primeira tentativa a solo. Passada no Japão, esta mini chamada simplesmente de “Wolverine”, explora as raízes do canadiano ao território nipónico, aprofunda mais a relação de Logan e Mariko e coloca-o em conflito com o pai desta, o samurai Shingen. A luta final entre os dois é, particularmente, impressionante e ajudou, ainda mais, a cimentar a popularidade de Logan. É claro que ser escrito por Claremont e desenhado por Frank Miller também foram úteis para isso.




 Foi, também, por volta desta altura que Wolverine surgiria, pela primeira vez, no pequeno ecrã. Em três episódios de “Spider-Man and his Amazing Friends”, de 1981/1983, Wolverine, como parte dos X-Men, apareceria para ajudar a enfrentar o Juggernaut, Video-Man e Cyborg.



 Um ano mais tarde, no número 173 de Uncanny X-Men, Logan esteve bem próximo de dar o nó com Mariko Yashida. O casamento, ao estilo japonês, todavia, falhou. Devido às ligações do Clã Yashida com os Yakuza e a Hand, que vinham do tempo do falecido Shingen, a nova líder da família, Mariko, tentou distanciar-se dessa vida de crime e restaurar a honra dos seus ancestrais. Contudo, não queria colocar Logan na rota do perigo, por isso, recusa o seu pedido de casamento. Com isto, vemos algo que tinha sido raro até então. A queda de uma lágrima do olho do feroz mutante canadiano. Endurecendo o seu coração, Wolverine que em 1984, ganhou, como já foi referida na primeira parte desta retro, uma filha adoptiva, Amiko, dedicou-se a 100% aos X-Men.












 Pelo caminho, Logan evitou a transformação em uma criatura da Brood e salvou os seus restantes companheiros desse mesmo destino. Enfrentou o mutante Warpath, irmão do antigo x-man Thunderbird, que acusava os X-Men de terem sido responsáveis pela morte do seu mano. Salvou Kitty Pryde dos Morlocks e enfrentou, sob os túneis de Nova Iorque, o seu némesis Sabretooth. Este conflito não foi o primeiro, mas seria importante por estar inserido na primeira das duas grandes sagas dos X-Men, desta altura. Sob a liderança do regenerado Magneto, que era headmaster do Instituto Xavier, após a partida do Professor X para o espaço, os X-Men, em “Mutant Massacre”, colocariam a sua integridade física à prova, para proteger a comunidade mutante dos Morlocks, que estava sob ataque dos Marauders, de Mister Sinister. Grande parte dos Morlocks vai padecer e X-Men, como Nighcrawler, Colossus, Shadowcat ou Angel vão ficar feridos com alguma gravidade.




 Logo de seguida, e quase sem dar tempo de recuperação, Wolverine, que na ausência temporária de Storm, liderava os X-Men, conduziu a equipa para Dallas, em busca do mutante Forge. O que vão encontrar vai ser o arauto do caos, The Adversary. Com o seu factor de cura a ser levado ao limite, Logan e os seus restantes companheiros vão sacrificar-se para aprisionar o vilão. No entanto, a “Fall of the Mutants” não vai terminar com a morte destes mutantes, Logan e os outros vão ser ressuscitados pela deusa Roma e dados uma nova oportunidade na vida. Storm, já de regresso à liderança, vai conduzir Wolverine e os outros para os confins da Austrália, deixando o mundo pensar que os X-Men estavam mortos, de facto.





Em 1987, Wolvie iria encontrar, a solo, pela primeiríssima vez, o outro astro da Marvel, Spider-Man. Em um divertido One-shot, o mutante e o aranhiço iriam a Berlim à procura de um antigo associado de Logan. As diferenças de personalidade e valores de ambos os heróis era enorme, mas em vez de servir para os distanciar, era como que um complemento para ambos. Claremont e John Buscema levariam, no ano seguinte, o canadiano naquela que seria a sua verdadeira estreia a solo. Em 1988, Wolverine ganha o seu próprio título, com o mesmo nome que o seu. Distanciando-se do mundo dos X-Men, “Wolverine” contava as aventuras de Logan na ilha-nação asiática de Madripoor. Neste território com muita pouca lei e bastante selvajaria, Logan, dando pelo nome de Patch e ostentando um tapa olho, vai-se aliar à chefe do crime organizado de lá, Tigre, como forma de manter a relativa paz da ilha. Vai ser nas páginas da sua revista que o passado de Wolverine vai ser um pouco mais explorado.




Novas revelações vêm ao de cima, como a origem da sua rivalidade com Sabretooth e a morte do seu primeiro amor, a índia, Silver Fox. Em 1989, e depois de ter conhecido a sua primeira incursão em um jogo de vídeo, pelas mãos da LJN (no jogo “Uncanny X-Men” para a NES), Wolvie surge, com sotaque australiano, no episódio piloto de “Pryde of the X-Men”. Esta primeira tentativa em uma série de animação dos X-Men não vai ser bem sucedida e levaria algum tempo a se fazer nova tentativa.






Escrito por Ivo Silva